As especializações para quem deseja trabalhar com mecânica de automóveis

trabalhar com mecânica de automóveis
7 minutos para ler

Você sabia que trabalhar com mecânica de automóveis pode oferecer muitas oportunidades? Cada uma das áreas, porém, exige uma capacitação específica. Quanto mais você aprende, maior será a possibilidade de crescimento profissional e de se tornar uma referência no mundo dos carros.

Quer conhecer algumas especializações na área da mecânica automotiva que estão em alta e quais são os cursos que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos? Então não perca este post!

Veja também:

> Quer manter-se atualizado? Veja 4 razões para fazer um curso de mecânica automotiva

> O trabalho do mecânico após a entrega do carro: como fazer o pós-venda automotivo?

> Carros autônomos: guia completo para entender tudo sobre o assunto

 

Quais são as melhores especializações para quem deseja trabalhar com mecânica de automóveis?

Assim como um advogado pode se especializar em direito criminal, tributário, trabalhista e outros, o mecânico também pode optar por aprender mais e focar em um setor específico. Alguns exemplos são as especializações em suspensão, freio, câmbio automático, direção hidráulica ou sistemas eletrônicos.

Os veículos estão ficando cada vez mais sofisticados — agora temos os híbridos, elétricos e até os primeiros autônomos — e quem se prepara sai na frente no mercado de trabalho. Mas essa não é uma questão para se pensar somente no futuro, pois muitos setores já precisam de profissionais especializados. Vamos conhecer alguns?

1. Mecânico especializado em carros de luxo

Você já deve ter visto um carro de luxo ou até mesmo um superesportivo andando por aí, não é mesmo? Que tal se especializar na manutenção desses modelos? Esse é um sonho que muitos mecânicos podem alcançar. O caminho é estudar muito, participar de cursos de capacitação e investir em novos equipamentos.

Os donos desses veículos sempre procuram profissionais capacitados e não se preocupam tanto com os custos — a qualidade do serviço é muito mais importante. Além disso, deve ser bastante prazeroso ter a oportunidade de trabalhar com verdadeiras lendas automotivas.

Quer uma notícia ainda melhor? Esse é um setor que cresce a cada dia e está carente de bons mecânicos. Uma oportunidade e tanto!

2. Mecânico especializado em carros de corrida

Outro setor que tem muita carência de bons profissionais é o de mecânico especializado em carros de corrida. Já pensou em trabalhar na Stock Car ou até na Fórmula 1? Isso é possível, basta investir na sua capacitação. O profissional que atua nesse setor trabalha sempre no limite, envolvido com peças, sistemas e tecnologias extremamente avançadas.

É preciso estudar muito, ter um profundo conhecimento do carro, detectar problemas de imediato, operar computadores, usar dados de telemetria, além de ter muita disposição e não se abalar com a pressão do trabalho. O sacrifício é grande, mas você estará no auge, numa das profissões mais desafiadoras e prazerosas do mundo da mecânica.

3. Mecânico especializado em carros antigos

Especializar-se na manutenção de carros antigos também é uma ótima maneira de crescer profissionalmente. Os donos desses veículos costumam ser apaixonados por eles e não negam esforços para mantê-los sempre impecáveis. Ao se tornar o mecânico de confiança desses proprietários, você nunca sofrerá com a falta de serviços.

Outro ponto positivo é que esses carros costumam ser exibidos em exposições e encontros. A qualidade do seu trabalho estará em destaque e logo você ficará conhecido. Com isso, a possibilidade de conseguir mais clientes aumentará bastante. Restauradores de veículos clássicos são muito procurados e bastante valorizados.

4. Reparador de sistemas específicos

A cada ano, a frota nacional fica mais sofisticada. Câmbio automático ou automatizado, direção hidráulica, freios ABS, entre muitas outras tecnologias, deixaram de ser um privilégio dos modelos de luxo e já estão presentes até nos carros mais populares. O problema é quando precisam de manutenção depois de alguns anos. Quem conserta?

Nem todas as oficinas contam com os equipamentos e o conhecimento necessário para reparar esses sistemas. É uma grande oportunidade para se destacar! Você pode começar aos poucos, fazendo um curso de cada vez e comprando as ferramentas principais. Depois de um tempo, será um especialista conhecido e terá muitos carros para atender.

5. Especialista em marcas ou segmentos

Outra grande oportunidade é se especializar no atendimento de algumas marcas, nacionais ou importadas, ou tipos de veículos. Como hoje existem muitos carros diferentes à venda, segmentar o atendimento pode ser uma ótima opção. Fica mais rápido e barato capacitar-se com qualidade, reunir bastante literatura e adquirir os equipamentos necessários.

Principalmente nas grandes cidades, é muito comum encontrarmos mecânicos especializados em carros alemães, franceses, japoneses, vans, picapes ou jipes. A exemplo de outras especializações que comentamos, os donos desses veículos costumam estar sempre em contato.

6. Preparador e customizador

O preparador, assim como o mecânico especializado em carros de corrida, trabalha com máquinas de alto desempenho. Além disso, precisa ter grande conhecimento para alcançar a melhor performance e garantir a segurança do veículo. É um trabalho que exige muita responsabilidade e dedicação. Até legislação de trânsito você precisará dominar.

A modificação de carros é uma prática que sempre esteve em alta e vai se manter pelas próximas gerações. Instalação de turbo, chips de potência, freios a disco e suspensões esportivas são apenas alguns dos trabalhos que você poderá oferecer aos seus clientes. Conhece os “Opaleiros”? Eles vão adorar os seus serviços!

7. Consultor automotivo

Está cansado de pegar no pesado todo dia, mas adora carros e não se vê fazendo outra coisa? Que tal ser um consultor automotivo? Esse profissional ajuda quem não tem conhecimento sobre automóveis em todas as situações cotidianas, desde a compra de um modelo usado até a escolha de quais são as melhores peças na hora da manutenção.

Muita gente paga por esses serviços porque não conhece o suficiente ou quer evitar qualquer aborrecimento. Deixam as escolhas relacionadas ao carro nas mãos de um especialista, que pode ser você. A tarefa desse profissional é garantir que o carro esteja sempre em perfeitas condições e o cliente não se arrependa ou seja enganado.

Quais são os cursos indicados para se profissionalizar nessas áreas?

Bom, agora que você já conheceu algumas oportunidades interessantes para crescer profissionalmente e tornar-se um mecânico de referência, é preciso encontrar os lugares certos para se especializar. Uma das instituições de ensino mais reconhecidas é o SENAI. Visite a escola mais próxima e conheça todos os cursos disponíveis no seu estado.

Também procure se informar com outros mecânicos sobre boas escolas que são especializadas em determinados sistemas automotivos. Em todo o Brasil, existem profissionais com grande experiência que realizam cursos e vendem manuais sobre várias tecnologias, como câmbios automáticos, direções hidráulicas e sistemas eletrônicos.

Como você viu, ao trabalhar com mecânica de automóveis, é possível se especializar em muitas áreas. Todas são bem prazerosas e trazem ótimas oportunidades. Escolha a que mais lhe agrada e mãos à obra! Seja um profissional ainda melhor, dê um salto na carreira e garanta o seu futuro.

Agora que você já conheceu todas essas novas oportunidades para trabalhar como mecânico, leia também o nosso post com 7 dicas de atendimento ao cliente para mecânicos!

Você também pode gostar

2 thoughts on “As especializações para quem deseja trabalhar com mecânica de automóveis

Deixe um comentário