Não sabe como funciona a garantia de peças automotivas? Veja aqui!

garantia de peças automotivas
4 minutos para ler

O Código de Defesa do Consumidor prevê a garantia de peças automotivas, assim como para quaisquer outros produtos e serviços. Mas para que seu direito seja respeitado, é preciso conhecê-lo muito bem e tomar alguns cuidados, tanto na hora da compra quanto na instalação dos componentes.

Vamos aprender um pouco mais sobre a garantia de peças automotivas? Então, continue com a leitura deste texto!

Veja também:

> Ponto cego do retrovisor: 7 cuidados que você precisa tomar

> Guia dos amortecedores: tudo o que você queria saber

> Carro fervendo? Entenda o que fazer em 6 passos!

 

Qual é o prazo mínimo determinado por lei para a garantia de peças automotivas?

Por lei, todo produto ou serviço tem, obrigatoriamente, uma garantia de pelo menos 90 dias. Quando você escolhe as melhores peças de reposição para o seu carro, é bem comum que esse prazo seja maior. Nesse caso, é chamada de garantia contratual e não é obrigatória. Todas essas informações podem ser encontradas em um termo que vem junto ao manual, em caso de produtos.

Quando chega o momento de acionar os direitos de consumidor, surge aquela dúvida: a partir de quando começa a contar esse prazo? É simples: desde o momento em que a compra é realizada ou um serviço é concluído, já está valendo.

Quais os tipos de defeitos que uma peça pode apresentar?

A garantia de peças automotivas é válida quando o produto apresenta problemas de fabricação, mau funcionamento ou erro de projeto. Mas um componente pode apresentar vários defeitos e as empresas têm um prazo de até 30 dias para identificar e resolver a situação. Os mais comuns são:

  • Fabricante: Escopo do projeto, fabricação, material
  • Mecânico: Erro de instalação
  • Usuário de veículo: Falta de manutenção preventiva, utilização (maneira de dirigir, sobre carga)

Vale deixar claro que, se problema for causado pelo profissional que fez o serviço de manutenção do veículo, ele é o responsável pela garantia. Da mesma forma, se você comprar o componente e causar algum dano a ele, o fabricante ou revendedor não é obrigado a fazer a troca. Por isso, procure sempre o seu mecânico de confiança — é melhor deixar nas mãos de quem sabe, não é mesmo?

Quais os cuidados necessários quanto à garantia?

Uma dica importante: tenha o costume de exigir a nota fiscal de toda compra que fizer. Afinal, é com esse documento que você vai solicitar a garantia quando necessário. Como o prazo é longo e os papeis tendem a se desgastar, o ideal é fazer uma cópia digitalizada para ter a certeza de que essas informações não serão perdidas.

Procure comprar peças automotivas de marcas conhecidas: elas fornecem todo o respaldo necessário, além de itens confiáveis e de qualidade. Entregue o serviço a uma oficina mecânica de confiança e verifique na nota fiscal tudo o que foi feito e as peças substituídas

Ainda que seja previsto na lei, algumas empresas (seja de produtos ou serviços) podem dificultar o acesso à garantia, gerando algumas dúvidas. Sempre que elas surgirem, veja quais são as recomendações do PROCON. Caso não encontre a informação desejada, vá a uma agência desse órgão e faça valer os seus direitos.

Onde encontro a discriminação dos serviços prestados na nota fiscal?

Como você viu, um dos cuidados necessários em relação à garantia é acompanhar de perto o que foi feito na oficina mecânica. No campo “Discriminação dos Serviços”, indicado na nota fiscal, deve ter toda a informação relacionada às peças trocadas e serviços realizados.

Se o veículo apresentar problemas e você notar que o serviço não foi realizado adequadamente, esse documento é fundamental para registrar uma reclamação junto a um órgão de defesa do consumidor, como o PROCON.

Como vimos, a garantia de peças automotivas é um assunto bem sério. Por isso, lembre-se de sempre pedir a nota fiscal, evite produtos usados e mantenha o seu carro sempre em ordem.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Temos uma equipe especializada para ajudar!

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8 thoughts on “Não sabe como funciona a garantia de peças automotivas? Veja aqui!

  1. Comprei dois batentes de amortecedoras da V8 automotive. Em menos de um ano eles apresentaram sérias rachaduras. Descobri o defeito por acaso quando precisei verificar um vazamento de óleo do motor. Corria risco de quebrar danificando o capô e podendo ter efeitos muito mais graves. Muitos mecânicos com quem conversei me disseram que os produtos dessa empresa apresentam defeitos, suas furações não têm padrão. Gostaria de saber para quem- órgão e fiscalização e controle- posso enviar um dos batentes para análise de material haja vista que é um item de segurança do veículo e está apresentando sérios defeitos relatados pelos mecânicos. Obrigado

    1. Olá, Pedro!
      Poxa, infelizmente esta pergunta não faz parte da nossa área de atuação, então não podemos te dar uma resposta precisa para tirar a sua dúvida. Nosso conteúdo é produzido por jornalistas especialistas para trazer uma maior e melhor quantidade de conteúdos para nossos leitores.
      Nossa sugestão é de que procure um profissional especializado na área para lhe dar o suporte necessário!

      Muito obrigado pelo contato!

  2. Comprei um motor usado ,em uma autorizada do Detran e o motor bateu , mas eu andei pouco Km depois da troca e ja se passaram mais de 90 dias, só que andei menos de 1.000 Km neste período. Eu tenho direito a restituiçao de um novo motor usado sem ter que pagar novamente por isso ? tenho direitos neste caso ???

    1. Olá, Gesne!
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      Muito obrigado pelo contato!

    1. Olá, Luiza!
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