trabalho de um mecânico
Carreira Para o mecânico

7 dicas para aprimorar o trabalho de um mecânico

COMPARTILHE:

O trabalho de um mecânico é um aprendizado que nunca termina. Todos os dias surgem veículos com tecnologias inéditas, os governos mudam as leis e os fabricantes de equipamentos aparecem com alguma novidade para facilitar a vida na oficina. Quem consegue acompanhar o ritmo dessas mudanças trabalha muito melhor, destaca-se frente aos concorrentes e torna-se uma referência.

Ao longo deste post, indicamos caminhos para você se manter atualizado. O melhor é que muitas informações estão disponíveis na internet e são gratuitas. Não perca essas oportunidades para se tornar um profissional ainda melhor. Vamos conferir algumas delas?

Veja também:

> Quer manter-se atualizado? Veja 4 razões para fazer um curso de mecânica automotiva

> As especializações para quem deseja trabalhar com mecânica de automóveis

> Mulheres na oficina: como tratar as clientes e colegas de trabalho

Inscreva-se gratuitamente nas videoaulas da Nakata.

Por que é tão importante estar atualizado?

Nestes tempos de alta tecnologia e conectividade, o mundo avança muito rápido. Pense nos carros que você consertava na década passada, no modelo de celular que você tinha e quais eram as principais exigências dos clientes. Tudo mudou, não é mesmo? Esse é o maior motivo para você nunca ficar acomodado na profissão.

Ao conhecer bem o mercado automotivo, além de dominar as novidades dos veículos e as facilidades que surgem para melhorar o seu trabalho, você consegue identificar quais são as áreas que estão precisando de mecânicos qualificados. Quem enxerga primeiro essas oportunidades pode se preparar e surpreender a concorrência.

Também é preciso cuidar de outras questões além da parte técnica. Assim como os carros, as pessoas mudam e o atendimento precisa evoluir sempre. É muito importante desenvolver a capacidade de comunicação e tratar todos com gentileza. Não basta fazer um trabalho perfeito, o contato é que faz toda a diferença na conquista de um cliente.

Quais são os caminhos para se informar?

Percebeu como é importante se manter atualizado e conhecer bem o mercado automotivo? Mas, se você vive numa grande correria e não sobra tempo para quase nada, como é possível ficar por dentro de tudo o que acontece? Preparamos algumas dicas que vão tornar essa tarefa bem mais fácil, interessante e, quase sempre, de graça!

1. Blogs

Uma ótima opção para aprender sem sair de casa é acompanhar blogs especializados em carros, oficinas e tecnologias automotivas. Existem várias opções e muitos profissionais passam dicas valiosas. Mas fique atento com as notícias falsas, boatos e procedimentos errados. Sempre que tiver uma dúvida, confirme a informação em outro lugar.

Atualmente, muitas empresas líderes no mercado de reposição também estão apostando nos blogs. Nessas páginas, os conteúdos são produzidos por equipes experientes e seguem as normas das montadoras. Você aprende a fazer diagnósticos ainda mais precisos, instalar as peças mais complicadas e fica por dentro das últimas novidades do mercado.

2. Canais do YouTube

Se você prefere aprender com conteúdos em vídeo, existem diversos canais no YouTube que são excelentes. Ensinam a reparar corretamente vários modelos de veículos, apresentam novas ferramentas, passam dicas de comunicação e gestão da oficina, entre muitos outros temas. Mas, a exemplo dos blogs, siga apenas as fontes confiáveis.

No Canal da Nakata, por exemplo, é possível encontrar dezenas de vídeos com informações sobre o diagnóstico de problemas nos sistemas de suspensão, direção, freios, transmissão e motor. Os técnicos também ensinam como trocar as peças corretamente e profissionais de marketing passam conselhos importantes para ampliar o seu sucesso.

3. Fóruns

Também temos os fóruns de discussão, que são outras ferramentas ótimas para compartilhar experiências, tirar dúvidas e aprender com os erros de outras pessoas. A  única recomendação é ter muito cuidado com pessoas desinformadas ou mal intencionadas, que acabam espalhando boatos de propósito.

No segmento de oficinas, o fórum do jornal Oficina Brasil é uma grande referência. Além de reunir milhares de mecânicos, muitos participantes são grandes especialistas em determinados sistemas automotivos e passam dicas valiosas para quem acompanha a página. Sempre que puder, vale a pena entrar e participar das discussões do grupo.

4. Imprensa Especializada

Para aprimorar seu trabalho, outro passo fundamental é acompanhar as publicações do setor automotivo. Lendo as principais revistas e jornais, você sempre estará informado sobre os novos lançamentos de veículos, peças, equipamentos e ferramentas. Também ficará por dentro das tecnologias que chegarão em breve e os investimentos das indústrias.

Além da imprensa tradicional sobre carros, como a Quatro Rodas e a Autoesporte, o nosso setor conta com muitas publicações especializadas, como os jornais Oficina Brasil, Correio Mecânico, Brasil Peças, Reposição, Novo Varejo e Balcão Automotivo. Ainda há as opções de revistas, como O Mecânico, Reparação Automotiva, Oficina News, Oficina Brasil e Mercado Automotivo.

5. Cursos

Os cursos sempre são uma ótima alternativa para se atualizar e reforçar o currículo. Existem tantas opções que você encontrará uma adequada ao seu orçamento e tempo disponível. Hoje, com as facilidades da internet, é possível estudar em casa e até de graça. Além dos conteúdos especializados, considere os treinamentos em gestão e o inglês técnico.

Quando falamos em cursos na área automotiva, o SENAI é a nossa grande referência. Além das formações técnicas de longa duração, voltadas para quem pretende iniciar na carreira, existem muitas outras opções na linha leve, pesada e duas rodas. Procure a escola mais próxima e confira o que é oferecido na sua cidade e região.

6. Indústrias e Distribuidores

Vários fabricantes de veículos estão criando canais exclusivos para o atendimento dos mecânicos. Em suas páginas na internet você encontra informações valiosas para reparar até os modelos mais sofisticados. A maioria das montadoras anuncia essas novidades nas publicações especializadas. Fique atento aos anúncios!

Nas fábricas e distribuidores de autopeças, a parceria com as oficinas sempre foi valorizada. Procure manter um contato direto com os promotores e assistentes técnicos. Você poderá participar de cursos, seminários e palestras. Esses treinamentos costumam ser gratuitos, contam com certificados e são muito valorizados no setor.

7. Feiras e Eventos

Por último, fique atento às feiras de autopeças e eventos para mecânicos. Não existe nada melhor do que conferir todas as novidades e ainda trocar ideias com centenas de pessoas num único dia. Hoje, existem vários encontros nacionais e regionais, muitos com caravanas organizadas pelos distribuidores. Não deixe de participar!

Como você acabou de ver, aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho não é uma missão impossível, ainda mais com tanta tecnologia à sua disposição. Por isso, não esqueça: estar sempre atualizado vai colocá-lo na frente da concorrência e garantir a máxima satisfação dos seus clientes.

Gostou das nossas dicas sobre como aprimorar o trabalho de um mecânico? Então aproveite para seguir nosso Instagram! Lá tem muitas dicas para o seu dia a dia na oficina.

COMPARTILHE: