9 sinais de problemas na suspensão
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Os problemas na suspensão comprometem o desempenho do veículo, reduzem sua vida útil e fazem com que o condutor e os passageiros sintam os impactos dos buracos de ruas. Além disso, o carro fica com a aderência prejudicada e, consequentemente, mais exposto a acidentes no trânsito.
Mas você sabe como identificar quando há algo de errado com o sistema de suspensão do carro? Como saber se o amortecedor está ruim? Continue a leitura deste post e confira alguns sinais que denunciam que é hora de realizar a manutenção, evitando dores de cabeça!
Quer conhecer um pouco mais sobre a suspensão? Veja este vídeo que preparamos especialmente para você:
Veja também:
> Guia dos amortecedores: tudo o que você queria saber
> Sistema de freio: tudo o que você precisa saber para não correr perigo
> Como identificar e resolver problemas na caixa de direção?
1. Barulhos fortes
Muitas pessoas vão às oficinas reclamando de problemas no amortecedor, devido aos fortes barulhos emitidos pela suspensão do veículo. Mas por se tratar de uma peça hidráulica, ela não costuma apresentar ruídos metálicos.
Na verdade, na maioria das vezes o problema está relacionado a outros componentes do sistema de suspensão, como bieleta com folga, desgaste das buchas de borracha — duas unidades utilizadas para fixar e auxiliar no movimento da barra estabilizadora — pivôs, terminais axiais folgados, coxins quebrados ou deteriorados.
Quando uma dessas peças fica com folga, a diferença de movimento da suspensão dianteira e traseira ou entre os eixos causa batidas e som forte. Em alguns automóveis como o Celta e o Corsa, o suporte da barra tensora (popularmente conhecida como morceguinho), também provoca fortes ruídos na suspensão.
Para evitar o desgaste das peças, garantir o excelente funcionamento do veículo e ampliar a sua vida útil, é essencial realizar uma inspeção preventiva — a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando notar sons incomuns.
2. Instabilidade na direção
Quando o amortecedor está desgastado, pequenos solavancos são transmitidos para a carroceria do automóvel. O motorista notará o veículo instável, além de certo desconforto. O problema também afeta os pneus, ficando mais difícil ter o controle do carro.
Vale ressaltar que isso também é causado por falta de alinhamento e balanceamento das rodas. Portanto, tenha o costume de conferir esses dois itens a cada 10 mil quilômetros.
3. Pneus com desgaste acentuado
Se a suspensão estiver danificada, sem dúvidas os pneus sofrerão com isso, mesmo que sejam itens de alta qualidade e de marcas renomadas no mercado. No caso dos amortecedores estarem danificados, o desgaste dos pneus aumenta e a aderência deles ao solo se torna insatisfatória.
Não se esqueça de que o alinhamento e balanceamento das rodas é essencial para manter o sistema de suspensão em dia e garantir uma ótima dirigibilidade. Quando as rodas sofrerem fortes impactos lembre-se de que esse procedimento também é fundamental.
Além de manter a suspensão do veículo em perfeito estado, o alinhamento e balanceamento ainda auxiliam na economia de combustível, já que a aderência dos pneus ao solo estará adequada. Você notará a diferença!
4. Falta de estabilidade
Você nota que seu veículo não fica estável nas curvas, tem tendência a passar reto, fazendo com que seja necessário reduzir a velocidade ou frear e a traseira tende a derrapar quando você corrige a direção,? Isso é sinal de que algum componente da suspensão não está funcionando adequadamente e precisa ser substituído. Consulte o seu mecânico de confiança para que ele avalie o problema e realize a troca da peça.
5. Vazamento
Esse problema pode ser facilmente identificado. O óleo que deveria estar comprimido dentro do amortecedor vaza e faz com que ele perca o seu funcionamento. Um sinal de que o vazamento está ocorrendo é quando há vestígio de óleo no corpo do amortecedor.
Nesse caso, é importante que o carro seja levado até uma assistência técnica o mais rápido possível, pois um amortecedor vazando óleo perde rapidamente sua ação.
6. Rodas sem contato adequado
Quando o carro está com problemas no amortecedor e passa por irregularidades no asfalto, a roda fica “pulando” — ela sobe e desce rapidamente. É bem fácil notar. Além disso, haverá um desgaste acentuado e irregular dos pneus.
7. Molas danificadas
Elas geralmente não fazem nenhum barulho e, por isso, o condutor não consegue identificar quando estão com problemas. É importante ficar atento a qualquer indício de desgaste dessas peças. O mais comum é a perda de altura do veículo — mas outros como pintura desgastada, ferrugem, trincas ou elos batendo também costumam aparecer.
Se as molas quebrarem, podem atingir os pneus imediatamente e comprometer a segurança do condutor e passageiros. Molas ruins ainda danificam outros componentes da suspensão: batentes, amortecedores, rolamentos, além de gerar alterações no alinhamento do carro.
8. Rachaduras no monobloco
Nos carros rebaixados, a integridade da carroceria deve ser preservada. É preciso ficar atento ao surgimento de trincas e rachaduras no monobloco, principalmente em locais próximos às torres dos amortecedores.
Cuidado: os procedimentos de rebaixamento devem ser realizados com muita cautela e por empresas especializadas. O ideal é não modificar a originalidade da suspensão (reduzir o comprimento das molas ou alterar o diâmetro das rodas). O fabricante utilizou estudos técnicos e fez vários investimentos para garantir a segurança e desempenho dos automóveis.
Se você aumentar ou reduzir a altura de um veículo e não fizer os ajustes necessários para a suspensão do automóvel, as rodas vão ficar fora de alinhamento. Cada peça foi projetada para funcionar em uma altura exata.
Se a altura sofrer alteração, o resultado será o desalinhamento dos pneus. O aumento ou redução de altura pode exigir a substituição de várias partes da suspensão de um veículo para corrigir problemas de alinhamento.
Alterações na estrutura, principalmente em itens que estão ligados a segurança do veículo, são muito arriscadas e podem colocar em risco a vida do condutor e dos passageiros.
9. Verificação dos componentes
É importante que seu mecânico realize uma inspeção nos componentes da suspensão que apresentam sinais de problemas:
- bieletas com coifas deterioradas ou tortas comprometem a estabilidade do veículo;
- bandejas com buchas de borracha deterioradas, folgas nas fixações ou tortas, geram ruídos e desgaste irregular dos pneus;
- molas desgastadas com marcas ou quebras nos elos comprometem o comportamento do veículo;
- bucha de suspensão trincada ou com a bucha metálica solta gera ruídos e desgaste irregular do pneu;
- coxim do amortecedor quebrado transmite ruídos e vibrações para a carroceria. Sua função é de amortecer o impacto causado pelo componente na carroceria do veículo;
- se o Pivô quebrar, pode desmontar a suspensão. É essencial a cada 10.000km verificar o estado da coifa e se não está com folga excessiva;
- em caso do batente estar quebrado, ele gera ruídos e acelera o desgaste da mola e amortecedor. Sua função é impedir que o amortecedor sofra batidas bruscas quando chega ao final do curso.
Todos os componentes também devem ser verificados a cada revisão de 10.000 km.
Dica bônus: como saber se o amortecedor está ruim?
Como você deve ter percebido, os sintomas de problemas na suspensão indicam que diversos componentes do sistema podem estar avariados. Podem ser bieletas, molas, buchas, pivô e também o amortecedor. Mas você viu que, diferentemente das outras peças, o amortecedor não costuma emitir sons quando está com problema.
Dessa forma, como saber se os problemas na suspensão estão nos amortecedores ruins? É o que você descobrirá agora!
Verifique o balanço da carroceria
Talvez você já tenha ouvido falar da dica de balançar o veículo em suas extremidades para ver se oscila muito. Isso seria sinal de que o amortecedor está ruim. No entanto, esse procedimento não é o mais adequado para isso.
A maneira correta é verificar o balanço da carroceria com ele em movimento. Afinal de contas, a principal função do amortecedor é neutralizar o movimento da carroceria, tanto em curvas quanto em frenagens, arrancadas e passagem por pisos irregulares.
Portanto, o teste ideal é o seguinte: em uma rua plana e de asfalto bem conservado, acelere e freie o carro em seguida. Perceba se a carroceria permanece estável ou se fica oscilando excessivamente. Se balançar muito, é sinal de que os amortecedores estão com problema. No entanto, não é possível afirmar que eles estão bons por manter a carroceria estável nesse teste.
Analise o desgaste dos pneus
Como você viu, os problemas na suspensão causam desgaste prematuro nos pneus. No entanto, quando a avaria está especificamente nos amortecedores, o dano aos pneus é diferente do que um simples desgaste.
Se o amortecedor está ruim, ao passar com o carro em ruas esburacadas ou com muitos remendos, as rodas literalmente quicam no chão. Isso danifica os pneus, que passam a apresentar escamas. E como identificar esse defeito no pneu?
É simples. Basta passar a mão na banda de rodagem do pneu no sentido do giro dele, nos dois sentidos. O certo é que cada bloco da banda de rodagem seja liso ao tato. Se identificar que em um dos sentidos há dentes, como uma serra, o pneu está escamado.
Outro fator que gera a escamação do pneu é a falta de rodízio e de balanceamento das rodas. Se esse não é o seu caso, provavelmente os amortecedores estão ruins e precisam ser trocados.
Confira o desempenho na estrada
Outra maneira de saber se o amortecedor está ruim é conferindo o desempenho do carro em velocidades mais altas. Mesmo andando em linha reta, ao atingir uma velocidade acima de 80 km/h, o automóvel com problemas nos amortecedores fica com a direção bastante imprecisa, sendo preciso corrigir a rota.
Além disso, é possível perceber grande perda de eficiência ao contornar curvas e realizar freadas, necessitando mais espaço para essas manobras. Isso ocorre porque o amortecedor com problema faz com que os pneus não consigam atingir o contato ideal com o solo.
Notou algum dos sinais acima? É hora de procurar uma assistência especializada para solucionar os problemas na suspensão do seu veículo. Aproveite para indicar a leitura sobre o diagnóstico do sistema se suspensão para seu mecânico de confiança.
E se estiver procurando as melhores peças de reposição para suspensão do seu carro, a Nakata espera por você. Conheça nosso portfólio e confira todos os benefícios!
Adorei as informações , raramente vc encontra coisas que venham a aumentar os conhecimentos de simples motoristas …
Olá, Johnny!
Ficamos muito felizes com seu comentário, pois este é sinal de que estamos atingindo nosso objetivo.
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tenho uma mercedes 180 98 com o carro parado viro para esquerda da um estralo com o pe no freio nao da
Celta c 15 mil km parece instável
Pessoal, help!
Comprei de um senhor idoso um Celta 2011, que estava c 10 mil km originais.
Levei ao mecânico e me foi recomendado apenas troca da correia dentada, óleo e filtros.Troquei os pneus tb pq estavam vencidos (apesar de todos c os fiapos de borracha ainda)
Segundo a cautelar, o veículo é todo original; tinham selos de fábrica ainda quando vi o carro levantado.
Resumindo: o meu mecânico não viu nada para trocar
Ocorre que quando pego estrada ( moro em beira de rodovia) e a velocidade vai além de 80km/h eu sinto que a qualquer momento o carro pode vir a sair do controle, algo como uma instabilidade que não sei explicar.
Não sei se é cisma, ou se posso estar identificando algo errado…
Me ajudem a entender por onde devo começar a investigar.
Obrigada!
Olá, Roberto!
É difícil fazer um diagnóstico somente com essa informação, aconselhamos procurar um especialista para fazer uma avaliação no seu veículo.
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Olá, LadyRose!
A falta de estabilidade pode estar atrelada a um problema na geometria do sistema de direção, é importante procurar um especialista para avaliar as condições da geometria e que possa fazer um teste no veículo, só assim você terá certeza se o veículo tem ou não um problema.
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Bacana o ponto de vista e informações de muito bom conhecimento nesse assunto mesmo. Procuro sempre sites que possam me ajudar com boas matérias e aqui me encontrei muito satisfeita. Gratidão!
SE vc trocou os pneus… O primeiro passo a ser visto eh o balanceamento das rodas , procedimento simples e barato q vc pode realizar na maioria dos auto centers! Já aproveitando pra realizar uma conferencia no alinhamento e Cambagem do seu veiculo, onde lhe proporcionará mais estabilidade e aumentar vida util dos seus pneus.( A cada 10 mil Km realizar rodizio dos pneus), trocar os pneus da dianteira para a traseira, também visando aumentar sua vida útil.
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Tenho um 207, troquei amortecedores + kit, bieletas, bandejas, terminal e pivô… E continua um barulho na suspensão como fosse ferre com ferro batendo. O que poderia ser??
Olá, Erisson!
É difícil fazer um diagnóstico preciso somente com as informações, mas uma dica é fazer uma verificação dos coxins de motor e câmbio, pois se estiverem danificados podem causar esse tipo de barulho.
De qualquer modo o ideal é procurar um especialista para fazer uma avaliação.
carro véio , barulho novo.
sinto que a roda do carro esta meio frouxa parece que e amortecedor mas nao e um lado bate mais que o outro e parece que a roda vai sair a qualquer momento. o que pode ser
Sou totalmente novo por aqui, e cheguei via Café Brasil.
Olá!
Cheguei aqui no blog através do Café Brasil Premium, do Luciano Pires! =)
Inclusive gostei das dicas, principalmente a do desgaste dos pneus, pois é algo fácil e rápido de ser conferido! Vou aproveitar também!
Grande abraço!
Bem-vindo, Cláudio!
Obrigada pela visita, Luiz!
Volte mais vezes para aproveitar nossas dicas.
Artigo muito útil!
Obrigado pelas informações, Nakata.
PS: conheci o blog pelo Café Brasil
Olá! Ótimas dicas para leigas como eu rsrs… obrigada! Cheguei via Café Brasil 😊
Seja bem-vinda, Angela! Aguardamos sua visita mais vezes. 🙂
Legal, Victor!
Volte mais vezes, tá bom?
Olá, Valdeni!
Pelo que você nos contou o que pode estar causando essa sensação de que a roda irá se soltar pode ser o cubo de roda, disco de freio ou até mesmo a manga de eixo que pode estar comprometida.
O ideal mesmo é que você sempre que realize uma checagem em sua oficina de confiança para que tenha certeza do problema de seu veículo.
Olá gostei muito das dicas! Especialmente para nós consumidores. Bastante esclarecedor.
Cheguei até vcs pelo podcast Café Brasil.
Obrigado por apoiar esta iniciativa.
Paulo Rafael Boeira
Informações simples de entender, preciso revisar a suspensão do meu carro urgentemente.
Ah eu vim pelo Café Brasil.
Fiz alinhamento e balanceamento no meu carro, mas quando atinjo velocidade acima de 80 km, ela fica meio flutuando na pista, não sei explicar ao certo. Oque pode ser?
Olá. Tenho um corsa 96 , conforme eu ando a roda muda de prumo, fica aberta e depois reta e assim vai, como se tivesse algo torto.. oque pode ser?
Olá Cleiton!
Se o problema for na dianteira poderá ser o braço oscilante, pivô, buchas do agregado entre outras questões. Para que você tenha certeza do que está ocorrendo em seu veículo, recomendamos que você procure um mecânico de confiança e solicite um diagnóstico mais preciso.
Olá Gilberto!
Podem ser alguns componentes que estão comprometidos, podendo ser desde molas helicoidais e amortecedor até os pneus, sugerimos que leve seu veículo a um mecânico de sua confiança, relate o que está ocorrendo e peça um diagnóstico mais preciso.