curso de mecânica automotiva
Carreira Para o mecânico

Quer manter-se atualizado? Veja 4 razões para fazer um curso de mecânica automotiva

COMPARTILHE:

O mercado de trabalho está bem complicado, e quem está empregado, mais do que nunca, precisa se destacar para conseguir oportunidades melhores. A especialização é uma grande saída, e um bom curso de mecânica automotiva pode ser a diferença entre um profissional valorizado e alguém desempregado.

Ao longo deste texto você vai ver 4 motivos para começar um curso de mecânica automotiva agora mesmo e conhecer alguns de seus conteúdos. Continue com a gente!

1. Mantenha-se atualizado

Desde a criação do primeiro automóvel, muita coisa mudou. Os veículos deixaram de ser carroças motorizadas e hoje são basicamente computadores com rodas. Dessa forma, o mecânico precisa estar em constante processo de aprendizagem para não ficar para trás e perder clientes.

Muitos dos carros já vêm equipados com freios ABS, EBD, controle de tração, freio de emergência automatizado e detector de ponto cego, entre outras tecnologias. Mais do que um trocador de peças, um bom mecânico se assemelha ao médico. Sua tarefa é verificar os sintomas, fazer o diagnóstico e então começar o tratamento.

Assim como um médico, se o profissional mecânico não for devidamente qualificado, pode cometer algum erro e colocar a vida de outras pessoas em risco. Por isso a necessidade de constantes estudos.

Embora ainda não seja algo muito comum no Brasil, já é possível encontrar híbridos e elétricos nas ruas. Quem vai fazer a manutenção deles? No Salão do Automóvel 2018, vários desses modelos estão presentes. Além disso, espera-se que a venda de híbridos e elétricos aumente com novos incentivos fiscais.

Por que não se preparar e sair na frente aprendendo sobre a manutenção desses automóveis? Só depende de você e a oportunidade de crescimento está aí!

2. Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional

Se você não tem interesse em trabalhar com veículos elétricos ou automáticos, mas, sim, outros nichos, existem muitos cursos de mecânica automotiva que exploram as mais diversas áreas. Outro ponto bem interessante é que, seja qual for a sua opção, além de lhe ajudar profissionalmente, ela será proveitosa para a sua vida profissional.

Você acaba conhecendo novas ferramentas que podem ser usadas no seu dia a dia. Aprende também a desenvolver projetos — o que é útil em qualquer área —, conhece formas mais eficientes de obter diagnósticos e fundamentos mecânicos mais modernos e, além de tudo, desenvolve a comunicação.

Comunicar-se bem é essencial para qualquer profissional. Para um mecânico, que lida diretamente com muitas pessoas todos os dias, é muito importante saber ouvir e se fazer ser ouvido. Lembre-se de que você é uma autoridade no assunto e tem de mostrar isso, de forma que o dono do veículo e seus superiores percebam sua capacidade técnica.

3. Aproveite as opções de cursos com cargas horárias e finalidades específicas

O trabalho de mecânico costuma ser puxado e tempo é algo que nem sempre sobra. Porém, é possível se tornar um profissional ainda melhor por meio de estudos curtos — até mesmo em casa.

Que tal conhecer alguns cursos e instituições de ensino, quais especializações são mais procuradas e como se manter atualizado? Continue com a leitura e aprenda também quais são os mais adequados para você crescer profissionalmente e se tornar o herói da oficina!

Formação

Os cursos de formação são também conhecidos como técnicos ou profissionalizantes. Eles são mais voltados para jovens sem experiência que querem aprender uma profissão e entrar no mercado de trabalho. Eles são muito importantes pelo fato de garantirem uma certificação, o que é exigido em muitos locais.

As instituições mais conhecidas são o SENAI — que é uma referência e forma excelentes profissionais —, o Centro Paula Souza — instituição estadual totalmente gratuita e de ótima qualidade — e o CEDAD, muito recomendado para quem já tem conhecimento na área, mas quer requalificar-se e ter uma certificação.

Uma vantagem do CEDAC é que você já se forma em 7 meses, estudando 4 horas por semana, dividido em dois dias. No SENAI e no Centro Paula Souza, as aulas são de segunda a sexta-feira e a carga horária é maior — entre 4 e 5 horas ao dia. Contudo, o conteúdo é muito mais explorado.

Especialização

Se você já é um profissional da área e quer se aperfeiçoar em algum setor específico, o SENAI também oferece cursos mais rápidos, que não deixam de lado a qualidade. Os conteúdos são sempre atualizados com base nas necessidades das indústrias.

A Nakata, especialista e referência na fabricação de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, também está preocupada com o futuro dos profissionais. Por isso, criou o seu programa de Ensino à Distância (EAD). Trata-se de uma ferramenta de capacitação online que disponibiliza conteúdos de aprendizagem muito dinâmicos e criativos.

O primeiro curso disponibilizado na plataforma é sobre amortecedores. O mais legal de tudo isso é que ele é totalmente gratuito. São pequenas aulas de 7 minutos em média e um quiz ao final de cada uma. Concluindo todos, você recebe um certificado digital de uma das mais importantes fabricantes de autopeças do país.

O material é desenvolvido pensando no mecânico que quer sanar algumas dúvidas e até mesmo para os estudantes que estão começando no mundo automotivo. Ao longo desse curso você vai aprender, entre outras coisas:

  • o que é e para que serve um amortecedor;
  • que tipos existem;
  • quais as características de cada um;
  • correlação com outros componentes da suspensão.

Atualização

Os cursos de atualização também formam outra categoria. Eles costumam ser bem rápidos — concluídos em até uma semana em alguns casos — e são voltados para quem já é especialista em alguma área, mas se formou há algum tempo e precisa conhecer as novas tecnologias do setor.

Um programa bem legal que tem justamente esse objetivo é o “Rota do Reparador”. Desde fevereiro de 2018, os SENAIs de diversas cidades disponibilizam palestras totalmente gratuitas com a intenção de levar informação aos profissionais mecânicos, sejam eles autônomos ou não. Ao final, também é emitido um certificado.

4. Aprenda sem sair de casa

Estudar em casa também é uma ótima opção, principalmente se você tem problemas com horário devido ao trabalho. Existem muitas opções de cursos online, com cargas horárias de aproximadamente 40 horas. Um ponto positivo é que você aprende a hora que quiser, e o melhor, também há certificação na maioria dos casos.

Outra ferramenta muito poderosa para aprendizagem é o YouTube. São vários vídeos tutoriais que ensinam muita coisa e de graça. Fique atento sobre quem fornece o conteúdo, uma vez que nem todos são especialistas. Procure por materiais de empresas como a Nakata, Oficina Brasil e outras referências no setor automotivo.

Como você viu, um bom curso de mecânica automotiva é muito importante para quem pretende se destacar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente. Além disso, muito do que se aprende pode ser usado fora do ambiente profissional. Lembre-se de que você é o especialista da oficina e conhecimento nunca é demais.

Gostou das informações? Então, compartilhe agora mesmo este material em suas redes sociais!

COMPARTILHE: