Revisão de férias: tudo que você precisa saber antes de viajar
Tem gente que sonha com uma promoção no trabalho, outros em começar a estudar e há quem queira sua casa própria. Mas existe um sonho que todos compartilham ano após ano: as tão merecidas férias.
Não importa onde é o destino, o que se deseja é simplesmente deixar a rotina para trás e desfrutar de uma água de coco na praia na companhia dos familiares e amigos, ou ainda, quem sabe, conhecer alguns dos lugares paradisíacos que o Brasil tem a oferecer.
Você se programa, abastece o carro e parte rumo a felicidade, certo? Mas para suas férias não acabarem antes mesmo de começarem, você precisa fazer uma série de checagens preventivas no seu carro antes de sair para viajar e assim diminuir as chances de ficar parado na estrada esperando socorro.
Pensando nisso, preparamos este post com tudo que você precisa saber sobre revisão de férias. Em que consiste essa revisão? Quais itens do seu carro precisam ser conferidos para colocar o “pé na estrada”? Tudo isso e muito mais você confere agora. Portanto, siga conosco e boa viagem!
Veja também:
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> Carro fervendo? Entenda o que fazer em 6 passos!
> É possível testar o amortecedor sem a ajuda de um mecânico?
O que é uma revisão de férias?
Nos períodos de férias, é muito comum encontrarmos carros parados no acostamento com o capô aberto, o pneu furado e o motorista ao telefone, chamando o socorro ante o olhar desolado dos passageiros.
Para não sermos os próximos a perdermos um tempo precioso das férias parados na estrada, é preciso fazer a checagem, ou melhor, a manutenção preventiva dos sistemas do carro, antes de pegar a estrada. A esse procedimento damos o nome de revisão de férias.
Tal revisão deve ser feita em todos os carros e motos, não importa o ano de fabricação, pois, dependendo das condições de uso, da pavimentação e do local, algumas peças podem sofrer desgaste prematuro em relação a outras.
Se sua cidade, por exemplo, tem muitos buracos no asfalto, os pneus e amortecedores podem estar completamente desajustados. Por outro lado, se você mora na praia, a maresia pode ter comprometido alguns elementos de fixação. O modo de dirigir também é fator determinante na durabilidade dos componentes, especialmente do sistema de transmissão.
Portanto, para cada caso, é fundamental levar o seu carro em uma oficina especializada de sua cidade e pedir para fazer uma revisão de férias. O mecânico provavelmente já conhece as principais avarias encontradas nos carros locais e dará maior atenção para esses detalhes.
Fora da oficina, você pode avaliar alguns sistemas e subsistemas do automóvel, como pneus, luzes do painel, fluidos e outros, para ter uma viagem segura e tranquila. No decorrer deste texto, você encontrará o que fazer nesses e em outros componentes.
Como fazer a revisão de férias?
Para começar é preciso de tempo, pois dificilmente você vai encontrar uma oficina mecânica disponível de uma hora para outra. Portanto, reserve no mínimo uma semana para fazer a revisão de férias.
Naturalmente, você não quer gastar horrores com substituições desnecessárias de peças. Por isso, é muito importante que você gerencie as peças trocadas cada vez que for à oficina. Se, por exemplo, você trocou o filtro de ar recentemente e ele está dentro do prazo de manutenção preventiva, não faz sentido você substitui-lo novamente.
Sempre é bom ir em mais de uma oficina, a fim de encontrar aquele estabelecimento que tenha mais disponibilidade, que preste o melhor serviço e que tenha peças de qualidade sempre a sua disposição.
Todo mundo tem uma oficina preferida, com funcionários de confiança e um bom serviço, capaz de resolver os problemas do proprietário. É natural que se dê preferência a esse estabelecimento. Mas caso ele não tenha disponibilidade para atendê-lo, procure por uma oficina que ofereça um nível de serviço tão bom quanto. Indicações de amigos e colegas são bem-vindas. De toda forma, alguns pontos são importantes de serem observados. Vamos a eles:
- orçamentos claros e detalhados;
- padrões satisfatórios de limpeza e organização;
- garantia de até 90 dias;
Uma vez que você escolheu uma oficina e ela está disponível para receber seu veículo, é hora de conversar com o mecânico. Na maior parte dos casos, esse profissional já segue um roteiro padrão de checagens. Dessa forma, é preciso informá-lo sobre os eventuais problemas que estejam ocorrendo.
Pode ser uma luz que pisca de vez em quando no painel, um barulho estranho que aparece sob determinadas condições ou qualquer outra coisa. O importante é informar para o profissional esses desvios de normalidade, de forma que ele acrescente isso em sua checagem.
Avise-o também sobre as peças que precisam ser trocadas devido à manutenção preventiva e informe sobre os componentes recentemente substituídos. Se as condições de uso do carro forem muito severas, vale a pena avisá-lo, pois a vida útil das peças se reduz.
É o caso, por exemplo, de quem anda muito em estrada de terra; o filtro de ar deverá ser substituído com mais frequência do que quem anda somente no asfalto. Já quem roda em estradas muito arenosas exige mais de alguns componentes da suspensão e dos eixos. Logo, eles precisam de maior atenção. Se o carro frequentemente está na praia, outros subsistemas precisam ser checados, e assim por diante.
Por que a revisão de férias é importante?
Como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. De fato, checar previamente o que precisa de troca ou manutenção é mais barato e mais seguro. Nada substitui a sensação de tranquilidade que experimentamos quando vamos pegar a estrada e sabemos que tudo está em ordem com o carro.
Segurança
Existem alguns sistemas no carro, como o freio e a suspensão, que são conferidos na revisão de férias. Como se sabe, é fundamental que esses conjuntos estejam em perfeitas condições de funcionamento para fazer uma viagem segura e sem imprevistos.
O freio é importante para parar o carro e diminuir, gradual ou bruscamente, a velocidade do veículo — afinal, dirigir em estradas implica em estar preparado para toda sorte de imprevistos. Um sistema de freios confiável envolve condições perfeitas de funcionamento de seus subsistemas. Por exemplo, se o nível de fluido de freio estiver demasiadamente baixo, a força aplicada nos pedais não será suficiente para fazer o carro parar no tempo correto.
Da mesma forma, o conjunto de suspensão deve trabalhar de maneira a equilibrar o carro, mantendo as 4 rodas no chão. Se falhar por falta de manutenção, o passeio poderá se tornar um pesadelo.
Outros sistemas também são responsáveis pela segurança do carro. Portanto, fazer a manutenção preventiva antes da viagem de férias vai proporcionar maior segurança em todo o trajeto.
Tranquilidade e conforto
Imagine você viajando tranquilo num dia de calor. Ao fechar os vidros, você liga o ar-condicionado e nada; ele não funciona. Ou ainda, nesse mesmo passeio você percebe certos solavancos e os amortecedores chegando ao fim de curso, mesmo passando por irregularidades pouco severas.
O fato é: quem faz a revisão de férias confere todos esses sistemas antes de pegar estrada e, por esse motivo, sua tranquilidade e o conforto do seu carro não são afetados.
Imagine, por exemplo, se os limpadores de para-brisa estiverem ressecados e você tiver que parar devido a uma chuva leve. Ou se o sistema de vedação do carro não estiver 100% e começar a entrar água no automóvel. Só por esses exemplos já dá para ter uma noção do quão importante é a revisão para uma viagem sossegada, em que todos os detalhes estejam em ordem.
Conservação
Muito provavelmente você pensa em trocar de carro nos próximos anos. Pois imagine a sua dificuldade em passar seu carro para frente se a manutenção dele não for seguida à risca.
E nem adianta tentar “maquiar” o problema. Isso só torna o negócio impraticável e, na melhor das hipóteses, você terá que vendê-lo por um preço abaixo do praticado pelo mercado. Portanto, fazendo todas as revisões, inclusive a de férias, você pode negociar melhor as condições de venda ou de troca. Mesmo pensando apenas em curto prazo, a revisão de férias é vantajosa, pois não existe valor maior que a sua segurança, de sua família, e do trânsito ao redor.
Em muitos casos, esse tipo de revisão não envolve procedimentos complexos. Em alguns sistemas, há a necessidade de trocar apenas uma peça ou realizar serviços simples. Aqui, o custo-benefício é um fator importante, pois a não realização da manutenção preventiva — mediante valores relativamente baixos — pode implicar em outras peças e sistemas danificados, gerando a necessidade de mais intervenções e gastos bem maiores.
É o caso do alinhamento e do balanceamento. Além de afetar diretamente a dirigibilidade do carro, se ele não for feito periodicamente haverá desgaste prematuro de componentes essenciais, como os pneus e a suspensão.
Quais as peças que precisam ser verificadas antes de viajar?
Um carro pode ter até 30.000 peças, dependendo do modelo e do tipo de fabricação. Então surge a pergunta: quais delas precisam ser verificadas? Bom, não existe uma resposta fácil, mas se tirarmos os elementos de fixação e outros que não temos o hábito de conferir, como assoalho e acessórios internos, ainda no restam umas 15.000 peças.
Ok, impraticável verificar tudo isso, certo? Certíssimo. Em vez de checar item por item, vamos utilizar uma ferramenta da engenharia de qualidade, chamada lei de Pareto, muito útil para diversas situações. Basicamente a lei de Pareto diz que “80% das consequências advêm de 20% das causas”.
Em outras palavras: a maioria dos problemas que encontramos em um carro vem de uma minoria de sistemas. Então, para facilitar a sua vida na hora de fazer a revisão, separamos os principais “vilões” que merecem a sua atenção antes de sair de férias. Checando-os você elimina a maioria dos contratempos que podem surgir na viagem.
Sistema de arrefecimento
Para começar, o sistema de arrefecimento é aquele responsável por “retirar calor” do motor. Devido à combustão e ao atrito dos componentes no interior do motor, há uma geração constante de calor que precisa ser eliminada do carro, e o responsável por essa função é esse sistema.
Boa parte dos problemas no sistema de arrefecimento ocorrem por falta de aditivo no líquido. É fundamental trocar o líquido do sistema de arrefecimento dentro do período recomendado pela montadora do veículo – a cada dois anos em média – e utilizar a proporção correta entre água e aditivo.
O líquido de arrefecimento confere proteção anti-corrosiva às peças metálicas que entram em contato com a água, prolongando a vida útil de itens como sensores térmicos, válvulas termostáticas e sensores de temperatura.
Todas essas peças têm prazo de validade e devem ser inspecionadas. Para saber essas informações, consulte o manual do proprietário ou procure por um mecânico de confiança, pois cada carro tem suas peculiaridades e tais componentes devem ser conferidos periodicamente.
O sistema de arrefecimento é responsável pela maioria dos casos de carros encostados no acostamento com o capô aberto. Quando ouvimos dizer que o motor “ferveu” ou, com mais gravidade, “fundiu”. Portanto, verifique o nível de água no reservatório, faça as devidas manutenções e vigie o indicador de temperatura no painel durante toda a viagem.
Freios
Para entender sua importância e porque eles merecem sua atenção na hora de fazer a revisão de férias, vamos primeiro entender seu funcionamento. A maioria dos freios trabalham com o mesmo princípio, indiferentemente se há o auxílio de um sistema eletrônico, como o ABS.
O que acontece é que a força aplicada no pedal é transmitida ao servo freio através de uma alavanca ou acionador eletrônico, por sua vez, o servo amplifica e entrega a força ao cilindro mestre. Se o freio for a tambor, o fluido hidráulico será enviado ao cilindro de roda, que acionará um par de pistões conectados às sapatas de freio que serão forçadas contra a parede interna do tambor. Se o freio for a disco, o fluído será enviado aos pistões, que forçarão as pastilhas contra os discos de freio, gerando muito atrito para reduzir a velocidade.
Sabendo disso, é possível ter noção da importância da manutenção preventiva nesse sistema. Qualquer falha aqui pode provocar um acidente. Assim, antes de viajar, certifique-se de que o nível de óleo de freio está normal e verifique também a situação das mangueiras. Se estiverem ressecadas ou com vazamentos, considere substituí-las.
Quanto às pastilhas de freio, você só terá noção da situação na hora em que as retirar. Se as condições da estrada por onde trafega forem severas, use o bom senso e as substitua antes do período de revisão programada.
Pneus
Se você é daqueles que pensa que o pneu serve apenas para dar aderência entre o carro e o solo, reconsidere. É verdade que essa é a principal função desse componente e o carro faz curvas melhores quando eles estão em perfeitas condições.
No entanto, os pneus também fazem parte do sistema de amortecimento do carro. Quando os engenheiros fizeram a suspensão do carro, mais rígida (esportiva) ou absorvendo mais impactos (veículos de passeio), eles consideraram em seus cálculos a influência dos pneus.
Portanto, antes de pegar a estrada, algumas medidas devem ser tomadas em relação aos pneus, de modo que se garanta uma viagem mais segura. São elas:
- faça uma avaliação dos pneus e veja se eles têm condições de serem utilizados. Procure por marcas irregulares em toda a banda de rodagem e procure também pelos TWI, que são indicadores de desgaste. Quando são pressionados contra o meio-fio, alguns pneus costumam desenvolver “bolhas” na lateral. Se esse for o caso, eles também devem ser substituídos.
- Procure pelo manual do seu carro e consulte a pressão correta dos pneus. Em alguns modelos, os valores estão indicados na coluna da porta. Já em outros, os números ficam na tampa do reservatório de combustível. A calibragem precisa previne desgastes prematuros e desperdício de combustível.
Os pneus devem estar frios para a realização desse procedimento. Assim, não deixe para fazer isso quando já estiver na estrada. O ar tem a propriedade de se dilatar com o aumento da temperatura. Assim, ao se calibrar com os pneus quentes — ar expandido — eles tendem a perder pressão assim que o ar esfriar.
Suspensão
Itens de segurança
Triângulo, macaco hidráulico e chave de roda nunca devem sair do seu porta-malas, mas não custa verificar os seus estados. Alguns modelos de triângulo, se mal armazenados podem quebrar facilmente e não o ajudarão na hora do aperto.
Quando fica muito tempo guardado, o macaco pode ficar duro e emperrado, em função do ressecamento da graxa. Sendo assim, vale a pena dar uma conferida. Já a chave de roda que vêm de fábrica normalmente têm o braço de apoio muito curto, dificultando o desaperto dos parafusos na hora de trocar uma roda.
A melhor solução é optar por uma chave com braço mais longo, ou procurar um extensor para facilitar o serviço. Aproveitando que está com o porta-malas aberto, confira se o estepe está em condição de uso e se precisa ser calibrado.
Sistema elétrico
O sistema elétrico do carro também precisa ser verificado. Nele se incluem a bateria, os cabos condutores, o sistema de iluminação e o alternador.
A bateria é a peça mais comum de ser trocada. Ela tem sua durabilidade média variando de 2 a 3 anos, sendo ela quem fornece energia para todos os sistemas elétricos do carro, como iluminação, sinalização, motor de arranque e outros. Para não correr o risco de ter uma pane elétrica enquanto viaja, confira quando foi a última vez que essa peça foi trocada.
Quem fornece a energia para a bateria é o alternador, que basicamente é um gerador de corrente contínua, de cerca de 14 volts. Se a bateria é nova e você está com problemas elétricos, esse componente pode ser o responsável.
Também é importante verificar a iluminação do carro antes de pegar a estrada. Veja se as luzes das placas, as luzes de ré, de freio e os demais sinais luminosos estão funcionando. As lanternas dianteiras são difíceis de apresentar problemas, porém, se estiverem desalinhadas podem dar uma grande dor de cabeça.
O ideal é que a luz da esquerda ilumine a pista, enquanto a da direita ilumine as placas. Se notar que elas estão fracas, com pouca iluminação, vale a pena levar o carro num eletricista automotivo para dar uma checada. Aproveite e peça para limpar os espelhos internos da lanterna.
Quer saber mais? Veja só este vídeo que preparamos para você em nosso canal do YouTube:
Conclusão
Para poder desfrutar de férias tranquilas, sem “pepinos” no carro e sem ter que parar no caminho por conta de uma falha mecânica, a receita é bem simples: manutenção preventiva para tudo.
A revisão de férias é importante para você se divertir com a consciência leve e tranquila, pois ela gera segurança e aumenta a vida útil do carro e de seus componentes, a partir da conservação e da integridade dos sistemas e subsistemas.
Portanto, fazer a checagem de cada item pode ser a diferença entre muita diversão nas férias ou ficar parado no acostamento à espera de socorro. Sendo assim, procure por uma oficina de confiança com antecedência, munido das anotações das últimas revisões. Depois disso, é só relaxar e boas férias!
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Não conhecia a marca, conheci através do PodCast, fiquei bem surpreso com a quantidade de informação valiosa que tem aqui, para leigos como eu!
Obrigado!
Olá, Evandro!
Que legal que se juntou a nós nessa jornada de conhecimento sobre o mundo da manutenção automotiva.
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Vou recomendar para os conhecidos.
Parabéns pelo conteúdo
Muito legal essa matéria. Quando era mais jovem e usava carros mais rodados eu ainda fazia revisões mais constantes… depois fui perdendo o hábito e deixando tudo na mão da concessionária… mas acho que tem algumas coisas que é melhor conferir a gente mesmo. Obrigado pelas dicas!
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Que legal, Denise!
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