Sapatas de freio: entenda mais sobre essa peça importante
Você já ouviu falar em sapatas de freio? Conhecer essa peça automotiva, assim como os demais componentes de um carro, é importante para os proprietários de veículos, afinal, o bom estado de conservação de um automóvel depende diretamente da atenção que o dono tem com o seu bem.
No caso do sistema de freio é preciso ter ainda mais atenção, uma vez que esse é o principal componente de segurança do veículo. Para evitar problemas com o carro é preciso entender sobre o tema.
Se você tem interesse pelo assunto, continue a leitura deste post que apresentaremos todos os detalhes sobre as sapatas de freio para que você compreenda a importância dessa peça. Confira!
O que são as sapatas de freio?
As sapatas de freio são um componente automotivo que integra o sistema de freio a tambor. Estão localizadas geralmente nas rodas traseiras e em veículos mais antigos nas quatro rodas.
Em geral, se trata de uma peça que é composta por uma lona de freio colada sobre uma superfície metálica de formato circular que acompanha a forma arredondada do tambor.
Qual é a diferença entre as sapatas de freio e as patilhas?
As pastilhas e as lonas de freio têm como objetivo gerar atrito para desacelerar e parar o veículo.
Contudo, as pastilhas atuam em conjunto com os discos de freio, enquanto as sapatas fazem parte do sistema de freio a tambor. Em geral, os veículos utilizam o sistema de freio a disco na dianteira e a tambor na traseira e, portanto, contam tanto com a sapata quanto com a pastilha em seus componentes.
Uma importante diferença entre os referidos componentes é que o período de troca de uma sapata é maior que o das pastilhas, uma vez que o seu desgaste é menor em função da distribuição da frenagem que é maior nas rodas dianteiras.
Como a sapata de freio funciona?
As sapatas funcionam da seguinte maneira: quando o condutor pisa no freio, o cilindro pressiona as duas sapatas sobre a lona e contra o tambor — o que gera uma força de atrito que faz com que a roda desacelere.
Como perceber os indícios de problemas?
Quando as sapatas de freio apresentam indícios de problemas e desgastes o veículo, consequentemente, perde a sua força de frenagem — principal razão pela qual é importante saber identificar os problemas com a peça.
Em geral, o primeiro indício de que a peça está com problemas é, justamente, a frenagem. Dessa maneira, é importante que o proprietário observe a perda de eficiência na frenagem ou do freio de estacionamento, se isso ocorrer deve procurar o serviço de um mecânico.
Além disso, quando as sapatas de freio estão desgastadas os ruídos e vibrações também se tornam frequentes.
Qual é o momento certo para fazer a manutenção?
Fazer inspeção preventiva periodicamente do seu veículo é fundamental para evitar maiores problemas, especialmente no caso do freio, pois se trata de um item de segurança fundamental.
Ao notar falta de eficiência ruído ou baixa do nível de fluido no reservatório de sistema são outros indicativos que um especialista deve ser procurado para identificar a causa e sanar o problema.
Agora que você já conhece todos os detalhes sobre as sapatas de freio, lembre-se de realizar a manutenção preventiva e as revisões, a fim de acompanhar o desgaste da peça em seu veículo, inclusive, durante o momento específico que estamos vivemos em razão da pandemia, pois não devemos nos descuidar em nenhuma ocasião dos itens de segurança do carro.
Se você gostou deste post e deseja receber atualizações sobre nossos novos conteúdos diretamente em seu e-mail, se inscreva em nossa newsletter!