Saiba mais sobre montagem e regulagem do eixo diferencial

Fundamental para a tração adequada do veículo, o eixo diferencial pode desregular devido aos desgastes naturais ou danos que afetam os seus componentes internos. Quando isso acontece, é comum que o motorista perceba ruídos anormais.
A montagem e regulagem adequada dessa parte do automóvel é imprescindível para a segurança dos clientes da sua oficina. Durante essa manutenção, podem surgir alguns desafios, como o ajuste preciso das folgas e posicionamento correto das engrenagens. Quer saber como otimizar esse tipo de reparo? Neste post, vamos abordar dicas que facilitam o seu trabalho. Confira!
Qual a importância do eixo diferencial para o funcionamento do carro?
O eixo diferencial é uma peça projetada para direcionar e transmitir a potência gerada pelo motor para os semi-eixos instalados nas rodas. Dessa maneira, elas podem girar em diferentes velocidades.
Com o passar do tempo, ele pode sofrer desgastes naturais, o que se deve ao esforço constante à qual é submetido durante a operação do veículo. Esse processo é intensificado em situações de carga ou exigência excessiva, causando a deterioração dos dentes das engrenagens e falhas nos rolamentos.
Os danos causados por impactos e trancos no sistema de transmissão também contribuem para a aceleração do desgaste dos componentes do diferencial prejudicando a sua integridade e desempenho. Além disso, a lubrificação insuficiente, errado ou troca fora do período recomendado favorecem esse problema.
Assim, o motorista pode ouvir uma espécie de ‘’ronco’’ ou ‘’ranger’’ sempre que vira uma curva, ou acelera. O barulho não é o único inconveniente, já que o eixo desregulado ou desgastado pode falhar e provocar um grande dano a todos os componentes.
Quais são as ferramentas necessárias para reparar o eixo diferencial?
Organizar o seu ambiente de trabalho é essencial para você ter mais agilidade, eficiência e precisão na hora de regular o eixo diferencial nos veículos do seu cliente. Acompanhe, a seguir, quais são as ferramentas indispensáveis para esse reparo.
Chaves universais
Soquete de diversas medidas incluído medida para soltar a porca do pinhão e dos mancais, chave estrela, enfim, todas as chaves universais que compõe o quadro de uma oficina de ponta.
Torquímetro
Permite aplicar o torque necessário para apertar os parafusos corretamente, para que as peças sejam fixadas sem danos.
Ferramentas de medição
Você vai precisar de um paquímetro, micrômetro, relógio comparador com base magnética e calibrador de folgas para fazer todas as medições necessárias.
Extrator de rolamentos
Serve para remover os rolamentos do diferencial, tornando a sua substituição e manutenção mais fáceis.
Prensa hidráulica
A prensa será utilizada para montar o rolamento, tanto na caixa dos satélites quanto no pinhão.
Colocador de rolamento
Essa ferramenta será utilizada em conjunto com a prensa para montar os rolamentos.
Ferramentas de ajuste de profundidade do pinhão
São usadas para determinar a quantidade de calço necessário para que o pinhão fique na profundidade correta, sem essas ferramenta será muito difícil fazer um ajuste preciso da profundidade do pinhão.
Compressor de molas
Ajuda a comprimir as molas dos diferenciais de deslizamento limitado no momento de montar ou desmontar a caixa dos satélites.
Como montar e regular o eixo diferencial?
Agora que você já sabe quais ferramentas utilizar, vamos para a parte prática. Por ser um processo realizado em várias etapas, podem surgir algumas dúvidas sobre esse tipo de manutenção. Veja as nossas dicas para montar e regular o eixo diferencial sem erros.
Tenha em mãos o manual de manutenção do modelo do diferencial
A primeira coisa a fazer é ler o manual de manutenção observando se há algum detalhe exclusivo para aquele modelo. Siga as etapas conforme descrito no manual, não deixe passar nenhum detalhe.
Desmontagem
A primeira coisa a se fazer é desmontar o diferencial antigo. Verifique os componentes do diferencial, a fim de identificar eventuais desgastes nas engrenagens.
Faça uma inspeção e limpeza
Limpe os componentes internos, eliminando os resíduos de óleo sujeira. Essa limpeza é importante impedir o que as peças desgastem precocemente.
Montagem dos componentes
Mais do que nunca, nesse momento o manual de manutenção do eixo diferencial é de extrema importância, é nele que você vai encontrar informações sobre torque, folgas, pre carga de rolamentos da caixa e do pinhão e posicionamento (profundidade) do pinhão.
Para ter certeza que tudo deu certo confira qual é o padrão de contato das engrenagens aplicando pasta especial para contato entre dentes e gire o diferencial de 2 a 3 voltas para frente e para traz. Depois é só comparar as marcas dos dentes com o padrão proposto no manual, se o contato não ficou bom será necessário refazer o ajuste.
Finalize a montagem
Todas os ajustes foram feitos? Após ter certeza de que todas as peças internas fixadas corretamente, reinstale os semi-eixos, avaliando a integridade das juntas e retentores. Coloque a tampa do diferencial de volta, apertando os parafusos com o torque especificado, e o encha com óleo apropriado.
Por fim, basta fazer um teste de rodagem para averiguar se o conjunto está operando de maneira eficiente e o ruído anormal foi totalmente eliminado.
Para uma manutenção eficaz, é essencial ampliar os seus conhecimentos técnicos sobre os princípios de funcionamento do sistema de tração, o que colabora para a satisfação e fidelização de seus clientes na oficina mecânica.
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