Como identificar e resolver problemas na caixa de direção?

Caixa de direção
9 minutos para ler

Você sabe o que é uma caixa de direção e qual é a sua função? De modo bem simplificado, podemos dizer que ela trabalha com uma combinação de engrenagens. Sua função é converter a rotação do volante em movimento horizontal, sendo transmitido às rodas. Outros componentes auxiliam nesse trabalho, e esse conjunto é chamado de sistema de direção.

Ao longo deste post você vai aprender a reconhecer alguns sintomas de folga na direção. Além disso, vamos mostrar os riscos de não prestar atenção nesse sistema e alguns cuidados essenciais. Continue a leitura!

Veja também:

> Junta homocinética: entenda tudo sobre a peça!

> Não sabe como funciona a garantia de peças automotivas? Veja aqui!

> 9 dicas de como escolher o pneu certo para seu carro

Entenda os sintomas da folga na caixa de direção

Antes de mais nada, é importante saber como é o tipo de caixa de direção do seu veículo. Em carros mais antigos, ela usava um sistema com eixo sem fim, sendo substituída depois pelo tipo pinhão e cremalheira em veículos de passeio, bem mais leve e compacta. Os tipos mais comuns de caixa de direção são:

  • pinhão e cremalheira sem auxílio, também conhecida como direção mecânica;
  • com auxílio hidráulico ou direção hidráulica. Nesse sistema, há uma bomba hidráulica acoplada ao motor do carro, que utiliza um fluido para exercer pressão sobre a direção e, assim, diminuir a força necessária ao virar o volante;
  • com auxílio elétrico, direção elétrica. Nesse sistema, no lugar da bomba hidráulica, há um motor elétrico que fará força, tornando a direção mais leve sem roubar potência do motor do carro.

As caixas de direção com auxílio são muito mais leves na condução do veículo, mas é preciso tomar cuidado e prestar atenção ao menor sinal de desgaste, pois o custo de reparo pode ser bem alto. A seguir, listamos alguns sinais de problemas aos quais você deve ficar atento.

Folgas na direção

Esse é um dos problemas mais comuns que podem ocorrer em uma caixa de direção. Principalmente quando o carro está parado, é possível perceber que, ao girar o volante, o movimento não é transmitido às rodas. O desgaste de componentes internos ou externos, como o pinhão e a cremalheira, pode causar esse comportamento.

Esse problema era mais comum em modelos mais antigos, que utilizavam o sistema com eixo sem fim, como os VW Fusca e Kombi. Porém, aparece também nos modelos mais novos. Portanto, preste atenção!

Para verificar se o seu carro está com folga na direção, há um teste simples de ser feito. Com o carro parado e o motor ligado, centralize a direção. Depois, gire o volante com suavidade para ambos os lados em movimentos pequenos e verifique se há falta de esterçamento nas rodas. O tolerável é movimentar apenas 5 graus no volante sem esterçar as rodas. Mais que isso, é preciso uma avaliação técnica pelo seu mecânico de confiança.

É muito importante não trocar imediatamente a caixa, pois nem sempre é ela que está causando o problema. Lembre-se que existem vários outros componentes que fazem parte do sistema de direção do veículo e que eles também podem causar essa falha.

Alguns dos itens que podem causar essas falhas são:

  • terminal de direção com folga;
  • problemas de fixação entre a coluna de direção e a caixa;
  • terminais da direção com defeito ou gastos;
  • buchas da bandeja ou braço oscilante com desgaste excessivo.

Ruídos durante manobras

Fique de olho nesses sinais. Ruídos ao manobrar são sinais de que a caixa de direção pode ter problemas. Mas saiba que falhas em outros componentes podem gerar exatamente o mesmo sintoma. De acordo com Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata, o desgaste na cruzeta da coluna de direção pode causar ruídos muito semelhantes aos produzidos por um pinhão ou uma cremalheira com problema.

Com um sistema de direção hidráulica, fique mais atento ainda para não trocar peças que estão em bom estado e continuar com o problema. São várias as causas que podem gerar ruídos e enganar um mecânico sem experiência. As principais são:

  • mangueira de pressão com defeito;
  • nível do óleo baixo;
  • mangueiras obstruídas;
  • problemas com retentores;
  • diâmetro errado das mangueiras.

Falhas nos terminais também podem ocasionar ruídos ao manobrar o veículo. Por isso, o ideal é consultar um profissional.

Trepidações no volante

Esse pode ser um alerta de que a caixa de direção está com problemas, principalmente quando acontece com o veículo em baixas velocidades. Caso as vibrações ocorram em velocidades mais elevadas, será necessário verificar outros componentes do veículo, como rodas empenadas, pneus defeituosos e a junta homocinética.

Além disso, alinhamento, balanceamento, eixos e suspensão também devem ser revisados. Se esse comportamento é notado apenas quando você utiliza o freio do carro, fique atento às condições do disco, tambores e cubos.

Direção muito dura

Principalmente quando o sistema de direção é hidráulico ou elétrico, não é normal usar muita força para manobrar o carro. Essa dificuldade pode ser causada por uma falha na caixa de direção. Em direções convencionais e não assistidas, pode significar problemas nos outros componentes do sistema de direção e suspensão.

Além de problemas na caixa, o volante muito duro pode ser causado principalmente por:

  • correia ou esticador com defeito;
  • tubulações danificadas;
  • vazamentos;
  • nível de óleo baixo;
  • coluna de direção desalinhada;
  • correia patinando;
  • problemas na bomba hidráulica;
  • pneu com medida incorreta;
  • calibragem do pneu abaixo do recomendado;
  • problemas na geometria da direção;
  • rolamento do coxim do amortecedor danificado.

Vazamentos

Sempre verifique o nível do fluido da caixa de direção hidráulica e os vazamentos, causados principalmente por problemas em retentores. Eles são extremamente prejudiciais e podem danificá-la permanentemente.

O fluido de direção hidráulica deve ser substituído em intervalos recomendados pela montadora do veículo.

Faça revisões periódicas

Existem duas dicas que são infalíveis para manter seu carro em ordem: faça as revisões programadas e mantenha a manutenção do veículo em dia. Durante essas revisões, todos os sistemas são verificados, inclusive os que podem causar problemas na condução, como a caixa de direção, a suspensão, os pneus, o freio, os terminais, a barra de direção, os eixos etc.

As revisões são muito importantes porque conseguem detectar falhas antes mesmo que venham a acontecer ou quando ainda são pequenas. Lembre-se de que os vários componentes de um carro trabalham em conjunto — um pequeno defeito em uma peça pode danificar outras com valor muito maior, gerando mais gastos e dor de cabeça. É o caso da caixa de direção, que trabalha sobrecarregada caso haja problemas com a suspensão.

Procure assistência especializada

Caso note alguns desses sinais que indicam uma caixa de direção desgastada, procure uma oficina mecânica imediatamente. O sistema de direção de um veículo é uma parte delicada e diretamente ligada à sua segurança. Fazer reparos sem o conhecimento adequado pode causar sérios acidentes.

Trocar peças por conta própria é perigoso e pode sair bem caro. Você deve ter percebido que, na maioria das vezes, vários componentes podem causar o mesmo problema. Ao trocar uma caixa de direção, você terá um gasto elevado, dependendo do modelo do veículo — então, não corra riscos. Se o defeito não for nesse componente, o problema vai persistir e, provavelmente, piorar.

A instalação incorreta da caixa de direção pode ocasionar vários problemas e reduzir sua vida útil. É preciso centralizá-la antes de fazer a instalação, ter atenção aos terminais e fazer o correto alinhamento da direção, além de outros procedimentos. Uma oficina especializada fará isso corretamente e não tem perigo de receber diagnósticos falsos — o que nos leva ao próximo tópico.

Tome cuidado com diagnósticos errados

Diagnósticos errados podem acontecer, tome cuidado! Quer um exemplo de como muito dinheiro e tempo podem ser perdidos com um diagnóstico errado? Um terminal axial com folga gera um barulho que pode ser confundido com problema na caixa de direção. Esse terminal chega a custar até 10 vezes menos do que uma caixa nova.

Saiba o quão perigosa é a folga na direção

É importante saber: um veículo com folga na caixa de direção é perigoso, pois torna a condução imprecisa. Isso acontece porque, ao virar o volante, nem sempre as rodas virarão na mesma proporção, uma vez que existe um “curso morto”, por conta da folga.

Em casos extremos, o motorista acaba precisando corrigir a rota a todo o momento — se esterça pouco o volante, as rodas podem ou não virar o desejado, gerando uma grande insegurança. Isso sem falar do risco da perda de controle. Ao entrar em curvas com mais velocidade, o resultado pode ser um grave acidente.

Para completar, uma caixa de direção hidráulica com problemas de vazamento pode se tornar dura repentinamente, por conta da falta de óleo em seu sistema. A direção continuará funcionando, porém mais pesada, o que pode surpreender o motorista e causar um acidente.

Preste atenção aos sinais, não troque a caixa de direção e outras peças por conta própria e sempre faça as revisões programadas. Seguindo essas dicas básicas, você vai manter seu carro em ordem, não comprometendo sua segurança ou seu bolso.

Gostou das dicas? Quer mais informações a respeito do setor automotivo? Entre em contato conosco!

Não deixe de assistir também ao nosso vídeo que mostra como o pneu e o volante podem afetar o sistema de direção.

Sabe o que é shiming? Veja como esse problema pode ser confundido com mau balanceamento das rodas!

Você também pode gostar

16 thoughts on “Como identificar e resolver problemas na caixa de direção?

    1. Olá, Paulo!
      A caixa de direção é um componente de segurança do veículo, por isso requer avaliação de um profissional habilitado, pois pode ser provocado por outros componentes que trabalham em conjunto com a caixa.

    1. Olá, Eladino!
      Agradecemos pelo seu comentário.
      Pode contar conosco, continuaremos a produzir bons conteúdos para você! E por falar nisso, aproveite e cadastre-se no nosso blog para receber mais conteúdos como este.

  1. Ola muito bacana suas dicas ,eu estava prestes a trocar a caixa de direção do meu uno ,mas quando li suas explicoes ,pedi ao mecânico pra olhar melhor e ai veio a surpresa ,não tinha nada haver com a caixa de direçao em si!! Obrigado pelas dicas …

    1. Olá, Francisco! Que legal que conseguimos te ajudar a economizar com a manutenção mais assertiva do seu carro. Continue participando, cadastre-se para não perder outras dicas como esta!

  2. Olá boa tarde,meu carro é um Celta 2003, recentemente apareceu um barulho estranho na caixa de direção tipo dois estalos ao desfazer o giro do volante,esse problema está ligado diretamente a caixa de direção ou pode ser outro componente do sistema???

    1. Olá João Paulo!
      O problema pode sim estar no sistema de direção do seu veículo ou no coxim do amortecedor.
      Sugerimos que procure uma oficina de sua confiança para fazer uma avaliação.

  3. Troquei a caixa TRW do meu Puma por uma NAKATA, Só problemas, veio sem lubrificação e sem qualquer aviso que seria necessário lubrificá-la. O SAC da Nakata é que informou por minha solicitação. Continua com o volante pesado, não volta em curvas e não é possível manobrar com o carro parado! Revisei toda a suspensão dianteira e não fi constatada nenhuma irregularidade! Vou trocar por uma TRW e devolver a Nakata e tentar receber a mão de obra de 02 vezes!!

  4. Olá !
    Tenho um gol G6 2013 e substitui minha caixa de direção, que foi danificada, por uma nova e a direção não ficou “maneira” como antes, é normal ? Ainda está com 2 dias que fiz a troca.

    1. Olá, Bruno!
      Pode haver uma pequena mudança de comportamento ao substituir uma peça com problema por uma peça nova, procure a oficina onde a caixa foi instalada para avaliar seu veículo.

  5. Comprei uma caixa de direção mecânica para um Clio Nakata nova com 1 mês de uso ela deu problema liguei para 08007078022 tive um péssimo atendimento e o produto não é de Boa qualidade e a Nakata só fala que o mecânico fez merda se eu puder nunca mais eu compro nenhum produto deste empresa fique atento com a qualidade do produto e ruim e o atendimento é pior ainda. Reginaldo Rj.

    1. Sr. Reginaldo, lamentamos que tenha tido uma experiência ruim com nosso produto. Estamos a disposição para qualquer esclarecimento através de nossos canais de atendimento ao cliente. 08007078022 e sac@nakata.com.br

    1. Olá, Monteiro!
      Sugerimos que leve seu veículo a um especialista em sistema de direção e peça para identificar onde está o vazamento, podem ser inúmeros os defeitos com a informação apresentada.

Deixe uma resposta

-