Temperatura do motor: como fazer testes corretamente?
A temperatura do motor é um dos principais indicadores do seu bom funcionamento. De maneira geral, quando está fora da faixa ideal, o motor pode sofrer desde perda de eficiência até danos severos, como, por exemplo, empenamento do cabeçote ou queima da junta.
Essas variações podem ocorrer por diferentes motivos. Entre eles, destacam-se a falha no sensor de temperatura, a obstrução no radiador, a falta de fluido no sistema de arrefecimento, o termostato travado ou mesmo a bomba d’água com defeito.
Portanto, realizar testes corretos e precisos é imprescindível para evitar diagnósticos equivocados e retrabalhos. Sendo assim, neste post vamos explicar, passo a passo, como realizá-los, além de trazer outras informações úteis. Boa leitura!
Por que é fundamental testar corretamente a temperatura do motor?
Ao fazer um diagnóstico, a temperatura do motor pode ser negligenciada ou avaliada superficialmente. No entanto, uma análise incompleta pode mascarar problemas maiores e gerar prejuízos ao cliente — e à reputação do mecânico.
Quando o teste é bem executado, é possível detectar anomalias no sistema de arrefecimento com antecedência e evitar falhas mecânicas graves. Além disso, conhecer os limites e comportamentos do motor de cada modelo ajuda a criar um histórico mais preciso no atendimento.
Como testar a temperatura do motor passo a passo?
Para realizar testes confiáveis, o mecânico precisa seguir um processo estruturado e utilizar ferramentas adequadas. Veja o passo a passo:
- Verifique o nível e o estado do fluido de arrefecimento, com o motor frio e veículo desligado, na dúvida faça a troca do fluido de acordo com o manual do veículo;
- Ligue o motor e monitore a subida gradual da temperatura com um scanner automotivo.
- Em veículos mais antigos, sem injeção eletrônica monitore a temperatura com um termômetro infravermelho apontando sempre para o mesmo ponto do motor, de preferência, onde está instalado o sensor de temperatura;
- Observe a atuação do eletro ventilador. O componente precisa ser acionado dentro da faixa correta, normalmente em veículos modernos, entre 90 e 100 graus celsius, mas esse valor pode variar de acordo com o modelo do veículo (verifique no manual do veículo a informação correta);
- Teste o funcionamento da válvula termostática, retire a válvula coloque-a em um recipiente com água e vá aquecendo, com um termômetro vá checando a temperatura. A válvula deve iniciar a abertura e abrir totalmente de acordo com o indicado na peça ou no manual do veículo. Muito cuidado nesse teste, pois a água quente pode provocar sérias queimaduras se entrar em contato com a pele.
- Cheque o sensor de temperatura com multímetro ou via scanner, avaliando se os valores condizem com o esperado;
- Verifique possíveis vazamentos, se necessário, com motor frio pressurize o sistema, para identificar falhas no radiador, mangueiras ou bomba d’água.
As ferramentas recomendadas para os procedimentos mais precisos são as seguintes:
- scanner automotivo;
- termômetro infravermelho;
- multímetro automotivo;
- ferramenta de pressurização do sistema de arrefecimento;
- termômetro analógico para testes manuais.
Quais são os erros mais comuns ao diagnosticar problemas de temperatura?
Mesmo profissionais experientes podem cometer equívocos ao avaliar a temperatura do motor. Dentre eles, alguns dos mais frequentes são:
- confiar apenas no painel do carro, que pode exibir leituras imprecisas;
- não considerar a atuação do eletro ventilador e da válvula termostática;
- ignorar o histórico de superaquecimento do veículo;
- substituir peças sem testar corretamente as originais;
- não avaliar a presença de ar no sistema de arrefecimento.
Lembre-se de que cada erro cometido pode levar a diagnósticos incompletos e retrabalho, além de prejudicar o desempenho do veículo. Por esse motivo, ter atenção a essas falhas recorrentes é extremamente importante.
Além disso, monitorar e testar corretamente a temperatura do motor é fundamental para garantir um diagnóstico preciso e evitar falhas graves. Com isso, e utilizando as ferramentas certas, o mecânico se destaca pela qualidade do serviço. Portanto, não subestime esse parâmetro essencial do sistema automotivo.
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