Entenda a importância do coxim do amortecedor para os veículos
Também conhecido como suporte do amortecedor, o coxim do amortecedor é fundamental para o funcionamento correto do automóvel, uma vez que, caso ele seja montado de forma errada, pode afetar de maneira direta a geometria do veículo, ocasionando problemas e barulho durante seu uso.
Diante disso, é essencial que o motorista entenda bem o que é essa peça e para que ela serve. Assim, ele consegue identificar possíveis alterações ou defeitos, garantindo maior vida útil ao veículo e, de quebra, um trânsito mais seguro.
Mas, afinal, você sabe o que é coxim do amortecedor? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe. Neste artigo, vamos falar sobre a importância dessa peça e daremos dicas muito úteis para a manutenção do seu veículo. Continue a leitura e acompanhe!
O QUE É COXIM DO AMORTECEDOR?
O coxim do amortecedor é uma peça de metal revestida em borracha, cuja função é fixar e dar suporte ao amortecedor no monobloco do carro, e que faz parte dos componentes do sistema de suspensão. Tudo isso garante mais conforto e estabilidade para o motorista e os passageiros do carro, além de maior vida útil para o veículo.
Além do coxim do amortecedor, o sistema de suspensão do carro é composto pelos seguintes componentes:
- amortecedores — é um dos principais itens do sistema de suspensão. Sem eles, o veículo teria somente as molas para diminuir as trepidações;
- molas — assim como o amortecedor, as molas servem para amenizar os impactos gerados por uma pista irregular e manter a altura adequada do veículo;
- bandeja de suspensão — também conhecida como braço oscilante, a bandeja de suspensão é a peça que faz a ligação entre a coluna de suspensão e o chassi do carro, servindo como apoio à coluna de suspensão;
- pivô de suspensão — possibilita o giro da coluna e a oscilação da bandeja de suspensão;
- barra estabilizadora — contribui para que o veículo tenha uma condução mais estável, controlando a inclinação da carroceria em curvas.
PARA QUE SERVE O COXIM DO AMORTECEDOR?
O coxim do amortecedor tem a função de apoiar e fixar os amortecedores sobre o monobloco do carro, proporcionando a absorção de ruídos, choques e vibrações.
É dele a responsabilidade de absorver os impactos do sistema de suspensão, assim como resistir às forças rotacionais decorrentes das movimentações do volante e das translocações do peso do veículo durante as curvas, frenagens ou arrancadas. Como dito, é uma peça fundamental para o bom funcionamento do automóvel.
COMO ESCOLHER PEÇAS DE QUALIDADE NA HORA DE FAZER A MANUTENÇÃO?
Vimos como os coxins do amortecedor são fundamentais para uma condução confortável e segura. Portanto, fica clara a importância de atentar para o estado de conservação dessa peça, sobretudo na hora das revisões programadas e das manutenções preventivas.
Sendo assim, é preciso utilizar produtos de qualidade e que estejam de acordo com as especificações técnicas do seu veículo. Para fazer uma boa escolha, é recomendável seguir as recomendações abaixo.
OPTAR POR BOAS MARCAS
Comentamos que o quesito preço costuma influenciar bastante a tomada de decisão do motorista. Porém, nem sempre a opção com menor valor é a mais vantajosa. Isso porque componentes com qualidade abaixo do ideal podem apresentar defeitos ou ter uma vida útil muito menor. No fim das contas, isso representa prejuízo.
O aconselhável é que o motorista opte por marcas reconhecidas pela sua qualidade, seu compromisso e sua credibilidade, a fim de garantir não só uma performance melhor do carro, mas, principalmente, a segurança no trânsito.
Mais do que somente uma pesquisa comparativa de preço, é preciso pensar no custo-benefício e tomar uma decisão pautada em informações confiáveis. Busque por empresas que combinem garantia e bom atendimento em todo o processo de compras. Além disso, um bom catálogo de produtos e suporte disponível e confiável são pontos muito relevantes.
ESCOLHA UM MECÂNICO DE SUA CONFIANÇA
Escolher um profissional capacitado é indispensável para garantir um serviço de manutenção bem executado. Por isso, é muito importante que o motorista preste atenção e opte pelos melhores mecânicos disponíveis no mercado.
Procure por um local de sua confiança e busque referências com conhecidos sobre a qualidade do trabalho executado. Quanto mais confiável e competente for o profissional escolhido (e há muitos mecânicos de alto nível no mercado), maiores serão as chances de ter um veículo sempre bem conservado.
E um alerta deve ser dado para aquelas pessoas que gostam de “botar a mão na massa” e tentar consertar ou mexer no próprio carro, sobretudo se os reparos forem pequenos: tome cuidado!
O ideal é não se arriscar sem ter o conhecimento adequado para executar o serviço com eficiência e segurança. Além disso, consertar um veículo de maneira autônoma pode prejudicar as especificações originais, tanto da peça como do sistema em que ela é instalada.
COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS E QUAL É A HORA DE TROCAR?
Perceber que o coxim do amortecedor pode estar com algum defeito não é uma tarefa fácil — uma vez que seus sinais não são tão gritantes e evidentes. Porém, com atenção e identificação de padrões de repetição, você poderá reconhecer que algo está errado em tempo hábil.
Os principais sintomas são ruídos vindos da parte dianteira do automóvel, sensação incômoda e instável na direção, e até mesmo uma deterioração irregular dos pneus. Esses problemas, além de tornar o ato de dirigir mais desconfortável, podem representar um risco à segurança do motorista e passageiros, uma vez que também dificulta o controle pleno do carro.
Barulhos fortes, principalmente ao passar por estradas irregulares, são outros indícios de que pode haver algo fora do padrão. Depois de muito tempo rodando com as mesmas peças, o coxim pode vir a se desgastar, provocando ruído na suspensão.
O ideal é que a cada 10 mil quilômetros rodados seja feita uma revisão para checar o estado e a necessidade de troca dos coxins. O preço para manutenção ou troca dessas peças costuma variar de acordo com o modelo do automóvel.
QUAIS SÃO OS EFEITOS GERADOS PELOS PROBLEMAS NO COXIM DO AMORTECEDOR?
Agora que você já entendeu o que é o suporte ou coxim do amortecedor, bem como os eventuais problemas que podem ocorrer com eles, mostraremos os outros efeitos que podem ser percebidos no seu veículo.
Afinal, o carro é composto por um conjunto de peças e sistemas que funcionam em harmonia. Se um desses elementos começa a funcionar incorretamente, outros podem ser prejudicados. É justamente o que acontece com defeitos no coxim do amortecedor. Veja quais são eles!
INSTABILIDADE E DIFERENÇA NA VIBRAÇÃO
Um dos sintomas mais comuns que você pode perceber é uma sensação de instabilidade do carro em uma via — principalmente quando se está dirigindo em velocidades mais elevadas. Além disso, você perceberá uma vibração diferente no carro.
Isso porque o coxim do amortecedor defeituoso transfere todas as irregularidades da pista para o volante. Inclusive, isso costuma prejudicar a condução e aumenta o risco de acidentes. Portanto, tenha cuidado com esse tipo de sinal e não o ignore.
RUÍDOS E VIBRAÇÕES NO VEÍCULO
Altos ruídos ou barulhos ao dirigir em ruas irregulares e em curvas indicam que o sistema de amortecedor está apresentando defeito. Em muitos casos, os parafusos se quebram e o tubo de amortecedor pode se soltar, o que fará com que o carro caia para o lado, gerando um grande risco ao condutor e outros que utilizam a via.
Um coxim de amortecedor quebrado pode reduzir o ruído de raspagem, bem como a ralação. Quando o suporte está danificado, os ruídos também acompanham a vibração, chegando até o volante.
DESGASTE NOS PNEUS
Ter coxins e amortecedores gastos prejudica a durabilidade dos pneus. Isso porque esse problema impede que eles fiquem plantados na superfície da estrada. Quando o sistema está desgastado, os pneus tendem a pular se o carro estiver em altas velocidades. Assim, partes do pneu podem ser rasgadas no piso em que você está circulando.
Assim, o padrão de desgaste do pneu se tornará irregular, fazendo com que o piso pareça ondulado. E esse sinal demonstra que existem problemas no amortecedor — especialmente, pelo fato de ele ser o maior causador do desgaste anormal nos pneus.
INCLINAÇÃO ESTRANHA NO CARRO
Se o seu carro se inclina excessivamente em curvas apertadas ou graduais, pode ser um sinal claro de que o coxim da suspensão está danificado. Isso porque o sistema não pode manter a altura correta do carro, perdendo a sua capacidade de carregar sua própria estrutura.
Desse modo, ruídos e alguns rangidos podem indicar que existem problemas no sistema de suspensão — em especial, demonstrando que as peças perderam sua força.
AUMENTO NO CONSUMO DO VEÍCULO
Por fim, os problemas no suporte ou coxim do amortecedor podem ter impactos no consumo do veículo. Afinal, o motor precisará realizar um esforço maior para fazer o carro se deslocar. Isso, principalmente, quando o condutor nota a necessidade de frear e acelerar diversas vezes para diminuir os ruídos e vibrações decorrentes do sistema de suspensão.
Além disso, o desgaste exagerado dos pneus também causa impactos no consumo de combustível.
COMO CONTRIBUIR COM A CONSERVAÇÃO DO COXIM DO AMORTECEDOR?
A negligência pode acabar custando caro para o bolso do condutor. E a manutenção preventiva sempre será a melhor opção do que a manutenção corretiva. Por isso, também é a melhor forma de conservação — não só para o coxim, mas também para o veículo como um todo.
Muitas vezes, o dono do automóvel começa a ouvir alguns barulhos anormais, mas, julgando não ser nada demais, acaba ignorando, achando que o problema eventualmente se resolverá por si só. A questão é que, quando diagnosticado em tempo hábil, o defeito pode ser tratado em seu estágio inicial, evitando maiores dores de cabeça.
Além da inspeção periódica preventiva, a maneira como o motorista dirige tem grande influência sobre o funcionamento e a vida útil dos componentes do carro. Sendo assim, é indicado adotar alguns hábitos capazes de evitar prejuízos. São eles:
- evitar passar em alta velocidade e de maneira brusca por lombadas e ou/valetas, pois o tranco do carro nessas situações pode gerar sérios prejuízos para o sistema de suspensão do carro;
- verificar o estado do coxim do amortecedor a cada 10 mil quilômetros rodados. Caso seja necessário, efetuar a troca;
- evitar arrancadas ou frenagens muito abruptas, o ideal é sempre fazer mudanças de velocidade de forma progressiva;
- evitar fazer algum tipo de alteração na suspensão — principalmente na altura do veículo.
Como vimos, o coxim do amortecedor é de suma importância para todo o sistema de suspensão do carro. Os diversos impactos gerados sobre o veículo podem causar danos, que precisam ser identificados e corrigidos antes de gerar prejuízos e até mesmo acidentes.
Esperamos que, depois de todas as informações que trouxemos, você entenda melhor o assunto e já saiba dizer com tranquilidade o que é o coxim do amortecedor. Seguindo as dicas que apresentamos, é possível evitar problemas no carro e eventuais prejuízos financeiros. Quem faz assim contribui com uma direção segura e um trânsito melhor para todos!
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Gostei muito do conteúdo , é simples , eficaz e de facil entendimento , é muito útil para podermos compreender os sinais de desgastes das peças do veículo, e agilizar na manutenção.
Olá, Alvino! Obrigado, ficamos felizes em saber que você gostou!
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Gostei do comentário sobre amortecedores gostaria de saber mais sobre suspensão passei em uma lombada e depois disso sinto uma pacada seca quando passo por algum buraco meu carro é um ecoesport 2015 será que preciso fazer alguma revisão ou é normal
Depois de conhecer a página de vcs no Facebook sempre leio os artigos para aprender com os especialistas, ver e saber as dicas para melhor conservação e durabilidade do veículo. Com respeito aos amortecedores, troquei recentemente pela sugestão do meu mecânico ao fazer a manutenção preventiva, inclusive optei pelo amortecedor Nakata, produto de ótima qualidade.
Olá, Cássio! É muito gratificante saber que você acompanha nosso blog e Facebook. Obrigada por deixar seu comentário!
Olá, Ibernon!
Quando acontece esse tipo de situação é sempre bom ir a um mecânico de sua confiança para avaliar o seu veículo.
Prevenção sempre custa menos que correção.
Um componente de menor custo que possa ter sido danificado neste episódio, pode acabar sobrecarregando outros componentes e gerando um custo maior para conserto se você demorar para identificar a necessidade de manutenção.
Olá. Muito bom post. Queria aproveitar para conferir uma situação. Preciso dar manutenção nos coxins do meu honda fit e encontrei numa loja um kit que se diz nakata numa embalagem plástica transparente (sacola) fechada com papelão com emblema Nakata. O kit vem coxim, rolamento, coifa e batente. Como no site consta apenas o coxim em separado da coifa e batente, e ainda fala das medidas da embalagem, que seria uma caixa, desconfiei da situação. Poderiam confirmar se é / foi comercializado este kit pela Nakata, e se eu posso confiar no produto vendido?
Olá Bruno, pode confiar. O kit do amortecedor vem embalado essas 3 peças e pode vir embalado em saco plástico sim, qualquer dúvida no momento da compra liga aqui para gente no 0800-707-8022. 😊