curso de mecânica
Carreira Para o mecânico

6 cursos que todo mecânico deveria fazer

COMPARTILHE:

Por mais que o profissional seja renomado em sua área de atuação, sempre existe a oportunidade de aprender mais. No seu caso específico, seja fazendo um curso de mecânica ou buscando conhecimentos em outras áreas, o importante é ficar atento para entender as novas demandas do mercado e aplicá-las à sua rotina de trabalho.

O conhecimento está sempre evoluindo e, com ele, surgem chances de assimilar essas novidades e colocá-las em prática. O melhor de tudo: muitos cursos proporcionam acesso a conteúdos de graça, via internet. Assim, não tem desculpa para não aprender, não é mesmo?

Quer conhecer 6 dicas de cursos de mecânica e de outros assuntos para continuar crescendo cada vez mais na carreira? Siga em frente com a leitura deste artigo para começar seu aprendizado desde já!

Veja também:

Promoção Feras da Oficina: entenda o que é e como participar

Como escolher a marca de bomba d’água ideal para meu cliente?

O trabalho do mecânico após a entrega do carro: como fazer o pós-venda automotivo?

Como cursos online podem ajudar o mecânico profissional?

Ser um profissional antenado é muito importante não apenas para manter a posição que alcançamos na empresa em que trabalhamos, mas principalmente para continuar crescendo sempre. A mecânica e a tecnologia automotiva estão em evolução constante. Hoje em dia, já se fala em carros autônomos, veículos voadores, entre outras novidades que, até pouco tempo atrás, pareciam coisas de filme de ficção científica.

Porém, quando se fala em participar de uma capacitação, nem sempre ficar preso à sua área é a melhor opção. Se você acredita que já domina tudo a respeito do seu ramo de atuação e está totalmente atualizado com as melhores práticas do mercado, talvez seja uma boa optar por algo diferente — e não necessariamente incluir apenas mais um curso de mecânica no currículo.

Fazer um curso pode ter diversos desdobramentos na vida de uma pessoa — inclusive na de um mecânico de mão cheia como você! Os novos conhecimentos podem expandir o seu universo, permitindo avançar a lugares mais altos na carreira e até mesmo aumentar o seu salário.

Além disso, cursos sempre trazem mais valor para qualquer currículo, o que dá pontos extras em concursos e permite que o profissional se destaque em processos seletivos. Mesmo que você esteja satisfeito com a sua profissão e não pense em mudar de atividade, aprender coisas novas sempre ajuda o desenvolvimento pessoal. Quem não gosta de adquirir novos conhecimentos, nem que seja para superar um desafio e provar para si mesmo que é capaz?

Quais são os cursos que todo mecânico deveria fazer?

Confira a seguir as dicas que selecionamos para torná-lo um profissional ainda mais completo.

1. Administração do tempo

Saber administrar o tempo é uma das principais virtudes de um bom profissional. Coloque-se no lugar do seu cliente: tem coisa mais chata do que prometer a entrega de um serviço e não cumprir o prazo?

A capacidade de entender a quantidade de horas necessárias para realizar cada atividade e também a de desenvolver o poder de concentração e foco, entre outros atributos, são características indispensáveis de um bom administrador do tempo.

Confira os principais benefícios percebidos por quem não deixa o relógio dominar a rotina:

  • mais oportunidades para curtir a família e os amigos;
  • nada de levar trabalho para casa;
  • menos estresse;
  • melhora da qualidade de vida.

Confira um ótimo curso online gratuito de administração do tempo que você pode começar agora mesmo!

2. Desenvolvimento pessoal

Crescer profissionalmente é bom, mas o desenvolvimento pessoal também é um objetivo a ser perseguido. Mesmo que esses conhecimentos não levem a uma promoção imediata ou a ganhar um salário mais alto, eles são pontos de partida fundamentais para quem deseja evoluir como ser humano.

Entre alguns temas abordados em cursos de desenvolvimento pessoal, destacam-se:

  • técnicas de automotivação;
  • combate à ansiedade;
  • oratória;
  • inteligência financeira;
  • disciplina.

Acesse cursos para se desenvolver como pessoa! Além disso, a Nakata oferece cursos ministrados pelo consultor Luciano Pires, entre eles: “Refletindo sobre gente nutritiva” e “Refletindo sobre percepção”, que também se encaixam dentro do tema desenvolvimento pessoal. Aproveite!

3. Atendimento ao cliente

Atender bem os clientes é uma das missões de qualquer profissional. Se o curso de mecânica não abordou esse tema a fundo, isso não é motivo para não aprender, concorda? Afinal, um cliente que se vê diante de um atendimento encantador tem mais chances de indicar seu trabalho aos amigos.

O Sebrae oferece um curso gratuito de atendimento ao cliente que é referência no mercado, abordando tópicos que vão desde a satisfação do cliente, passando por sua fidelização, relacionamento, como lidar com reclamações, entre outros itens.

Já no canal da Nakata no YouTube, o consultor Luciano Pires também fala sobre o assunto em dois vídeos: “Refletindo sobre a satisfação do cliente” e “Sedução do cliente”. Não deixe de conferir!

4. Gestão de Pessoas

Já pensou em “virar chefe”? Esse conceito está um pouco antiquado, pelo menos no sentido de ter aquele que “manda” e aquele que “obedece”. Um bom grupo de trabalho é, sim, formado por equipes. Esses times precisam de um líder que os guie pelo caminho do sucesso — e não de alguém que apenas dê ordens.

Para chegar lá, no entanto, é preciso conhecer bastante a respeito da gestão de pessoas. Existem excelentes cursos no mercado, inclusive em nível de pós-graduação. Para ter certeza de que essa é a trajetória que se quer trilhar, é possível fazer uma espécie de “test drive”, com um curso online gratuito. Experimente!

5. Engenharia mecânica

Se o seu negócio é mecânica mesmo, que tal aprofundar seus conhecimentos? Talvez, no futuro, fazer uma faculdade de Engenharia seja uma ótima opção. Antes, porém, você pode realizar algumas capacitações pela internet, para ver se o ideal para seu “momento” é dedicar anos de sua vida a um curso superior.

Um bom curso de introdução à Engenharia Mecânica pode ser o que você precisa para dar aquele start na busca por mais conhecimento.

6. Amortecedores

Neste artigo, já falamos a respeito do canal da Nakata no YouTube. Agora, a empresa também vem disponibilizando videoaulas focadas em educação a distância. O EAD da Nakata é um canal que oferece cursos para profissionais da área mecânica aprenderem cada vez mais — tudo via internet. As capacitações são desenvolvidas em parceria com a plataforma Curso do Mecânico.

Um curso que já está no ar é o de amortecedores — que, aliás, é o primeiro disponibilizado online no Brasil e ainda oferece certificado. Entre os assuntos abordados, destacam-se:

  • componentes do amortecedor;
  • funcionalidade dos componentes;
  • diferença entre o amortecedor hidráulico e o pressurizado;
  • problemas que podem surgir caso os amortecedores apresentem falhas, entre outros pontos.

Gostou das dicas de cursos de mecânica e de outras áreas que podem torná-lo um profissional ainda melhor do que você já é hoje? Então assine a nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos que tem tudo a ver com o seu trabalho.

COMPARTILHE: