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Dono do carro  -  Revisão

Como fazer rodízio de pneus: veja agora quais são as melhores práticas

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 23, 2020 | Atualizado em abril 3, 2020
Rodizio de pneus
7 minutos para ler

Você sabe como fazer o rodízio de pneus corretamente? Apesar de não ser uma manutenção obrigatória, essa técnica traz inúmeras vantagens. Porém, para que isso aconteça, é preciso ter atenção a uma série de detalhes e realizar outros procedimentos para garantir o máximo desempenho.

Quer saber como fazer o rodízio de pneus corretamente e deixar o seu carro em perfeito estado? Então, continue a leitura e não perca!

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O que é o rodízio de pneus e qual o seu objetivo?

O rodízio de pneus é uma técnica antiga que tem como objetivo principal prolongar a vida útil do componente. O procedimento é bem simples: fazer a troca periódica da posição de cada elemento, ou seja, mudar as rodas de lugar. É uma tarefa importante porque o desgaste da borracha é sempre diferente entre a traseira e dianteira do veículo.

Isso se deve, principalmente, ao fato de a tração estar na frente ou atrás. Os pneus que recebem a potência do motor acabam se desgastando mais rapidamente. Como resolver isso? Usando a técnica do rodízio desses conjuntos.

Por que essa é uma prática importante?

Mas afinal, qual é o problema de os pneus dianteiros ou traseiros se desgastarem de forma diferente? Quando o desgaste é pequeno, não existe basicamente nenhum, mas quando ele aumenta, o carro pode sofrer com um desequilíbrio e ter a sua condução mais complicada.

Além disso, se o pneu se desgastar demais, você vai precisar fazer a troca antes do previsto — nada bom para o seu orçamento, não é mesmo? Fazendo o rodízio, os componentes vão se desgastando de uma maneira mais uniforme. Além disso, essa prática garante a manutenção de um rodar mais suave e mais estabilidade ao dirigir.

O que fazer antes e depois do rodízio?

Para que todo esse benefício seja obtido, é preciso observar alguns detalhes e realizar alguns procedimentos antes e depois do rodízio de pneus. Lembre-se de que um carro é um conjunto de sistemas e um afeta o desempenho do outro. Vamos ver o que fazer para ter o melhor resultado?

Revisão dos pneus e rodas

Primeiramente, é fundamental que se faça uma vistoria mais completa nos pneus e nas rodas. Aliás, essa é uma etapa muito importante da manutenção preventiva. Amassados, deformações ou bolhas na borracha podem comprometer os resultados.

Isso é importante porque uma roda amassada devido a uma queda em um buraco ou um pneu deformado podem causar sérios problemas. Nos casos de desgastes irregulares, os defeitos podem estar relacionados com a suspensão e, ao colocar um componente bom (no caso do rodízio, o pneu de outro eixo) sem arrumar a falha, ele também pode se desgastar prematuramente.

Revisão da suspensão

De que adianta saber fazer o rodízio de pneus corretamente se um problema na suspensão pode colocar tudo a perder? Por isso, antes de qualquer coisa, é fundamental fazer uma boa revisão e verificar se não existem componentes que podem acelerar o desgaste.

Fazer o teste dos amortecedores, por exemplo, é fundamental. Quando estão com defeito, esses componentes influenciam bastante o desempenho e o desgaste dos pneus. Mas não são somente eles: buchas danificadas, coxins quebrados, pivôs e terminais com folgas também podem causar o mesmo sintoma.

Alinhamento e balanceamento

Esse é um detalhe que muitos donos de automóveis tendem a esquecer, o que acaba comprometendo o resultado do rodízio. Sempre que as rodas do carro forem trocadas de lugar, é fundamental que se refaça o alinhamento. Também é importante checar o balanceamento e a calibragem. Afinal, pequenas diferenças podem causar grandes problemas.

Como fazer adequadamente o rodízio?

Bom, agora que você já sabe o que fazer antes e depois do rodízio de pneus para alcançar resultados mais eficientes, vamos às melhores práticas para realizar tudo da forma correta. Existem algumas diferenças de procedimento, que mudam conforme o tipo de carro e modelo do pneu.

Pneus convencionais

O tipo de pneu mais comum encontrado é o convencional, tecnicamente chamado de simétrico bidirecional. Funciona bem em qualquer ponto do carro, podendo ser instalado na direita ou esquerda, dianteira ou traseira. Nesse caso, o rodízio para veículos com tração dianteira e traseira é o mesmo.

A troca costuma ser feita de um jeito que chamamos de “X”. Calma, você já vai entender! Coloque a roda dianteira direita na traseira esquerda e a traseira direita na dianteira esquerda. Viu como forma um “X”?. Em alguns veículos, é indicado incluir também o estepe nesse procedimento.

Pneus unidirecionais

Contudo, nem todos os pneus são simétricos e podem ser instalados em qualquer lado do carro. Os unidirecionais contam com a banda de rodagem (a parte que toca o solo) projetada com um certo “desenho” que funciona bem apenas num sentido de rodagem. A montagem na posição errada prejudica a eficiência do componente, aumenta o seu desgaste e dificulta o escoamento da água.

Porém, também é possível fazer o rodízio, mas o procedimento é um pouco diferente e até mais simples. Basta passar as rodas dianteiras para a traseira e vice-versa, sempre respeitando as setas (impressas na lateral do pneu) que indicam o sentido correto de rodagem. Pronto, tarefa feita!

Pneus assimétricos

A exemplo dos modelos unidirecionais, a banda de rodagem de um pneu assimétrico também apresenta um “desenho” especial. Você notará que a parte que fica mais para dentro (virada para a carroceria do carro) é diferente da outra metade, voltada para a face da roda. O rodízio também pode ser feito sem problemas, apenas é preciso respeitar as indicações de “exterior” e “interior” (ou “outside” e “inside”, em inglês), impressas nas laterais dos pneus.

É possível fazer o rodízio de pneus em casa?

Muitos motoristas têm essa dúvida: agora que eu sei como fazer o rodízio dos pneus, posso fazer em casa? Como você viu, vários procedimentos precisam ser feitos para conseguir o melhor resultado, a começar pelo balanceamento e o alinhamento. Somente um especialista terá os equipamentos e a experiência para tal.

Além disso, alguns veículos esportivos costumam ter rodas de tamanhos diferentes e pneus com medidas próprias para a dianteira e a traseira, o que impossibilita o rodízio. Por isso, sempre é melhor contar com a ajuda de um centro especializado.

Viu como fazer rodízio de pneus é importante e notou as vantagens de contar com a ajuda de um especialista? Quer outra dica? Sempre faça esse trabalho respeitando rigorosamente os procedimentos e os prazos indicados no manual do veículo. Você vai ter um carro muito mais confortável e seguro, além, claro, de poupar um bom dinheiro evitando o desgaste prematuro dos componentes.

Agora que você já aprendeu bastante sobre o rodízio de pneus, saiba mais sobre o mundo automotivo seguindo as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

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Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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