Manutenção de caminhão: como se tornar um especialista?
Com a frota de veículos que o Brasil tem, a profissão de mecânico não vai se extinguir rapidamente. Assim, é um mercado de trabalho seguro para quem investe em se capacitar a fim de realizar seu trabalho com excelência. E aqueles que se especializam na manutenção de caminhão encontram ainda mais oportunidades.
Muito disso se deve ao fato de a maior parte do transporte de cargas do país ser feita por meio das rodovias. Nesse sentido, manter o bom funcionamento e evitar sustos durante a rodagem é uma preocupação dos proprietários, fazendo o profissional que domina as particularidades desses veículos ser valorizado.
Quer saber mais sobre a atuação do mecânico de caminhões? Então, continue lendo este artigo sobre o assunto!
Quais são as diferenças entre a atuação na manutenção de caminhão e de carro?
Apesar de carros e caminhões contarem com sistemas semelhantes, como arrefecimento, suspensão, transmissão, motor e parte elétrica, a manutenção do caminhão é mais complexa. Esses veículos têm peculiaridades quanto ao seu funcionamento, além de apresentar diversos componentes que os automóveis não têm.
Outro ponto diz respeito aos custos que uma quebra acarreta para o proprietário. Isso porque o caminhão é uma ferramenta de trabalho. Diante disso, a atuação do mecânico nesse nicho deve suprir, além da manutenção corretiva, a preventiva e a preditiva. Por isso, os profissionais especialistas em manutenção de caminhão têm um volume maior de trabalho.
Como é o mercado de trabalho para a manutenção de caminhão?
Como mencionamos, o mecânico que atua na manutenção de caminhão é um profissional com alta demanda no mercado de trabalho brasileiro. Muitos fatores contribuem para isso: a dependência do transporte rodoviário para escoar cargas pelo país, a má qualidade das estradas que desgasta os veículos e a alta demanda em decorrência dos recordes da produção agrícola e das exportações agropecuárias.
Considerando a matriz econômica e os meios de transporte do Brasil, a tendência é que essa especialidade mecânica seja cada vez mais requisitada. Mais do que isso, a necessidade de segurança, tanto para a carga quanto para o condutor, que só pode ser garantida evitando quebras e paradas em lugares distantes, aumentará a clientela em busca de prevenir problemas.
Isso sem falar no mercado de trabalho para mecânicos brasileiros no exterior. Em lugares onde há falta de mão de obra especializada e o envelhecimento populacional é maior, a contratação de estrangeiros é uma necessidade.
Onde atuar sendo especialista em manutenção de caminhão?
A atividade de mecânico de caminhões pode ser exercida em empresas de diferentes segmentos, como as de serviços, varejo ou indústrias. Para além das tradicionais oficinas, as concessionárias e os setores de manutenção de empresas de transporte ou de negócios com frota são opções de locais onde esse especialista poderá se empregar.
Como se tornar um especialista na área?
Já está claro que atuar na manutenção de caminhões é uma aposta profissional segura e inteligente. Mas, como se tornar um especialista? A seguir, listamos algumas dicas. Veja!
Atualize-se com cursos
O desenvolvimento tecnológico faz com que o mercado automobilístico apresente novos recursos, tanto para a manutenção de motos e carros, como de caminhões. Por isso, estar a par das novidades deve ser uma atitude dos profissionais que fazem reparos de veículos.
As formações permitem aprofundar os conhecimentos sobre novos dispositivos, ferramentas, o que mudou em um modelo de um ano para outro, dentre outros assuntos.
Vale lembrar que essas capacitações são constantemente atualizadas. Assim, apesar de rever alguns tópicos conhecidos, você sempre terá acesso a novas informações. Além disso, opções de cursos remotos, nas quais você consegue organizar o seu tempo como quiser, facilitam muito.
Invista em formações específicas sobre caminhões
Buscar por formações específicas sobre caminhões é fundamental para se tornar especialista. Das particularidades desse tipo de veículo às novidades do segmento, muitos tópicos precisam ser dominados por quem quer ser uma referência.
Quanto maior for o conjunto de técnicas conhecidas, mais clientes poderão ser atendidos. Outra vantagem das especializações é o reconhecimento perante o mercado, fazendo seu trabalho ser mais valorizado. Isso impacta o salário recebido e cria uma relação de confiança com os donos de caminhões.
Conheça as tecnologias mais utilizadas no ramo
Com o surgimento dos motores eletrônicos, dominar essa tecnologia automotiva se tornou uma oportunidade para profissionais que atuam no segmento de manutenção de caminhão. Assim, mecânicos que conhecem os macetes de reparação desses componentes são muito requisitados.
Os clientes são fiéis a esses especialistas, já que a falta de conhecimento sobre o funcionamento dos itens tecnológicos de caminhões pode custar caro para eles. Um mecânico que entende dessas particularidades diminui os custos para o proprietário.
Profissionais assim são remunerados de forma diferenciada. Para eles, é importante se basear em informações fornecidas por especialistas, que podem ser obtidas em cursos e conteúdos de mecânica na internet.
Entenda as especificações de cada modelo de caminhão
Outro diferencial que agrega valor aos mecânicos especialistas é o domínio sobre os diferentes modelos de caminhões. Como nos carros, cada montadora oferece veículos com diversas configurações.
As fontes para compor seu conhecimento podem ir além dos cursos. A leitura de livros e manuais, bem como vídeos e podcasts produzidos por especialistas, ajudam na hora de saber mais sobre cada modelo.
Ganhe experiência em estágios
Devido às diferenças entre carros e caminhões, ter experiência específica com estes últimos faz diferença na qualidade do serviço realizado. Para quem não tem contato com eles, uma boa opção são os estágios. Essa modalidade de trabalho é um investimento para alcançar o posto de especialista e pode representar a porta de entrada para atuar nessa especialidade.
Ser um mecânico de manutenção de caminhão é uma oportunidade de crescimento na carreira. O mercado de trabalho está em alta e apresenta muitas possibilidades de atuação. Assim, quem quiser seguir por esse caminho, seja migrando de especialidade de carro para caminhão ou começando direto na mecânica para caminhão, deverá investir em capacitação.
Se você valoriza seu crescimento profissional no ramo da mecânica e quer mais dicas sobre isso, não perca o videocast da Nakata!