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Criado no fim do século XIX e presente nos veículos desde a década de 1950, o freio a disco foi uma grande evolução dos automóveis e permitiu frenagens mais seguras e confiáveis. As pastilhas de freio são componentes essenciais desse sistema e, por esse motivo, é preciso ficar atento aos sinais de desgaste.
Ao longo deste texto, você vai conhecer alguns tipos de pastilhas e seus materiais, entenderá como elas funcionam, quando é preciso e como fazer a troca, além de ver que cuidados devem ser tomados para evitar o seu desgaste prematuro. Continue com a gente!
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Qual é a função e como funcionam as pastilhas de freio?
As pastilhas de freio têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. Para isso, elas trabalham em conjunto com o disco de freio — que pode ser de material metálico ou até mesmo de carbono, além de outros materiais. Você se lembra dos freios de bicicleta? As pastilhas funcionam de forma semelhante à das sapatas de freio. Na bicicleta, quando você puxa a alavanca de freio, as sapatas são forçadas contra a roda por meio de um sistema de cabos e a velocidade é reduzida até que ela pare totalmente. No veículo acontece algo bem parecido: quando o pedal de freio é pressionado, um sistema hidráulico empurra as pastilhas contra o disco, reduzindo a velocidade do automóvel. Elas trabalham, geralmente, em pares e cada roda tem um dispositivo de frenagem. A grande maioria dos veículos usa o sistema de freio a disco na dianteira e a tambor na traseira, no qual as pastilhas são substituídas por lonas. A forma e o tamanho dessas pastilhas variam muito, dependendo, principalmente, do tipo de automóvel na qual elas serão instaladas. Normalmente, veículos mais pesados — como picapes e SUVs — necessitam de pastilhas maiores, que tenham uma área de contato maior para conseguirem frear com mais eficiência. Contudo, não é apenas o tamanho e o formato que afetam o desempenho das pastilhas de freio.Quais são os modelos mais comuns e suas características?
É provável que você já tenha comprado pastilhas de freio para o seu carro e nunca tenha percebido que existem vários tipos, com diferentes compostos. Cada modelo de pastilha apresenta algumas vantagens e desvantagens e é indicado para diferentes situações e bolsos. A principal diferença em relação aos tipos de compostos usados se dá pela durabilidade das pastilhas, que, em alguns modelos, é bem maior. Outro fator é a dissipação do calor gerado durante as frenagens, que influencia diretamente na eficiência do sistema de freio. Vamos conhecer alguns modelos de pastilhas de freio e suas principais características? Então continue com a sua leitura!Pastilha orgânica
Esse é o modelo mais barato encontrado no mercado. Há algum tempo, as pastilhas orgânicas eram feitas com amianto. Contudo, verificou-se que esse material era tóxico e ele foi proibido em diversos países. No Brasil, em 2017, após muitos anos de discussão e divergências entre os estados, foi proibida a fabricação e venda de produtos à base de amianto. Porém, antes mesmo da proibição, diversos fabricantes pararam de usar o amianto na fabricação de suas pastilhas de freio. Um problema gerado pela retirada desse material foi um pouco de perda em resistência e dureza, aumentando o seu grau de desgaste. Por esse motivo, elas não são recomendadas para veículos mais pesados. Além do menor preço, as pastilhas de freio orgânicas também são muito boas em relação a ruídos, sendo muito mais silenciosas que os outros modelos disponíveis no mercado. Se você possui um veículo mais leve elas são uma boa opção.Pastilha metálica
Essas pastilhas têm um desempenho superior quando comparadas ao modelo orgânico. Além disso, elas sofrem menos com desgastes, o que resulta em uma durabilidade bem maior. Elas são compostas por materiais bem mais rígidos — como latão, ferro ou alumínio. O problema desse tipo de pastilha está no seu custo, que é maior se comparado com as pastilhas orgânicas. Porém, se você precisa de mais desempenho e maior confiabilidade no sistema de frenagem, elas são mais recomendadas.Pastilha semimetálica
As pastilhas semimetálicas são uma tentativa de reduzir o custo das versões metálicas, sem perder o bom desempenho que esse modelo apresenta. Elas são fabricadas com ligas de diversos materiais, como ferro, cobre, grafite e aço. Devido a sua boa dissipação de calor, elas sofrem pouco desgaste e são muito resistentes. O problema é que as pastilhas semimetálicas tendem a desgastar mais os discos de freio, especialmente pela presença de limalha de aço em sua composição. Por esse motivo, é preciso ficar atento ao desgaste desse componente quando fizer a troca das pastilhas.Pastilha cerâmica
Essas são as pastilhas mais eficientes disponíveis no mercado. Elas são compostas de fibras cerâmicas, agentes de ligação e enchimentos não ferrosos. Elas são muito silenciosas e limpas, gerando menos pó conforme ocorre o desgaste. Além disso, são muito resistentes, sendo recomendadas, principalmente, em situações em que o freio será exigido constantemente. Esse tipo de pastilha de freio é muito eficiente porque, devido a excelente dissipação de calor da cerâmica, ela não sofre perda de capacidade de frenagem quando a temperatura é elevada. Outro ponto importante é que, por não ter materiais metálicos em sua composição, ela desgasta menos os discos de freio do veículo. Um ponto fraco é o seu custo, que é muito mais elevado quando comparado ao dos demais modelos apresentados. Outro fator que poucos levam em consideração é a adequação dos discos de freio a essas pastilhas. Para usar os modelos cerâmicos é preciso que os discos sejam compatíveis — e, em muitos casos, eles não são baratos. Por esses motivos, as pastilhas de freio cerâmicas são mais usadas em veículos esportivos, em que o desempenho vem acima de tudo, inclusive do preço. [rock-convert-cta id="4011"]Qual é a importância de manter as pastilhas de freio sempre em ordem?
A principal razão para você sempre manter as pastilhas de freio funcionando corretamente está ligada a sua segurança ao dirigir. Elas são componentes que sofrem bastante com desgastes e, como são essenciais para o sistema de freio do veículo, caso venham a falhar, podem causar sérios acidentes e colocar a sua vida em risco. Outra questão importante diz respeito aos custos de manutenção. O custo da troca das pastilhas de freio não costuma ser muito elevado. Porém, ao ignorar a manutenção necessária, outros componentes mais caros — como os discos de freio — serão prejudicados e, dependendo do grau de desgaste, precisarão ser substituídos. Um serviço simples e barato pode virar uma dor de cabeça e trazer despesas inesperadas se você não prestar atenção ao desgaste das pastilhas de freio. Para que isso não aconteça, que tal conhecer alguns sinais que indicam possíveis falhas? Continue a leitura!Que sinais indicam desgaste nas pastilhas?
Saber interpretar os sinais de desgaste que o seu carro apresenta é muito importante para mantê-lo sempre em ordem, especialmente quando o assunto é sistema de freio e seus componentes. Como você viu no tópico anterior, ignorar esses sinais pode trazer prejuízo financeiro e causar acidentes. Os sinais de desgaste nas pastilhas de freio são relativamente fáceis de serem detectados, mas, ao perceber qualquer um deles, não tente fazer reparos sozinho. Procure um especialista o quanto antes.Ruídos agudos
É preciso deixar bem claro que ruídos no sistema de freio nem sempre indicam problemas. Primeiramente, você tem que observar quando eles começaram e ficar atento também a outros sinais que indicam desgaste nas pastilhas de freio. Ao trocar as pastilhas, é comum que elas façam barulho por um tempo, ou seja, isso não quer dizer que exista um problema. Lembra-se quando falamos sobre os diversos compostos das pastilhas de freio? Alguns modelos costumam apresentar ruídos logo após a instalação, mas, após algum tempo de uso, eles vão desaparecendo e se tornam imperceptíveis. Porém, se não foi feita nenhuma manutenção recente nos freios do veículo e ele começar a fazer barulhos durante a frenagem — especialmente aquele ruído bem agudo de metais quando pressionados um contra o outro —, pode ser que exista desgaste no sistema de freio. Um dos componentes responsáveis por esse comportamento são as pastilhas de freio. Quando muito desgastadas, elas começam a gerar um ruído bem irritante, causado pelo atrito do disco de freio com o metal presente no suporte das pastilhas. Mas você deve verificar se elas realmente são as responsáveis pelos ruídos antes de sair trocando as peças. Outros problemas causam sinais semelhantes, tais como:- superfície irregular do disco de freio;
- flutuação da pastilha na pinça de freio;
- deficiência de contato entre as pastilhas e o disco.
Perda de eficiência de frenagem
Sabe aqueles problemas que começam bem pequenos e vão aumentando até que saiam do controle? Esse é um deles. Conforme o freio do veículo é usado, é normal que se perca desempenho, afinal, as peças sofrem desgaste. Quando essa perda for muito grande, não deixe, em hipótese alguma, de verificar todo o sistema de freio. Quando desgastadas, as pastilhas de freio perdem eficiência e você consegue perceber isso facilmente. Ignorar esse sinal vai resultar em danos a outras peças do veículo; porém, assim como no caso dos ruídos, não saia trocando peças sem identificar corretamente o problema. Além das pastilhas de freio, a perda de eficiência de frenagem pode ser causada por:- fluido com nível baixo ou muito velho;
- vazamentos;
- entupimentos de tubulações.