Competições de carros
Carros

6 competições de carros que você não pode perder!

COMPARTILHE:

Para quem gosta de automóveis e altas velocidades, mesmo no dia de descanso, como no domingo, acorda cedo para ficar na frente da TV e acompanhar o universo das corridas esportivas e competições de carros. Isso porque o automobilismo dispõe de campeonatos e provas que vão além da Fórmula 1, tornando-se importantíssimos em seu calendário.

No artigo de hoje listamos as principais categorias do automobilismo que você pode assistir e entender mais sobre o assunto. Confira!

1. Fórmula 1

Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de citar a Fórmula 1, sendo que essa é a categoria mais popular do automobilismo mundial. No Brasil a competição ganhou o coração do público, principalmente por causa do piloto brasileiro Ayrton Senna que foi destaque e campeão da F1 nos anos de 1988, 1990 e 1991.

Seguido por dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o campeonato teve início em 1950 no Circuito de Silverstone, no Reino Unido e, desde então, a F1 conta com as mais variadas marcas de multinacionalidades e pilotos experientes de diversos países.

Nas competições de carros, todos os pilotos que completam à distância de pelo menos 90% do total da prova são classificados. Os dez primeiros colocados marcam pontos no mundial de pilotos e de construtores, sendo que os títulos mundiais são entregues a equipe e ao piloto que fizeram o maior número de pontos no decorrer da temporada.

Essa incrível competição pode ser acompanhada pela TV Globo e Sport TV. No entanto, a 68ª temporada de 2017 teve início no dia 26 de março na Austrália e terminou em 26 de novembro em Abu Dhabi, totalizando 20 corridas.

2. Stock Car

Já a modalidade de automobilismo Stock Car Brasil, foi criada em 1979 e iniciou com o apoio dos modelos da Chevrolet no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, outras marcas também participaram da competição, como Peugeot, Volkswagen e Mitsubishi.

Considerada a maior corrida do mundo, a Stock Car conta com mais de 30 etapas e a maioria de seus circuitos é oval. No grid de largada são 34 carros que se dividem entre 15 equipes e, estas por sua vez, competem em 12 etapas e percorrem 11 circuitos que ocorrem ao longo do ano em alguns estados brasileiros e na Argentina. No entanto, tanto na Corrida do Milhão quanto na Etapa Final, os pilotos executam apenas uma prova, enquanto nas demais etapas são realizadas duas provas.

Na temporada da Stock Car de 2017, diversos pilotos contam com as suas conquistas, e para Guilherme Salas da equipe Vogel Motorsport, não é diferente. Por ter ultrapassado grandes nomes da competição e ter conquistado uma segunda colocação no pódio do circuito de Cascavel, o piloto é considerado uma das revelações do automobilismo nacional e disputa pela primeira vez uma das principais provas do calendário da Stock Car, a Corrida do Milhão. Mas, apesar de ter demonstrado um bom desempenho e confiança, o piloto Guilherme Salas ficou em 10° lugar. A competição da Stock Car pode ser acompanhada tanto pela TV Globo quanto pelo canal Sport TV e internet.

3. Copa Petrobrás de Marcas

Outra categoria automobilística brasileira é a Copa Petrobrás de Marcas ou Campeonato Brasileiro de Marcas, como também é conhecida. Com o patrocínio da Petrobrás, a competição retornou em 2011 para colocar nas pistas boas disputas entre as montadoras e os veículos conhecidos pelo público.

O campeonato consiste em oito etapas com rodadas duplas, ou seja, duas corridas por etapa. Na primeira rodada, todos os veículos disputam a corrida sem peso extra, porém ainda na primeira etapa da segunda corrida são adicionados lastros aos oito primeiros colocados. O líder passa a contar com 80 quilos e assim segue de dez em dez quilos, até o oitavo classificado. Já na oitava etapa e última rodada, os carros disputam sem lastro algum.

Contudo, para pontuar em uma corrida, o piloto deve realizar no mínimo 75% da duração da prova e as pontuações valem tanto para os pilotos quanto para as equipes.

Na categoria Copa Petrobrás de Marcas tem se destacado o piloto Nonô Figueiredo, que foi campeão na temporada 2016 e segue na liderança no campeonato 2017 pela equipe Onze Motosports.

A temporada de 2017 conta com 8 etapas, que teve seu início em abril no Velopark e é transmitida pela Band e na internet.

4. Porsche GT3 CUP

Diferentemente de outras competições automobilísticas, essa categoria utiliza apenas os Porsches GT3 e a corrida é organizada por uma única empresa. O campeonato monomarca da Porsche teve início na Alemanha em 1986 e com o sucesso da competição, vários países passaram a aderir ao GT3, inclusive o Brasil, que em 2005 passou a ter a modalidade denominada Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

Nesta categoria, os pilotos disputam o título em 9 etapas, onde cada competição tem duas provas, ambas com 25 minutos de duração e a pontuação que é válida pelo campeonato. No entanto, os pontos só são aplicáveis aos pilotos que percorrerem no mínimo 50% do total de voltas.

Na Europa o grid de largada conta com grandes nomes da Stock Car Brasil, como o piloto Nonô Figueiredo, que também é o atual campeão brasileiro de Marcas. A disputa pode ser vista na internet, TV Band ou Sport TV.

5. Fórmula Indy

Apesar de muitas pessoas acharem que a Fórmula Indy é semelhante a F1, as duas categorias são bastante diferentes, principalmente em relação à silhueta dos carros, já que eles são mais pesados e robustos. Além disso, boa parte das corridas é realizada em pistas ovais, para preservar a tradição norte-americana da prova 500 Milhas de Indianápolis, que teve início na década de 1990.

No grid de largada os carros devem formar uma fila dupla e acelerar com o aceno da bandeira verde, todos que alinham no grid e dão a volta mais rápida pontuam.

No ano de 2017 a temporada teve 24 pilotos, que iniciaram a busca pelo título em março na St. Petersburg e contaram com 17 etapas que finalizou no dia 17 de setembro em Sonoma. Como representantes brasileiros, disputaram pelo título Helio Castroneves e Tony Kanaan, porém Josef Newgarden foi o campeão da Fórmula Indy 2017 pela primeira vez.

6. Fórmula E

É a mais nova categoria automobilística organizada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), e conta com 20 pilotos e 40 carros visualmente parecidos com o da Fórmula 1, porém esses são movidos exclusivamente à energia elétrica.

A corrida acontece em circuitos de rua, e como os carros não dão conta de uma etapa inteira, após 25 minutos os pilotos fazem um “pit stop” para troca de carros.

A primeira temporada começou no ano de 2014 com término em junho de 2015. Já a temporada de 2017–18 teve início no dia 02 de dezembro em Hong Kong, na China, e provavelmente terminará no dia 29 de julho de 2018 em Montreal, no Canadá. Esta quarta temporada do campeonato será transmitida pelo canal Fox Sports, e conta novamente com a presença do automobilista brasileiro Lucas Tucci Di Grassi, que foi campeão da temporada 2016-17.

Todas essas competições de carro são diferentes entre si, mas cada uma delas traz a sua emoção. Por isso, vale acompanhar as temporadas e ficar de olho no que vem acontecendo por aí, também para manter-se informado sobre os esportes automobilísticos e ainda conhecer cada vez mais sobre essas máquinas incríveis.

Gostou de conhecer as principais competições de carros e entender mais sobre o assunto? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso a este conteúdo!

Carros
COMPARTILHE: