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O dia a dia nas oficinas é sempre desafiador. A cada instante, chegam carros com os mais variados problemas. O dono, por sua vez, olha para o mecânico como um herói, aquele que detém a solução para todos os problemas. Também espera que o conserto seja feito no menor tempo possível.
Para sustentar essa reputação, o profissional precisa, em primeiro lugar, realizar um diagnóstico rápido e preciso. É por isso que preparamos este artigo, reunindo os principais cuidados que devem ser tomados na inspeção do sistema de freios, para que você aprimore suas habilidades. Acompanhe!
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O início do diagnóstico
Em qualquer conserto, a perfeita comunicação entre o proprietário do veículo e o mecânico é fundamental. Mas também é preciso estar sempre atento para filtrar as informações erradas. Para ajudar nesse trabalho, é importante fazer algumas perguntas pontuais ao cliente:- Quando começou o problema?
- Em que condição ele aparece?
- Caso seja ruído, é uma batida, um chiado ou outro barulho?
- Em qual lado do veículo ocorre?
Os principais problemas
Depois que voltar do teste de rodagem, o ideal é o mecânico fazer uma verificação completa no sistema de freios, conferindo o acionamento do pedal, os componentes da parte dianteira, o estado do fluido e depois percorrendo todo o circuito até chegar a cada uma das rodas. A seguir, reunimos alguns dos principais problemas que costumam aparecer no sistema. Com essas informações em mente, você poderá aprimorar as suas competências durante os diagnósticos, tornando o seu trabalho mais rápido e certeiro. Confira!Pedal duro
Essa é uma reclamação relativamente fácil de ser diagnosticada. Na maioria dos casos, o problema é causado por alguma falha no principal multiplicador de forças do sistema: o servofreio. Entre as principais situações, podemos destacar:- válvula unidirecional obstruída;
- vazamentos na mangueira que conecta o componente ao motor;
- diafragma danificado;
- entupimento no filtro de ar da peça.
Pedal com curso longo
Aqui, você escutará a seguinte reclamação do proprietário: preciso pressionar o pedal quase ou até o fim para conseguir frear o veículo, o que pode estar acontecendo? Essas falhas costumam ser causadas principalmente pelo sistema hidráulico. Vamos relembrar as principais:- vazamentos internos no cilindro mestre;
- problemas nas pinças de freio ou nos cilindros de roda;
- danos nas tubulações rígidas ou nos flexíveis;
- presença de ar no sistema hidráulico;
- folga incorreta entre os tambores e as lonas.
Pedal esponjoso
Sempre que é pressionado, o pedal apresenta um comportamento “esponjoso”, passando uma sensação de insegurança ao dono do carro. Também recua à posição original com lentidão. Na maioria dos casos, essa falha é provocada pela presença de ar dentro do sistema hidráulico. Além disso, vale examinar o estado do fluido de freio. Com o passar do tempo, esse líquido tende a acumular água. Para fazer um trabalho de qualidade (que, sabemos, é a sua especialidade), o ideal é trocar todo o fluido de acordo com a classificação indicada no manual do veículo e realizar a sangria do sistema.Vibrações
Esse sintoma é caracterizado pela trepidação do pedal durante as frenagens. Porém, é preciso tomar bastante cuidado ao examinar esse sintoma. Muitas vezes, é apenas um desconhecimento do dono do veículo em relação ao funcionamento dos freios ABS, que passaram a ser obrigatórios no Brasil desde 2014. Quando esse sistema eletrônico está atuando, o motorista tende a sentir uma vibração no pedal — e isso não é uma falha técnica. Mas existem outros tipos de vibrações no sistema de freios que não tem nada a ver com o ABS e precisam ser checados com atenção redobrada:- discos de freios empenados;
- cubos de rodas empenados;
- ovalizações nos tambores.
Desvios ao frear
Como acabam interferindo na direção, os desvios de trajetória durante as frenagens costumam confundir os proprietários dos veículos. Uma causa bastante comum desse problema são as manutenções feitas “pela metade”, como a troca de componentes dos freios apenas de um lado do carro. Pinça de freio com êmbolo travado ou vazamento de fluido nos cilindro de roda também são elementos que contribuem para o desvio de trajetória em freadas de pânico. Mas também podem indicar problemas muito mais sérios, como serviços no chassi que deram errado ou carros recuperados de acidentes graves. O ideal é fazer uma análise cuidadosa na oficina e, se ficar na dúvida, recorrer à ajuda de um especialista estrutural, levando o veículo até ele.Ruídos
Atualmente, essa é uma das maiores reclamações dos clientes. Mas o mecânico deve ter muito cuidado no diagnóstico, porque o ruído pode estar sendo causado por outros componentes. Quando o problema está realmente nos freios, as causas principais são as seguintes:- discos de freio com superfícies irregulares;
- contato irregular das pastilhas com os discos;
- pastilhas flutuando nas pinças;
- pastilhas erradas para o veículo;
- pastilhas mal assentadas;
- pastilhas de baixa qualidade.