6 Minutos para ler
A interpretação de diagramas elétricos e eletrônicos é um grande desafio para a maioria dos mecânicos. Esses materiais — que são produzidos pelas próprias montadoras ou empresas especializadas — costumam ser bastante específicos nas orientações sobre certos defeitos, além de usarem uma linguagem visual própria e sem muita padronização.
Neste post, vamos ajudá-lo a entender a estrutura básica dos diagramas. Siga em frente!
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O que são os diagramas elétricos e eletrônicos
São representações gráficas das conexões entre os componentes elétricos e eletrônicos de um veículo. Com a evolução da tecnologia, cada vez mais os automóveis utilizam esses tipos de componentes para oferecer praticidade, conforto e segurança aos motoristas. Como você bem sabe, hoje, praticamente todas as partes de um carro — desde a suspensão, passando pelos freios, a transmissão, até chegar ao motor — contam com módulos, sensores, cabos, conectores e muitas outras peças que ajudam os conjuntos mecânicos a funcionarem corretamente. É por isso que saber fazer a leitura correta dos diagramas é tão importante para um mecânico: eles servem como uma espécie de mapa, guiando o profissional na direção do pleno entendimento de como funcionam os principais sistemas de um veículo moderno. Aprender a ler essas indicações corretamente facilita a localização dos defeitos, reduzindo o tempo necessário para se realizar os reparos. O resultado é uma maior produtividade, a satisfação dos clientes e, é claro, mais reconhecimento para seu trabalho.Como interpretar as informações
Para quem não trabalha com elétrica e eletrônica, a interpretação dos diagramas costuma ser um tanto trabalhosa. Para complicar ainda mais, essas representações são bastante diversas entre si. Cada marca costuma adotar um padrão visual próprio, com desenhos e orientações que muitas vezes são bem diferentes dos outros concorrentes. Entre os principais problemas enfrentados pelos mecânicos na hora de usar esses documentos, destacam-se:- a falta de padronização entre os diagramas;
- o idioma em que os diagramas estão escritos;
- a dificuldade de acesso aos diagramas originais.
Encontre o módulo central
A identificação do módulo é a primeira coisa a ser feita na leitura e interpretação dos diagramas. Ele costuma ser identificado com um retângulo cinza no centro da página que explica o sistema em questão, seja a injeção, o ABS, o airbag ou qualquer outra parte.Identifique os pinos do módulo
Identificado o módulo, é hora de encontrar os pinos. Formado por letras e números — por exemplo, C11 — os pinos indicam o conector (no nosso exemplo, C) e o endereço do pino (no exemplo, 11).Veja quais são as cores dos fios
As cores costumam ser identificadas por siglas. Confira as principais:- AM — amarelo;
- AZ — azul;
- BG — bege;
- BR — branco;
- CZ — cinza;
- LR — laranja;
- PT — preto;
- VD — verde;
- VM — vermelho.