Motos antigas: conheça 10 motos lendárias do passado

Assim como os carros do passado, as motos antigas também costumam interessar os amantes de automobilismo. Pensando nisso, fizemos uma superpesquisa para apresentar as motocicletas mais lendárias de antigamente.
As motos antigas contam com características específicas que as destacam das demais. Alguns modelos já eram considerados itens especiais em suas épocas, tornando-se motos lendárias do passado e, inclusive, objetos de desejo de muitas pessoas.
Se você é apaixonado por motocicletas, continue a leitura deste post que vamos apresentar 10 motos antigas que você precisa conhecer. Confira!
Veja também:
5 dicas de como escolher capacete de moto
Seguro de moto: entenda como funciona e tire suas dúvidas
1. Ninja Kawasaki
A Kawasaki Ninja é uma das motos esportivas antigas que mais fizeram sucesso no Brasil, com o seu modelo de motocicleta verde, estilo de competição, que conseguia correr muito. O primeiro modelo da Ninja Kawasaki foi lançado em 1984 e, por vários anos, foi considerada a moto mais rápida do mundo. Afinal, ela é capaz de fazer de zero a 100 quilômetros por hora em apenas dois segundos e meio.
2. Triumph Bonneville
A moto britânica Triumph Bonneville teve o seu primeiro modelo lançado em 1959 e, portanto, é considerada uma das mais antigas do mundo. O seu design é clássico e enxuto, mas na época em que foi criada, o seu visual era considerado moderno.
Além disso, a Triumph Bonneville é indicada entre os motociclistas que gostam de estilo clássico e com segurança — fator que também deve ser considerado no momento de escolher uma moto. Desde o seu lançamento, a marca já relançou diferentes modelos da marca.
3. Vespa
Não tem como falarmos de motos antigas sem citar a famosa Vespa. Ela foi inventada depois da Segunda Guerra Mundial pela italiana Piaggio, e contava com pequenos motores de dois tempos, que eram utilizados para dar partida nos aviões.
A Vespa foi criada para ser utilizada como um meio de transporte acessível e de baixo custo. Ela ficou muito famosa, especialmente, por sua elegância, robustez, simplicidade e pelos preços baixos.
Nos anos 80, a Vespa lançou uma nova linha no Brasil que, apesar de ser semelhante ao seu modelo anterior, conta com traços mais modernos. Essa versão se tornou um dos mais vendidos veículos de duas rodas do país.
4. Lambreta
A Lambreta, concorrente da Vespa, era um dos veículos mais usados pelos jovens dos anos 50. Inclusive, em razão da sua grande popularidade, o público adotou o estilo e o nome da Lambreta como sinônimo para esse modelo de motocicleta.
5. Yamaha RD 50
A Yamaha RD 50 foi a primeira moto produzida no Brasil, sendo que a sua produção teve início em 1974, na cidade de Guarulhos (SP). Como diferencial, esse modelo apresentou como novidade o sistema de admissão diretamente no cilindro.
Esse modelo de moto contava com motor de dois tempos e 50cc, atingindo a velocidade máxima de 80 Km/h. Já a sua suspensão dianteira era composta por um garfo telescópico com molas externas e, na traseira, braço oscilante com duplo amortecimento. Já os sistemas de freios eram de tambor, tanto na traseira quanto na dianteira.
6. Mobilete
A Mobilete, apesar de não ser uma moto de verdade — motivo pelo qual a legislação brasileira nem sequer exige habilitação do condutor que deseja dirigi-la — foi o primeiro veículo motorizado de muitas pessoas que cresceram entre as décadas de 70 e 80.
Apesar disso, elas eram como bicicletas com um motor abaixo de 50 cilindradas, fabricadas inicialmente pela empresa Garelli. Tempos depois, outras marcas, como Monark e Caloi, também passaram a produzi-la.
7. Agrale
Já a Agrale surgiu em razão de uma cooperação técnica da marca italiana Cagiva, que tornou uma pequena fábrica gaúcha de tratores em uma ousada fábrica de motos brasileira. Inicialmente, chegaram no mercado do país os modelos da Agrale SXT 16.5 e Elefant 16.5, em 1984.
Na ocasião, as motos da Agrale eram de uso misto, como as Yamaha DT180, mas apresentavam inovações tecnológicas que, na época, eram inéditas até mesmo para as maiores empresas da área.
Com o passar do tempo, a Agrale lançou diferentes modelos, inclusive, com potências maiores. Contudo, em 1997, a marca deixou de fabricar os seus modelos de motocicletas.
8. Amazonas
Já a Amazonas, conhecida por ser a “maior moto do mundo”, foi lançada em 1978, em um segmento em que era única. Por esse motivo, o modelo se tornou popular em todo o mundo.
Ela utilizava um motor Volkswagen refrigerado a ar, que passou por diferentes adaptações e, por ser uma moto gigante, contava até mesmo com marcha ré. As Amazonas eram muito mais pesadas e maiores do que as motocicletas tradicionais e, por um longo período, foram as motos com maior cilindrada já fabricadas.
Ocorre que as motos Amazonas foram produzidas somente até o ano de 1989. No entanto, recentemente, a empresa retomou as suas atividades, dessa vez, associada a uma marca chinesa.
9. Honda CB400
A Honda, em 1980, criou um modelo que se tornou um sonho de consumo para os apaixonados por motos. Tudo isso porque ela apresentava um desempenho superior aos demais fabricados na época.
A Honda CB400 era uma moto que contava com motor inovador e silencioso, com muito mais potência do que as concorrentes. Esse modelo ficou presente no mercado por 14 anos, até que a sua evolução, a CB450, foi lançada.
10. Yamaha Ténéré
Já a Yamaha Ténéré, modelo que teve o seu nome inspirado no deserto atravessado pelo antigo Rali Paris-Dakar, era uma moto que apresentava excelente motor, sendo considerada até mesmo como um “trator em duas rodas”.
No Brasil, a Yamaha Ténéré foi lançada em 1988 e, apesar de ser fabricada em Manaus, seguia o mesmo modelo da versão que era produzida na Europa, desde 1985. Essa moto foi pioneira em usar partida elétrica no ramo.
Agora que você já conhece 10 modelos de motos esportivas antigas, lembre-se que, ao comprar ou manter uma motocicleta dessa categoria, é fundamental se preocupar não apenas com a customização da moto, mas também, reforçar os cuidados e a manutenção preventiva. Por isso é tão importante contar com um mecânico de confiança.
Gostou deste post? Então, compartilhe em suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam 10 modelos de motos esportivas antigas!