Tuning de carros: existe um limite para a personalização?
Que os carros estão entre as paixões nacionais, ninguém pode negar! Muitas pessoas gostam de personalizar o veículo com itens especiais para deixá-lo diferenciado dos demais. Nesse universo conhecido como tuning de carros estão presentes as modificações na estrutura, na cor, nas rodas, na altura e em outros componentes internos e externos.
Mas você sabia que essas transformações precisam estar de acordo com a legislação? Continue a leitura deste post e confira o que a lei permite para ficar livre de multas!
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Conheça as principais alterações feitas no tuning de carros
Antes de começarmos a falar no assunto, que tal entender melhor a diferença entre customização, tuning e personalização? Já adiantamos: elas são bem sutis. Mas vale a pena entender melhor e, assim, poder procurar seu mecânico de confiança com todas as informações, certo? São elas:
- personalização: é quando o motorista quer apenas instalar novos acessórios ou fazer alguma mudança na pintura do veículo.
- customização: seriam as adaptações no carro, que podem envolver mudanças nos vidros ou trocas de rodas e pneus.
- tuning de carros: alterações mais radicais das características do carro. Estão incluídos no tuning, por exemplo, o aumento da potência do motor e a troca do sistema de suspensão.
Agora você sabe quais são os termos certos. Conhece, também, como eles funcionam na prática?
Alterações na cor
São consideradas alterações de cor: pintura, adesivos ou envelopamento que cubra mais de 50% da lataria do carro. Nesse caso, a documentação do automóvel deve ser alterada. Se não existir uma tonalidade predominante, a denominação “fantasia” será colocada no documento.
Mudança nos vidros
O uso de insulfilm nos vidros do carro também precisa seguir uma determinação: nos vidros laterais dianteiros do passageiro e do motorista, é permitida somente uma película que escureça no máximo 30%. Para o para-brisa, o escurecimento permitido é de 25%. Já nos vidros traseiros, o proprietário do veículo pode instalar uma película que deixe até 75% mais escuro.
Se a película estiver fora dos padrões determinados pela lei, é infração grave: multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira. Se o motorista for pego em flagrante, ele deverá retirar o insulfilm para voltar a circular com o carro.
Instalação de faróis de xenon e LED
Carros que já venham com a peça de fábrica não necessitam de aprovação. São os que já têm um bloco ótico adaptado, não permitindo que outros condutores sejam afetados com a claridade.
Caso o automóvel não venha com o item direto da montadora e o motorista deseje instalar posteriormente, é necessário uma autorização do Detran, devido ao fato de a lâmpada de xenônio emitir 3 vezes mais luz do que os faróis comuns — o que pode atrapalhar a visão dos outros motoristas.
As luzes de LED, apesar de serem mais econômicas, difíceis de queimar (permitem até 5.000 horas de uso) e não afetarem a visão de outros motoristas, não podem ser instaladas nos faróis sem autorização.
Desde maio de 2017, qualquer alteração nas lâmpadas, que não seja a especificada pelo fabricante, deverá ter autorização prévia. O motorista que desobedecer as regras estará passível a uma multa de R$127,00.
Amplificação do som
Gosta de som potente? Saiba que a irregularidade acontece quando ele ocupa o porta-malas inteiro e os bancos traseiros.
Também é necessário respeitar as regras de uso em vias públicas, de 80 decibéis. A norma nº 624 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que o condutor que estiver trafegando com som audível do lado externo do veículo e que perturbe o sossego será autuado. A multa será considerada grave e o motorista receberá 5 pontos na CNH.
Troca das rodas
O uso de rodas que ultrapassem os limites externos do para-lamas do automóvel é proibido. Recomenda-se que, antes de escolher uma nova versão para o seu carro, o condutor pesquise com atenção o tamanho do aro e as extensões da tala e offset (que determinam o espaço que a roda ocupa).
Substituição dos pneus
Assim como a roda, o aumento ou redução do diâmetro externo dos pneus é proibido. Quando o tamanho do aro for ampliado, é preciso ficar atento à diminuição do pneu para que a proporção original seja mantida.
Ajustes no motor
A potência dos motores só pode ser ampliada em 10%. O motivo? As rodas, os freios, a suspensão e a carroceria foram projetadas para suportar uma velocidade e uma aceleração máxima. Se a potência for aumentada de forma excessiva, a segurança do veículo ficará comprometida.
Mudança de combustível
O sistema de combustão, seja ele movido a gasolina, etanol ou bicombustível, pode ser substituído pelo GNV — Gás Natural Veicular. Porém, é imprescindível que o kit esteja de acordo com as regulamentações do Inmetro — Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Após a inspeção por uma empresa autorizada pelo Inmetro, o proprietário do automóvel receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV) para poder utilizar o gás natural como novo combustível. A certificação deve ser entregue ao Detran do estado em que reside para a alteração do registro do veículo e na documentação.
Troca da suspensão
A troca no sistema de suspensão é permitida. Com exceção dos modelos com regulagem de altura, como a de rosca ou ar, que são prejudiciais ao funcionamento correto do veículo e podem colocar o condutor e os passageiros em risco.
Alteração nos freios
Alterações no sistema de freios não são permitidas, nem mesmo se o proprietário solicitar uma autorização do Detran.
Instalação de acessórios
A instalação de acessórios esportivos como os aerofólios, saias e spoilers laterais e traseiros não tem nenhuma especificação de autorização prévia. O ideal é consultar o Detran do estado em que reside para verificar todas as etapas e não ser surpreendido com multas.
Antes de optar por personalizar o automóvel com estes itens, é necessário avaliar o impacto econômico da instalação deste kit, já que ele pode ampliar em aproximadamente 7% os gastos com combustível.
Isso acontece porque o aerofólio aumenta o arrasto — ou seja, o “peso” do ar que o carro tem que combater para poder se mover. Assim, o veículo tem que fazer mais força para sair do lugar.
Rebaixamento
Rebaixar o carro é um procedimento legal, desde que algumas regras sejam respeitadas. A altura permitida deve ser igual ou maior a 100 mm (medida do solo ao ponto mais baixo da carroceria). O conjunto de rodas e pneus não pode tocar em nenhuma outra parte do veículo quando ele for submetido ao teste de esterçamento.
Fique por dentro das melhores práticas
Muitas vezes, você pode entrar em uma oficina com mil ideias para a personalização do carro, mas você já deve saber que nem todas são possíveis. O fato é que há algumas situações que você deve observar para não correr o risco de errar nesse investimento. Afinal, quem opta pelo tuning de veículos, geralmente, é um apaixonado por carros e quer deixá-lo impecável, não é mesmo?
Portanto, converse com um mecânico antes de decidir quais modificações podem ser feitas com tranquilidade para que ele possa tunar o veículo sem ter problemas com a legislação. Algumas dicas:
- veja se o profissional que vai atender você é especialista no assunto e entende sobre a legislação;
- verifique quais são as alterações possíveis no veículo, checando se elas são compatíveis com o modelo;
- não se esqueça, após fazer esse planejamento, de procurar o Detran para pedir as devidas autorizações antes de começar o serviço;
- cheque em detalhes quais são as implicações legais, caso essa autorização não seja obtida e as modificações sugeridas estejam fora do parâmetro indicado.
Veja como é a autorização para realizar transformações no automóvel
Antes de levar o veículo ao mecânico e realizar qualquer modificação, o proprietário deve solicitar uma autorização do Detran para efetuar as alterações. Nessa fase, deverá apresentar todos os documentos do carro.
Após a alteração ser autorizada pelo órgão, o próximo passo é escolher uma oficina para fazer a modificação desejada. Vale ressaltar que, se o serviço não for realizado da maneira correta, a segurança e estabilidade do automóvel serão comprometidas.
Com a modificação realizada, o proprietário do automóvel precisa procurar uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) para que o veículo passe por um processo de validação. É possível encontrar a lista no site do Inmetro.
Se o veículo for aprovado, a última etapa é retornar ao Detran para a obtenção do número do CSV (que oferece uma garantia de que não existe nada que possa colocar o seu carro em perigo), que é registrado nas observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).
Algumas taxas devem ser pagas durante esse processo, e o valor pode variar de acordo com cada estado.
Saiba o que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre tuning de carros
A nossa legislação tem regras claras para que as alterações no veículo sejam feitas da forma adequada. No Código de Trânsito Brasileiro constam as multas, a pontuação na carteira de habilitação e, até mesmo, a retenção do carro em casos mais graves. Por isso, é importante que você verifique o que é possível fazer caso escolha o tuning de carros.
Antes de pedir as modificações ao mecânico, lembre-se:
- o tuning de carros sem aviso ao Detran pode render multa de R$129,23, 5 pontos na CNH e retenção do veículo (infração grave);
- as mudanças devem ser comunicadas também à seguradora, para que não haja problemas em caso de sinistro.
O tuning de carros é um mercado que está em alta há alguns anos e rende, até mesmo, bons programas de televisão voltados especificamente a esse tema. Isso porque as pessoas buscam cada vez mais a exclusividade em seus veículos. Além disso, novas tecnologias não param de ser criadas para atender a essa demanda.
Se você procurar bem, por exemplo, vai ver que há muitas fábricas investindo em motores turbo — é preciso apenas ter cuidado para encontrar empresas que apresentem produtos de qualidade e com garantia de segurança, certo?
Curtiu as informações? Agora que você já sabe quais as regras para o tuning de carros, que tal seguir as nossas páginas nas suas redes sociais para continuar por dentro das nossas dicas? Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Instagram!11
Carros tunados é muito foda! Unico problema é os gastos e depois pra revender é muito dificil, mais gastos pra voltar para original.
Olá Boa noite verdade eu rebachei meu carro foi tudo dentro da Lei é foi um processo demorando mas deu serto tenho um FOX 2009/2010 focou 14mm de altura do solo roda aro 15 ficou Bom
Olá, Gilson!
Que legal! É permitido rebaixar dentro dos limites da lei como você mencionou.
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Tem razão, é importante avaliar isto também antes de decidir realizar modificações no seu veículo.
Obrigada pelo seu comentário!
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Vivendo e aprendendo.. ou lendo e aprendendo, rs. Eu não sabia sobre a questão do som no porta-malas do espaço ocupado. Eu particularmente nunca ocupei um porta-malas todo com caixa de som por achar desnecessário e por precisar do espaço para outras coisas, mas vejo muitos fazendo isso. Parabéns pelo post informativo!
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Olá,boa tarde..tenho um Fiat uno ano 91 , quero saber se eu posso alarga os Paralamas dele e fazer os para-choques de chapa
Olá, Fábio, boa tarde!
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Sugerimos que procure uma especializada nesse tipo de serviço.
Esse corolla ai da foto, se não fosse o logo da toyota, está parecendo ford fusion rs.