Qual a função da bomba d’água em um veículo? Aprenda mais sobre o assunto

função da bomba d’água
3 minutos para ler

Apesar de ser uma peça relativamente pequena, a bomba d’água é fundamental para o funcionamento do carro. Afinal, caso não opere corretamente, as consequências ao motor podem ser bem sérias. Você sabe qual é a função desse componente e como identificar defeitos antes que eles causem estragos?

Ao longo deste texto, vamos explicar a função da bomba d’água, a qual sistema ela pertence, os problemas que podem ocorrer devido a um problema e muito mais!

Veja também:

> Você sabe quando fazer a troca de fluidos do seu carro?

> Revisão de férias: tudo que você precisa saber antes de viajar

> Como a manutenção preventiva garante mais segurança no trânsito?

O que é a bomba d’água e qual a sua função?

Muita gente costuma pensar no motor como o coração de um carro. Mas, na verdade, quem mais se assemelha a esse órgão é a bomba d’água. Ela é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento, sendo responsável por circular o líquido refrigerante pelo motor.

Sem ela, de nada adiantaria colocar água no radiador, uma vez que, se não circular para refrigerar o motor, o resultado é nulo. Apesar de simples, esse é um componente vital — e as falhas podem custar bem caro quando não são corrigidas rapidamente.

Quais são os males causados por defeitos nesse componente?

Como a bomba d’água é uma das responsáveis por manter a temperatura ideal do motor, caso ela não funcione corretamente, pode ocorrer uma das piores coisas para um carro: o superaquecimento. Esse é um tipo de problema que tem de ser resolvido o quanto antes, para não trazer ainda mais prejuízos ao motor.

Já ouviu falar do motor fundido? É quando partes internas do motor se funde, devido ao superaquecimento, na maioria das vezesUma das causas para que esse tipo de problema ocorra é a falha da bomba d’água, e os custos de reparo podem ser bem altos. Por isso, é fundamental saber reconhecer os sinais de que algo está errado e fazer a manutenção nos períodos recomendados.

Como reconhecer defeitos e quando fazer a manutenção?

O primeiro sinal de que algo está errado é quando o sensor de temperatura indica um alerta por meio do painel de instrumentos. Caso isso ocorra, pare o carro imediatamente e deixe-o esfriar. Procure por vazamentos de  de água na parte externa do motor, pois a bomba d’água pode apresentar esse tipo de problema. Outro sinal são barulhos estranhos no motor.

Caso perceba qualquer mudança, não deixe de procurar ajuda. Uma correia solta ou sinais de ferrugem na bomba d’água também podem comprometer o funcionamento do sistema de arrefecimento. Por isso, faça inspeções periódicas e a troca do componente sempre que apresentar algum problema.

Nunca descuide da manutenção da bomba d’água e tenha atenção aos sinais de problema.  Sempre que tiver alguma dúvida sobre o período de trocas e revisões, consulte o manual do fabricante, pois ele traz todas essas informações em detalhes.

Quer uma dica final? Ajude seu mecânico de confiança a escolher a melhor marca de bomba d’água! E se precisar fazer a troca de algum componente, consulte o catálogo da Nakata para conferir uma variedade de excelentes produtos. Invista em qualidade e não tenha dores de cabeça desnecessárias!

Você também pode gostar

Um comentário em “Qual a função da bomba d’água em um veículo? Aprenda mais sobre o assunto

Deixe um comentário