Entenda a importância do coxim do amortecedor para os veículos

Coxim
8 minutos para ler

Também conhecido como suporte do amortecedor, o coxim do amortecedor é fundamental para o funcionamento correto do automóvel, uma vez que, caso ele seja montado de forma errada, pode afetar de maneira direta a geometria do veículo, ocasionando problemas e barulho durante seu uso.

Diante disso, é essencial que o motorista entenda bem o que é essa peça e para que ela serve, assim como possa identificar possíveis alterações ou defeitos, garantindo maior vida útil para o veículo e um trânsito mais seguro.

Mas, afinal, você sabe o que é coxim do amortecedor? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe. Neste artigo, vamos falar sobre a importância dessa peça e daremos dicas muito úteis para a manutenção do seu veículo. Continue a leitura e acompanhe.

Veja também:

> É possível testar o amortecedor sem a ajuda de um mecânico?

> Guia dos amortecedores: tudo o que você queria saber

Qual é a hora certa de trocar o amortecedor? Descubra neste post!

 

O que é coxim do amortecedor?

O coxim do amortecedor é uma peça de metal revestida em borracha, cuja função é fixar e dar suporte ao amortecedor no monobloco do carro, e que faz parte dos componentes do sistema de suspensão. Tudo isso garante mais conforto e estabilidade para o motorista e os passageiros do carro, além de maior vida útil para o veículo.

Além do coxim do amortecedor, o sistema de suspensão do carro é composto pelos seguintes componentes:

  • amortecedores — é um dos principais itens do sistema de suspensão. Sem eles, o veículo teria somente as molas para diminuir as trepidações;
  • molas — assim como o amortecedor, as molas servem para amenizar os impactos gerados por uma pista irregular e manter a altura adequada do veículo;
  • bandeja de suspensão — também conhecida como braço oscilante, a bandeja de suspensão é a peça que faz a ligação entre a coluna de suspensão e o chassi do carro, servindo como apoio à coluna de suspensão;
  • pivô de suspensão — possibilita o giro da coluna e a oscilação da bandeja de suspensão;
  • barra estabilizadora — contribui para que o veículo tenha uma condução mais estável, controlando a inclinação da carroceria em curvas.

Para que serve o coxim do amortecedor?

O coxim do amortecedor tem a função de apoiar e fixar os amortecedores sobre o monobloco do carro, proporcionando a absorção de ruídos, choques e vibrações. É dele a responsabilidade de absorver os impactos do sistema de suspensão, assim como também resistir às forças rotacionais decorrentes das movimentações do volante e das translocações do peso do veículo durante as curvas, frenagens ou arrancadas.

Como dito anteriormente, é uma peça fundamental para o bom funcionamento do automóvel.

Como escolher peças de qualidade na hora de fazer a manutenção?

Vimos como os coxins do amortecedor são fundamentais para uma condução confortável e segura. Fica claro, portanto, a importância de estar atento ao estado de conservação dessa peça, sobretudo na hora das revisões programadas e das manutenções preventivas.

Sendo assim, é preciso utilizar produtos de qualidade e que estejam de acordo com as especificações técnicas do seu veículo. Para fazer uma boa escolha, é recomendável seguir as recomendações abaixo.

Optar por boas marcas

Já comentamos que o quesito preço costuma influenciar bastante a tomada de decisão do motorista. Porém, nem sempre a opção com menor valor é a mais vantajosa. Isso porque componentes com qualidade abaixo do ideal podem apresentar defeitos ou ter uma vida útil muito menor. No fim das contas, isso representa prejuízo.

O aconselhável é que o motorista opte por marcas reconhecidas pela sua qualidade, seu compromisso e sua credibilidade, a fim de garantir não só uma performance melhor do carro, mas principalmente a segurança no trânsito.

Mais do que somente uma pesquisa comparativa de preço, é preciso também pensar no custo-benefício e tomar uma decisão pautada em informações confiáveis. Busque por empresas que combinem garantia e bom atendimento em todo o processo de compras. Além disso, um bom catálogo de produtos e suporte disponível e confiável são pontos muito importantes.

Escolher um mecânico de sua confiança

Escolher um profissional capacitado é indispensável para garantir um serviço de manutenção bem executado. Por isso, é muito importante que o motorista preste atenção e opte pelos melhores mecânicos disponíveis no mercado.

Procure por um local de sua confiança e busque referências com conhecidos sobre a qualidade do trabalho executado. Quanto mais confiável e competente for o profissional escolhido (e há muitos mecânicos de alto nível no mercado), maiores serão as chances de ter um veículo sempre bem conservado.

Um alerta relevante deve ser dado para aquelas pessoas que gostam de “botar a mão na massa” e tentar consertar ou mexer no próprio carro, principalmente se os reparos forem pequenos: tome cuidado!

O ideal é não se arriscar sem ter o conhecimento adequado para executar o serviço com eficiência e segurança. Além disso, consertar um veículo de maneira autônoma pode prejudicar as especificações originais, tanto da peça como do sistema onde ela é instalada.

Como identificar problemas e qual a hora de trocar

Perceber que o coxim do amortecedor pode estar com algum defeito não é uma tarefa fácil — uma vez que seus sinais não são tão gritantes e evidentes. Porém, com atenção e identificação de padrões de repetição, você poderá reconhecer que algo está errado em tempo hábil.

Os principais sintomas são ruídos vindos da parte dianteira do automóvel, sensação incômoda e instável na direção, e até mesmo uma deterioração irregular dos pneus. Esses problemas, além de tornar o ato de dirigir mais desconfortável, podem representar um risco à segurança do motorista e passageiros, uma vez que também dificulta o controle pleno do carro.

Barulhos fortes, principalmente ao passar por estradas irregulares, são outros indícios de que pode haver algo fora do padrão. Depois de muito tempo rodando com as mesmas peças, o coxim pode vir a desgastar provocando ruído na suspensão.

O ideal é que, a cada 10.000 km, seja feita uma revisão para checar o estado e a necessidade de troca dos coxins. O preço para manutenção ou troca dessas peças costuma variar de acordo com o modelo do automóvel.

Como contribuir para a conservação do coxim do amortecedor?

A negligência pode acabar custando caro para o bolso do condutor. A manutenção preventiva sempre será melhor opção do que a manutenção corretiva e, por isso, também é a melhor forma de conservação — não só para o coxim, mas também para o veículo como um todo.

Muitas vezes, o dono do automóvel começa a ouvir alguns barulhos anormais, mas, julgando não ser nada demais, acaba ignorando, achando que o problema eventualmente se resolverá por si só. A questão é que, quando diagnosticado em tempo hábil, o defeito pode ser tratado em seu estágio inicial, evitando maiores dores de cabeça.

Além da inspeção periódica preventiva, a maneira como o motorista dirige também tem grande influência sobre o funcionamento e a vida útil dos componentes do carro. Sendo assim, é indicado adotar alguns hábitos capazes de evitar prejuízos. São eles:

  • evitar passar em alta velocidade e de maneira brusca por lombadas e ou/valetas, pois o tranco do carro nessas situações pode gerar sérios prejuízos para o sistema de suspensão do carro;
  • verificar o estado do coxim do amortecedor a cada 10.000 km rodados. Caso seja necessário, efetuar a troca;
  • evitar arrancadas ou frenagens muito abruptas: o ideal é sempre fazer mudanças de velocidade de forma progressiva;
  • evitar fazer algum tipo de alteração na suspensão — principalmente na altura do veículo.

Como vimos, o coxim do amortecedor é de suma importância para todo o sistema de suspensão do carro. Os diversos impactos gerados sobre o veículo podem causar danos, que precisam ser identificados e corrigidos antes de gerar prejuízos e até mesmo acidentes.

Esperamos que, depois de todas as informações que trouxemos, você entenda melhor o assunto e já saiba dizer com tranquilidade o que é o coxim do amortecedor.

Seguindo as dicas que apresentamos, pode evitar problemas no carro e eventuais prejuízos financeiros. Quem faz assim contribui para uma direção segura e um trânsito melhor para todos.

Se quiser saber mais sobre esses e outros assuntos do mundo automotivo, assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado.

Você também pode gostar

8 thoughts on “Entenda a importância do coxim do amortecedor para os veículos

  1. Gostei muito do conteúdo , é simples , eficaz e de facil entendimento , é muito útil para podermos compreender os sinais de desgastes das peças do veículo, e agilizar na manutenção.

  2. Gostei do comentário sobre amortecedores gostaria de saber mais sobre suspensão passei em uma lombada e depois disso sinto uma pacada seca quando passo por algum buraco meu carro é um ecoesport 2015 será que preciso fazer alguma revisão ou é normal

    1. Olá, Ibernon!
      Quando acontece esse tipo de situação é sempre bom ir a um mecânico de sua confiança para avaliar o seu veículo.
      Prevenção sempre custa menos que correção.
      Um componente de menor custo que possa ter sido danificado neste episódio, pode acabar sobrecarregando outros componentes e gerando um custo maior para conserto se você demorar para identificar a necessidade de manutenção.

  3. Depois de conhecer a página de vcs no Facebook sempre leio os artigos para aprender com os especialistas, ver e saber as dicas para melhor conservação e durabilidade do veículo. Com respeito aos amortecedores, troquei recentemente pela sugestão do meu mecânico ao fazer a manutenção preventiva, inclusive optei pelo amortecedor Nakata, produto de ótima qualidade.

  4. Olá. Muito bom post. Queria aproveitar para conferir uma situação. Preciso dar manutenção nos coxins do meu honda fit e encontrei numa loja um kit que se diz nakata numa embalagem plástica transparente (sacola) fechada com papelão com emblema Nakata. O kit vem coxim, rolamento, coifa e batente. Como no site consta apenas o coxim em separado da coifa e batente, e ainda fala das medidas da embalagem, que seria uma caixa, desconfiei da situação. Poderiam confirmar se é / foi comercializado este kit pela Nakata, e se eu posso confiar no produto vendido?

    1. Olá Bruno, pode confiar. O kit do amortecedor vem embalado essas 3 peças e pode vir embalado em saco plástico sim, qualquer dúvida no momento da compra liga aqui para gente no 0800-707-8022. 😊

Deixe um comentário