5 dicas de como escolher capacete de moto

Como escolher o capacete de moto
3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Se você está tirando um tempo para fazer a revisão da moto, uma pintura ou renovar a carteira, também é uma boa oportunidade para trocar o seu capacete. Todo motociclista precisa de um para garantir a sua segurança nas estradas, e saber como escolher capacete de moto pode fazer toda a diferença.

Mesmo com boas práticas de direção defensiva e evitando problemas na sua moto, não é possível prevenir todos os tipos de acidentes. Sendo assim, ter um capacete resistente é a melhor maneira de evitar danos mais graves em suas viagens.

Porém, apesar disso, não faltam motociclistas que têm dificuldades para escolher um capacete de boa qualidade. Se ele for muito frágil, não ficar bem preso ou não for do tamanho certo, pode ser que mais atrapalhe do que proteja.

Para ajudar você a fazer a melhor escolha, listamos aqui 5 dicas que vão mostrar como escolher capacete de moto. Acompanhe!

1. Confira o tamanho certo

Obviamente, você quer um capacete que seja minimamente confortável e tenha o tamanho adequado para sua cabeça, já que isso também afeta a qualidade da proteção que ele oferece.

Um erro comum aqui é que, para conseguir mais conforto, alguns motociclistas optam por modelos de tamanho maior, o que prejudica a absorção do impacto. Antes de escolher, tenha certeza de fazer a medição e evite usar tamanhos maiores que o adequado.

2. Escolha o melhor modelo

Existem vários tipos de capacetes para moto, adequados para diferentes perfis. Alguns são melhores para off road, outros são compactos e fáceis de carregar para diversos lugares.

Em todo caso, você precisa entender quais são as vantagens e desvantagens de cada formato, fazendo sua escolha com base na adequação dele ao seu contexto. É outra atitude simples, mas que faz muita diferença na sua segurança.

3. Verifique o material e sua qualidade

O material usado na confecção é outro ponto muito importante na hora de escolher capacete de moto. Vários fatores, como o peso, tamanho e rigidez, afetam a proteção da sua cabeça e a sua postura para dirigir. A fibra de carbono e a fibra de vidro são os materiais mais usados, pois apresentam a maior resistência, mas também existem alternativas de custo menor, como ABS ou Kevlar®.

4. Busque o selo do Inmetro

Uma boa forma de como escolher capacete de moto, caso esteja em dúvida, é procurar aqueles que contem com o selo de certificação do Inmetro. Como o órgão fiscaliza a qualidade dos produtos colocados no mercado, esse selo é uma boa referência para identificar as marcas e modelos que atendem aos padrões de qualidade.

5. Confira a cinta jugular

A cinta jugular é a fita que passa sob o queixo e evita que o capacete seja retirado muito facilmente. Obviamente, é uma parte muito importante para determinar a segurança do modelo. Sempre confira se ela está justa o bastante e se não fica escorregando para o pescoço.

Com as dicas que apresentamos, você já sabe como escolher capacete de moto. Agora basta pesquisar e encontrar a opção que melhor atenda às suas necessidades. Lembre-se também que dirigir sua moto com cautela é fundamental para sua segurança!

Quer continuar recebendo mais dicas como essas? Então siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para acompanhar tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário