Entenda a importância da coifa protetora para as peças

Um veículo é um sistema complexo, que depende do bom funcionamento de vários componentes. Entre a infinidade de peças fundamentais para o seu correto desempenho, alguns itens secundários desempenham um importante papel na proteção de muitos dos itens essenciais para o controle e a segurança do carro, como a coifa do amortecedor.
Vamos destacar, aqui, a coifa protetora, responsável por prevenir o desgaste avançado de juntas, amortecedores, pivôs, terminais de direção e afins. Para destrinchar melhor o assunto, elaboramos este artigo para explicar o que são as coifas, qual é a sua função e a importância que a manutenção preventiva tem em garantir a segurança desse componente. Siga com a leitura e aprenda ainda mais!
O que é a coifa protetora?
De uma maneira geral, trata-se de um componente que funciona como uma manta, protegendo peças que são vulneráveis à contaminação. Tratando-se de mecânica, consideramos qualquer agente externo como uma impureza em potencial, a exemplo de areia, água, poeira, detritos metálicos, lama e afins.
Por conta disso, o papel dela é garantir a operação dos componentes que ela protege, evitando o acesso de partículas que possam acelerar o desgaste ou prejudicar o funcionamento do veículo. Sendo uma peça de caráter protetivo, ela acaba sendo encontrada em vários pontos do automóvel, havendo coifas protetoras para pivôs, amortecedores, juntas homocinéticas e caixa de direção.
No entanto, essas coifas não são tão visíveis aos olhos dos motoristas, não é mesmo?
Quais são os principais tipos de coifa protetora?
As coifas protetoras trabalham exposta a adversidades, como sujeiras, abrasão, fricção e calor. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre essas peças e os componentes que elas protegem.
Nos pivôs
O pivô é um componente fundamental para o sistema de amortecimento e suspensão de um veículo, sendo a peça responsável por conectar o chassi a manga do eixo. Por conta disso, os pivôs trabalham sob pressão extrema, suportando cargas pesadas durante a condução do automóvel, sobretudo em acelerações, curvas e frenagens.
Nesse contexto, os pivôs são indispensáveis no comportamento dinâmico e estável do carro na estrada. Então, as montadoras protegem essas peças ao equipá-las com coifas protetoras — sendo flexíveis por conta de sua fabricação em borracha, permitem o deslocamento dos pivôs ao mesmo tempo que bloqueiam o acesso de impurezas que acelerariam seu desgaste.
Nos amortecedores
Já aqui, temos o componente responsável pela absorção e pela filtragem dos impactos sentidos pelos veículos nas estradas. Como os amortecedores são localizados imediatamente sobre as rodas, estão sobre constante exposição à lama, poeira e todo tipo de material abrasivo, certo? Por isso, a coifa do amortecedor é fundamental nessa peça, blindando os componentes internos da corrosão e do desgaste precoce.
Na caixa de direção
Essa caixa é o principal componente no sistema de direção do veículo, estando encarregada de converter os giros que o motorista faz ao volante para um movimento horizontal que será, então, transmitido às rodas do automóvel. Por conta desse caráter móvel, a peça não pode sofrer corrosões, causadas pela contaminação dos componentes internos.
Então, as coifas das caixas de direção focam sua proteção nos terminais da barra de direção, impedindo que partículas contaminem a graxa lubrificante. Se isso acontece, os pinos esféricos começam a se desgastar, sofrendo com o maior atrito gerado durante o seu trabalho.
Na junta homocinética
Como você sabe, essa é a peça responsável por canalizar a energia gerada pelo motor para as rodas, que viabilizam o deslocamento do veículo. Por conta dessa função, as juntas homocinéticas exigem um espaço de trabalho desobstruído e lubrificado.
Sendo assim, as coifas protetoras das juntas homocinéticas têm a mesma finalidade que as demais. Contudo, nesse caso, ela foca em bloquear o acesso de corpos estranhos na pista de trabalho das juntas, evitando que essas impurezas causem atrito nos elementos rolantes da peça, o que acelera o seu desgaste.
No terminal
Uma coifa de borracha é responsável por proteger os pinos ou as buchas de fixação nos terminais de vários tipos de peças, como a bieleta e a barra de direção. Com o tempo ela pode se deteriorar, comprometendo a lubrificação, que começa a ficar contaminada com resíduos de terra, areia e detritos do asfalto.
Da mesma forma que na coifa do amortecedor, a presença dessa sujeira acelera o desgaste da articulação, pode causar danos ao componente e prejudicar a segurança do veículo. Vale ressaltar que o ideal é que ela passe por uma inspeção a cada 10.000 km.
Se o automóvel roda sob condições extremas, como estradas de terra ou ruas com asfalto muito irregular, é preciso checar com mais frequência, pois a poeira e o esforço podem acelerar o processo de desgaste natural.
Qual é a importância da inspeção preventiva dessa peça?
A resposta para essa pergunta é simples: prolongar a vida útil do veículo. Afinal, apesar de flexíveis e resistentes, as coifas podem sofrer diversos danos. Quando a estrutura da coifa é danificada por um rasgo, corte ou desgaste, tanto a graxa quanto os componentes internos da peça ficarão expostos.
Com isso, ocorrerá a contaminação da região, que absorverá esses detritos invasores e, por consequência, será possível perceber um aumento no atrito entre as peças. Como em um efeito cascata, haverá um prejuízo considerável na dinâmica de funcionamento desses componentes.
Por isso, nós frisamos: é preciso ficar atento a esse componente, reconhecendo sua real importância para a eficiência do veículo. Fazendo isso, você garante que o automóvel circule por mais tempo e com mais qualidade, evitando quebras inesperadas e os gastos maiores em manutenções corretivas.
Inclusive, esse é um ponto importante a respeito das coifas: o valor. Perceba que esse é um componente simples e que, por conta disso, seu preço é bastante acessível. Sendo assim, é fundamental auxiliar os seus clientes a não negligenciar a substituição desse elemento, que oferece uma proteção extraordinária pelo custo cobrado — sobretudo quando comparamos com as despesas em reparos mais complexos por conta de uma coifa danificada.
Vale a pena ressaltar que itens como os pivôs, os terminais de direção e as bieletas não permitem troca da coifa de forma isolada, portanto, se ela estiver danificada será necessário substituir todo o conjunto.
Como o desgaste pode ocorrer na coifa protetora?
Toda peça feita de borracha tende a ressecar com o tempo, mesmo se for bem cuidada. Agora, imagine um item que vive sob pressão e sofre agressão de todos os tipos de intempéries: calor, frio, lama, poeira, agentes químicos etc. Bem-vindo ao mundo nada fácil da coifa protetora!
Para quem gosta de deixar o carro sempre limpo por baixo o correto é procurar empresas especializadas nesse serviço e jamais utilizar produtos a base de petróleo para pulverizar a parte de baixo.
Já deu para perceber que o preço de manutenção de uma coifa protetora é bem menor do que o custo de ela não cumprir seu papel de maneira eficiente, não é mesmo?
E sempre que tiver alguma dúvida, confira os vídeos do Feras da Oficina Nakata no YouTube!