Como fazer o diagnóstico da bomba de óleo do motor? Entenda!
Dentro de cada veículo, existem peças responsáveis pela diminuição do atrito entre os componentes e do desgaste prematuro desses componentes. Uma delas é a bomba de óleo do motor, que tem papel fundamental na lubrificação do sistema.
Por isso, problemas relacionados à bomba devem ser identificados de maneira antecipada, para evitar avarias e danos permanentes ao motor. Para falar mais sobre essa peça e para que você saiba como diagnosticar fatores de risco envolvidos, preparamos um post sobre esse componente. Acompanhe conosco!
O que é a bomba de óleo do motor?
Para entender melhor o funcionamento da bomba, podemos falar primeiro do sistema de lubrificação de um motor. Ele trabalha na preservação do conjunto mecânico como um todo, garantindo a boa durabilidade.
Esse sistema consiste em um projeto hidráulico destinado a canalizar e deslocar o fluido lubrificante dentro do circuito. O percurso do fluido atravessa os principais componentes de um motor e garante refrigeração e fluidez nas seções que contam com uma grande concentração de calor e atrito.
Quando a lubrificação funciona adequadamente, o motor opera dentro de uma faixa ideal de temperatura — estabelecida e recomendada pelo fabricante. Isso garante a preservação das peças e o consumo adequado de combustível, sem excessos, por exemplo.
A bomba de óleo é centro do sistema de lubrificação do motor. Ela utiliza o movimento de rotação da máquina para bombear o óleo depositado no cárter para as galerias do motor.
A partir daí, ela lubrifica os componentes e garante o bom funcionamento geral e a durabilidade do sistema. Quando isso não ocorre, é comum que o motor opere em sobrecarga, situação que causa desgaste precoce dos componentes internos.
Existem diversos tipos de líquidos para a lubrificação, cada um com suas próprias características. Podemos citar o óleo sintético, o semissintético e o mineral.
Como fazer o diagnóstico da bomba de óleo?
A bomba de óleo deve ser trocada? A resposta é sim, mas é preciso prestar atenção à sua durabilidade. Isso porque a bomba de óleo tem uma grande vida útil, mas também é passível sofrer desgastes prematuros.
Esse desgaste ocorre pelo próprio funcionamento da peça, que está submetida a altas pressões o tempo todo dentro do motor. Quando ocorre algum problema, não demora muito e o veículo começa a emitir sinais claros de que algo está errado.
Um deles é a luz do óleo no painel se acender, acompanhado de um barulho de “batidas” no motor. Quando isso acontece, é possível que o veículo pare de funcionar e que ocorram avarias por falta de lubrificação.
A contaminação do óleo lubrificante por material particulado é a principal causa de desgaste prematuro da bomba de óleo.
A única maneira de testar se a bomba ainda tem vida útil é desmontando a peça. Verificando o estado das engrenagens, caso apresentem sinais de desgaste no sentido de rotação é um indicativo que o componente deve ser substituído.
Depois disso, para ter certeza que a bomba está em boas condições é necessário instalar a peça no motor e um dispositivo na saída do filtro de óleo, este dispositivo está conectado a um manômetro que vai indicar a pressão gerada pela bomba.
Como resolver esses problemas?
O desgaste da bomba de óleo não é um caso isolado, quando isso ocorre a maioria dos componentes moveis do motor também já sofreu algum desgaste,
Por isso quando a troca da bomba for realizada, é recomendado verificar outros componentes também importantes para o motor do carro. São eles:
● pescador;
● filtro de óleo;
● interruptor de pressão de óleo.
● Desgaste entre virabrequim e bronzinas
● Desgaste entre comando de válvulas e buchas
● Tuchos
Quais são os principais cuidados com a bomba de óleo do motor?
Tão importante quanto entender como realizar o diagnóstico de problemas é fazer boas escolhas para evitar dores de cabeça. Em primeiro lugar, sempre utilize as especificações recomendadas pela montadora do veículo analisado.
No manual de manutenção é possível encontrar informações específicas sobre a bomba de óleo. Além disso, é fundamental utilizar peças de primeira linha, evitando itens de segunda mão ou de marcas pouco conhecidas no mercado.
Afinal, a bomba de óleo é muito importante para o funcionamento geral do veículo. A pressão que ela sofre também influencia no funcionamento geral. Então, fuja de componentes de baixa qualidade.
Outra recomendação relevante é realizar a troca do óleo do motor e do filtro de óleo a cada 10 mil km rodados. Por fim, a especificação do óleo é outro fator que deve ser levado em conta, já que cada motor demanda uma opção diferente.
A importância da manutenção preventiva
A prevenção evita que problemas ocorram na bomba ou até mesmo em outras partes do sistema de lubrificação. Assim, é essencial que mecânicos saibam quais são eles, até mesmo para reforçar com o cliente a importância dessa prática.
Em geral, os problemas que afetam o sistema de lubrificação são, além da falta de troca do óleo a uso inadequado do veículo.
Por isso, quando o cliente levar o carro para uma verificação do motor, os profissionais devem conscientizá-lo sobre a necessidade de marcar manutenções preventivas para checar a saúde não só da bomba, mas também para um diagnóstico mais preciso do sistema de lubrificação como um todo.
Entre os diversos benefícios de realizar a manutenção preventiva, estão:
● proteção para o motor;
● aumento da durabilidade dos componentes;
● evita paradas indesejadas
● reduz a possibilidade de alto custo de reparo
A Nakata é uma referência em bombas de óleo do motor, além de outras peças. Portanto, convidamos os mecânicos que se preocupem com a procedência das peças a contar com nossos produtos para evitar problemas que comprometam o funcionamento dos veículos.
Agora que você entendeu a importância do componente e como realizar o diagnóstico da bomba de óleo do motor, será mais fácil cuidar do sistema de lubrificação e até mesmo conscientizar os clientes sobre a necessidade de manutenções periódicas.
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