mola de suspensão
Componentes e Peças Para o dono do carro

A mola de suspensão está arreada? Veja o que fazer nestes casos!

COMPARTILHE:

O conjunto de suspensão realiza um papel fundamental para o funcionamento adequado de um automóvel. A mola de suspensão, nesse caso, é a grande responsável por garantir a sustentação do peso e manter  altura correta do veículo, bem como absorver os impactos e oscilações do solo.

Por exemplo, quando um veículo se move em uma estrada irregular, é preciso que ele não perca a sua estabilidade ao passar por um buraco ou obstáculo. Caso contrário, há riscos de acidente. Nesse cenário, é a mola que auxilia na absorção dessas irregularidades, evitando a perda da dirigibilidade.

Neste post, vamos mostrar alguns sinais de desgaste desse componente e qual é a importância da manutenção nesses casos. Acompanhe!

Veja também:

> Guia dos amortecedores: tudo o que você queria saber

> 9 sinais de problemas na suspensão

> Mecânico de carros: como encontrar um profissional de confiança?

 

Quais sinais indicam “cansaço” na mola de suspensão?

Como você sabe, os veículos dão indícios quando algo não está funcionando da maneira que deveria. No caso da mola de suspensão, você saberia como reconhecê-los? Vamos descobrir agora mesmo!

Oscilações exageradas na curva

Tenha atenção a esses sinais:

  • veículo arreado e carroceria toca irregularidades do solo com facilidade;
  • batidas fortes na suspensão ao passar por lombadas ou buracos.

Balanço em frenagens e acelerações

Imagine um carro andando a 80 km/h e que precise frear bruscamente. Numa situação em que todos os componentes mecânicos estejam funcionando corretamente, o veículo acompanharia uma trajetória retilínea durante todo o processo de frenagem — supondo que o motorista não movimente a direção.

Porém, quando a mola está desgastada, pode ocorrer desvio de trajetória pela instabilidade do veículo. Ou seja, o automóvel corre o risco de sair da sua trajetória retilínea mesmo que não haja nenhuma interferência do condutor.

Perda da estabilidade

Estabilidade é o que a mola proporciona durante todo o deslocamento de um veículo, independentemente se é em situações de frenagem, acelerações, pista irregular etc.

Por isso, ao notar que a dirigibilidade do carro fica inconstante de acordo com essas variações de parâmetros de direção, é recomendável procurar um especialista para avaliar a suspensão, a mola pode estar arreada.

Barulhos excessivos

Mola arreada tem o seu valor de constante elástica “k” reduzido. Isso faz com que ao ser exigida, ela não consiga dissipar corretamente o peso do veículo e haverá danos constantes ao batente do amortecedor. Na linguagem popular, esse problema é conhecido como “o carro está socando”.

Qual a importância da manutenção?

É importante lembre-se de que, mesmo quando um jogo de molas está em perfeitas condições, a suspensão do carro pode apresentar problemas. Afinal, o mau funcionamento dos amortecedores, buchas e batentes também impactam no desempenho do veículo.

Desse modo, é importante destacar a necessidade de seguir o plano de manutenção do automóvel, levando em consideração as recomendações do fabricante. Além disso, é imprescindível levá-lo ao mecânico ao surgir algum dessas questões citadas ou se tiver alguma dúvida.

Afinal, só um profissional será capaz de emitir um parecer completo do problema. Por isso, procure seu mecânico de confiança!

É fácil perceber a importância da mola de suspensão para o funcionamento de um veículo: ela garante não apenas o conforto ao dirigir, mas evita também acidentes.

Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas do setor automotivo.

COMPARTILHE: