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Entre os inúmeros componentes de um carro, os coxins são alguns dos mais difíceis de se diagnosticar. Provavelmente, você já passou por uma situação assim, ouvindo o relato do cliente e tentando identificar o problema a partir de uma sugestão equivocada.
A grosso modo, nós entendemos que existe apenas uma maneira de facilitar esses procedimentos: conhecendo cada detalhe do componente. Ficando de olho em alguns detalhes técnicos, você conseguirá agilizar esse processo, eliminando os erros no momento da manutenção. Acompanhe esta leitura e aperfeiçoe ainda mais o seu trabalho!
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Os coxins dos veículos
Como você bem sabe, os coxins são componentes revestidos por uma forte camada de borracha, que absorve as vibrações de várias partes do veículo. Por conta disso, essas peças são montadas em regiões estratégicas dos automóveis, como no motor, câmbio, caixa de transferência, diferencial e suspensão. Todas essas partes têm um fator em comum: a trepidação. Na ausência dos coxins, os carros seriam tão desconfortáveis quanto perigosos, já que os componentes internos se chocariam contra a lataria e as peças ao seu redor, ocasionando um desgaste avançado. Mas é justamente pela função do coxim (anti-trepidação) que o seu diagnóstico é uma tarefa tão delicada. Afinal, a vibração em excesso pode estar sendo causada por uma série de outras falhas, de desajustes no alinhamento ou até problemas mais sérios na bandeja da suspensão. Para todos os efeitos, você, mecânico experiente, precisa se garantir no momento de realizar esse diagnóstico de maneira precisa, pois apenas assim se consegue evitar o avanço do desgaste nos componentes paralelos. Além disso, também é importante reforçar na memória do seu cliente qual o principal “inimigo” dos coxins: a pulverização do próprio veículo. Produtos químicos como querosene, óleo diesel e demais derivados de petróleo são nocivos à peça, que sofre ataque ao entrar em contato com essas substâncias.Os principais problemas
A maior dificuldade em identificar problemas nos coxins está nos defeitos apresentados pelo carro. Os sintomas são mistos e, nem sempre são percebidos rapidamente pelo proprietário. Por conta disso, a precisão do seu diagnóstico depende de uma checagem por eliminação, em que você verifica todas as causas possíveis e, por fim, confirma se o coxim é ou não a fonte do problema. Um carro com coxins danificados poderá apresentar:- vibração exagerada, percebida no assoalho, na manopla do câmbio e no motor, mesmo com o veículo parado;
- emissão de ruídos na parte dianteira do veículo, durante a condução;
- alavanca de câmbio balançando durante saídas e frenagens;
- desgaste avançado e/ou irregular entre os quatro pneus;
- motor muito barulhento, sobretudo nas saídas/arrancadas;
- instabilidade e trepidação do volante;
- dificuldade no engate das marchas.
Coxim do amortecedor
Felizmente, esse é um dos componentes que permitem um diagnóstico sem que você desmonte o veículo. Isso acontece porque existe um método bastante eficaz para avaliar a peça, com o carro parado e intacto. Basta seguir os seguintes passos:- vá para a dianteira do veículo, abra o capô e fique ao lado do automóvel;
- posicione a ponta do seu dedo sobre a haste do amortecedor;
- com a outra mão, passe a exercer pressão sobre o carro, o balançando em um movimento vertical.
Coxim do motor e do câmbio
O diagnóstico desses coxins também merece muita atenção. Por isso, apresentaremos um método de verificação que ajudará bastante a identificar problemas, permitindo que você faça um teste preciso, mas sem ter que desmontar o carro. Sendo assim, esse é um método ideal para quando os seus clientes reclamarem de vibração na manopla do câmbio, ruídos em arrancadas e barulheira em excesso. Agora, vamos aos passos:- abra o capô, deixando o motor visível;
- entre no carro;
- ligue o veículo;
- engate a primeira marcha;
- segure o automóvel com o freio de mão;
- retire o pé da embreagem, como se fosse arrancar;
- então, você ou alguém que estiver auxiliando deve avaliar o balanço do motor.
- o motor está fazendo a trepidação comum;
- o motor está visivelmente se deslocando do cofre, forçando os coxins.