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O sistema de freio de um veículo é formado por vários componentes que são responsáveis por executar, de forma eficiente, o trabalho de reduzir a velocidade e parar completamente o carro.
A função do tambor de freio é promover o atrito necessário para auxiliar a desaceleração do veículo. Ele tem um formato parecido com uma panela, e costuma ser utilizado nas rodas traseiras de alguns modelos populares.
Este artigo apresenta quais são os sinais de que o tambor de freio pode estar com problemas e esclarece os detalhes de como realizar a manutenção de forma precisa. Confira!
Como funciona o freio a tambor?
Nós sabemos que você já deve ter realizado várias manutenções e diagnósticos do freio, mas nunca é demais relembrar como é o funcionamento do sistema, certo? Quando o pedal é acionado pelo motorista, o fluído sob pressão chega até o cilindro, onde estão os pistões, que empurra as sapatas de encontro à superfície interna do tambor. Como ele gira em conjunto com a roda do carro, o atrito da lona em sua superfície reduz a velocidade de rotação do tambor, promovendo a frenagem do veículo. Todo esse processo transforma a energia cinética em calor. Portanto, as rodas costumam aquecer quando o freio é muito exigido, o que pode prejudicar a eficiência da frenagem em situações extremas.Quais são os sinais de problemas no tambor de freio?
Um dos principais sintomas de que pode haver um problema no tambor de freio é o aumento do tempo de resposta durante a frenagem. Ou seja, se ao pisar no pedal, o veículo demora mais tempo que o normal para parar, é preciso fazer uma inspeção geral no sistema. Outros sinais que podem indicar alguma falha são os ruídos ou barulhos, principalmente quando o freio é acionado, assim como a trepidação ou o aumento excessivo de temperatura nas rodas — o que diminui a eficiência da frenagem e coloca em risco a segurança do condutor.O que checar na hora do diagnóstico?
A inspeção visual detalhada é fundamental e permite identificar se a peça apresenta desgaste irregular, sulcos profundos, trincas ou regiões amassadas. Como o tambor de freio faz parte de um conjunto complexo, é importante checar todos os outros itens associados. Analise também como estão as lonas, observando se há algum desgaste, trincas, vitrificação, contaminação por graxa ou fluído de freio. Verifique a existência de empenamento, deformação ou oxidação das sapatas. O hidráulico também merece atenção. Procure vazamentos ou qualquer tipo de dano que impeça o correto acionamento dos pistões nos cilindros de roda, como sujeira no sangrador ou partes quebradas.Como resolver os problemas no tambor de freio?
A manutenção do tambor de freio passa, basicamente, por quatro etapas que precisam ser realizadas com precisão a fim de garantir uma boa frenagem e evitar o desgaste prematuro das peças do sistema. São elas:- desmontagem;
- limpeza
- instalação