Sucata de bateria: o que você precisa saber sobre o descarte do material?
Enquanto os carros do futuro — com suas baterias de lítio altamente duráveis — não chegam, temos que aprender a lidar com os resíduos que nossos automóveis atuais produzem e descartá-los da forma correta.
A sucata de bateria está entre os componentes de um veículo que mais podem causar danos ao meio ambiente e à saúde, se descartada de forma incorreta. Neste artigo você entenderá melhor quais são esses danos e como dar um destino correto às unidades fora de uso.
Por que a sucata de bateria não deve ser descartada em qualquer lugar?
No fim da vida útil da bateria do carro, ela deve ser descartada de forma correta, pois contém resíduos tóxicos que prejudicam o meio ambiente e, consequentemente, nossa saúde. Um dos principais componentes é o chumbo, elemento com alto poder de contaminação, que está presente em baterias comuns, estacionárias, geradores e nobreaks. Mas, ao mesmo tempo, essa substância tem um bom potencial de reciclagem.
Entre os problemas mais comuns do descarte indevido, está contaminação do solo e da água. Uma única sucata de bateria abandonada em um terreno pode ser a responsável por uma extensa área de contaminação.
As substâncias tóxicas penetram na terra e podem atingir lençóis freáticos que alimentam rios, lagos e represas. Podem chegar facilmente até os alimentos, por meio da irrigação, ou até as torneiras de nossa casa, pela rede de água encanada.
Além da contaminação do solo, pode ocorrer a liberação de gases tóxicos, como o dióxido de enxofre, que é altamente poluente e traz risco para a saúde caso seja inalado. Os problemas mais comuns que o acumulo de chumbo no organismo podem causar são: alteração em funções cerebrais, sangue, doenças renais e disfunção do sistema digestivo e reprodutor.
Como descartar a sucata de bateria automotiva?
A sucata de bateria deve ser armazenada em locais isolados. Também precisa ser protegida com embalagem adequada para evitar o contato com a umidade, bem como problemas de vazamento. Só então será levada ao posto de coleta.
A legislação brasileira prevê que o fabricante é responsável pela implantação de um sistema de logística reversa. Portanto, é possível buscar informação sobre os pontos de descarte junto à empresa, que costuma ser um distribuidor da marca.
Quem é responsável por fazer o recolhimento do material?
Há projetos públicos e ONGs que atuam junto às cooperativas de reciclagem; eles podem receber o material e dar um destino adequado. O ideal é informar-se junto aos órgãos municipais sobre a existência de um ponto de coleta na sua cidade. De qualquer forma, o fabricante e seus distribuidores, normalmente, são os destinos mais indicados.
Alguns clientes questionam, na entrega do carro, sobre a sucata de bateria. Aproveite esse momento para mostrar que você também se preocupa com o meio ambiente e a reciclagem. Inclua também os colegas de profissão no projeto, pois é mais fácil acumular uma quantidade de unidades antes de entregá-las ao posto de coleta.
Já que você está por aqui, que tal reciclar também seus conhecimentos e ficar ainda mais fera com nossos treinamentos?