Conheça agora 6 apps de manutenção automotiva para você economizar na manutenção do seu carro

apps de manutenção
8 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Para muitas pessoas, acompanhar a “saúde” de seus carros pode ser algo desafiador. Afinal de contas, não são todos que entendem o significado das luzes do painel e, com isso, acabam convivendo com um veículo pouco confiável ao longo do tempo. Sendo assim, preparamos este post especial, em que listamos os melhores apps de manutenção automotiva.

O nosso objetivo é estimular você na preservação do automóvel, utilizando o dispositivo mais recorrente e funcional do seu dia a dia: o smartphone. Como perceberá abaixo, tratam-se de aplicativos e recursos fundamentais no registro de gastos e procedimentos com o veículo. Portanto, não perca essa oportunidade e acompanhe a leitura!

Veja também:

A importância da manutenção preventiva

Como o próprio nome indica, esse é o procedimento que se antecipa à manifestação de problemas mecânicos. Ou seja, a manutenção preventiva é uma prática periódica, que examina e substitui os componentes antes que o desgaste avance para as outras peças. Dessa maneira, o veículo é protegido desses problemas e tem sua vida útil prolongada.

Além disso, é importante notar os principais benefícios dessa prática. A primeira grande vantagem é a financeira. De uma maneira geral, a preventiva é a modalidade mais econômica de manutenção, pois garante a durabilidade e integridade do carro sem realizar intervenções profundas.

Na realidade, essa é a manutenção que se concentra em boas práticas de conservação, repondo o nível dos fluidos, analisando o desgaste dos componentes e substituindo peças para evitar que problemas se espalhem pelo conjunto mecânico.

Já em um segundo momento, temos o benefício da segurança. Com um acompanhamento periódico, o proprietário tem a certeza de que está rodando com um carro em plenas condições, sem nenhum risco de quebras inesperadas ou falhas que prejudiquem a dirigibilidade no meio da estrada.

Por isso, a manutenção preventiva é o procedimento que deve ser respeitado para evitar a necessidade de reparos corretivos, que, além de serem mais caros, também acontecem nos momentos mais inesperados — por conta da imprevisibilidade de um veículo que não recebe o acompanhamento periódico. 

Os 7 melhores apps de manutenção automotiva

Em um todo, são aplicativos com propostas distintas — com focos em temas como diagnóstico mecânico, registro de eventos, acompanhamento financeiro e referência técnica. Portanto, é bem possível que você se interesse pelo download de cada um deles, identificando as ferramentas mais compatíveis com o seu dia a dia. Confira!

1. Carrorama

A começar por uma solução nacional, já bastante familiar para os entusiastas. Assim como muitos outros aplicativos dessa lista, o Carrorama é uma ferramenta gratuita, disponível tanto para o iOS quanto para o Android.

O Carrorama é um aplicativo de gestão, que permite o registro e acompanhamento de todos os custos, reparos, abastecimentos, customizações e demais procedimentos e gastos com o seu veículo. Com o cadastro dessas informações, o app elabora relatórios e gráficos para o usuário, facilitando decisões, cortes e alterações no orçamento do carro.

Sendo assim, o aplicativo estimula a consciência financeira do proprietário, fazendo com que ele desenvolva uma condução mais econômica e responsável, principalmente com a funcionalidade dos lembretes, que ajuda o dono a atender as manutenções programadas, quitar suas parcelas, multas e afins.

2. Engie

Agora, saltamos das finanças para a mecânica. O Engie é uma solução que foca todos os seus recursos no diagnóstico técnico do veículo. Para tanto, o aplicativo se alia com a tecnologia OBD, exigindo o pareamento com um acessório especial. Apesar disso, o app é gratuito e também está disponível para Android e iOS.

O acessório de que falamos é um scanner automotivo, que deve ser comprado no site da desenvolvedora, observando a compatibilidade com o sistema operacional do seu smartphone. Então, esse scanner se conecta na entrada OBD — disponível na ampla maioria dos modelos a gasolina a partir de 2002, e a diesel a partir de 2005.

Com o scanner conectado ao veículo e pareado com o celular, basta rodar o diagnóstico no aplicativo. Feito isso, com apenas 30 segundos, o app é capaz de identificar possíveis erros mecânicos, elétricos e até mesmo em problemas na suspensão.

Além disso, o scanner pode continuar acoplado durante o deslocamento, realizando um “eletrocardiograma” permanente das condições técnicas do veículo.

3. Fuelio

Já aqui, temos um app com enfoque nos abastecimentos. Nesse sentido, a tarefa principal do Fuelio é fazer um acompanhamento minucioso da quilometragem do seu carro, observando custos, gerenciando e oferecendo estatísticas importantes para o convívio com o veículo.

Por conta disso, esse também é um app com uma abordagem mais estatística e financeira, tal como o Carrorama. A diferença, no entanto, está na experiência do usuário, que prioriza insights e recursos voltados para a economia de combustível. Diferentemente dos demais, o Fuelio só está disponível para dispositivos Android — também gratuitamente.

4. Drivvo

Para quem não se habituou ou não pôde usar a solução acima, eis uma ferramenta capaz de ocupar esse espaço. O Drivvo é um app gratuito e que está disponível tanto para usuários de iOS como Android. Mas também é um aplicativo que mergulha na abordagem estatística, com uma plataforma repleta de:

  • gráficos comparativos entre as principais categorias de gasto, sugerindo pontos de economia ao proprietário;
  • mapa destacando vários pontos de abastecimento, rotulando cada posto por sua bandeira e preço praticado;
  • calculadora flex, que ajuda o condutor a escolher entre gasolina ou etanol na hora de abastecer.

O diferencial é que a desenvolvedora do Drivvo reconhece a importância de migrar os usuários de outros aplicativos para sua plataforma. Para isso, oferece o recurso de restauração de backup para aqueles que chegam de outros aplicativos de gestão, como o Fuelio. 

5. Road Trip MPG

Com a lacuna deixada pela ausência do Fuelio na App Store, a loja de aplicativos do iOS, eis que um desenvolvedor independente criou sua própria solução. O Road Trip MPG é o único app pago dessa lista, cobrando R$24,90 para o download da ferramenta — vale notar que esse valor pode variar, já que a precificação da loja é feita em dólar.

O aplicativo oferece uma interface limpa, técnica e objetiva, com o melhor painel gráfico de todas as soluções listadas nesse artigo. Entre as avaliações da imprensa especializada, é destacado o fato do Road Trip se sobressair entre seus semelhantes, entregando a melhor experiência estatística em um aparelho mobile, listando informações como:

  • acompanhamento dos custos em vários intervalos, apresentando um painel com todas as despesas realizadas por dia, semana, quinzena, meses e anos;
  • sincronia dessas informações com um gráfico interativo, que demonstra os picos de gastos realizados com o carro, com médias dedicadas aos custos por dia, quilômetro ou litro abastecido;
  • agendamento de despesas e lembretes para procedimentos futuros;
  • programação de roteiros de viagens, listando e contabilizando todos os gastos do período, com hospedagem, pontos de abastecimento, melhores rotas e afins.

Assim como o Fuelio, ele é exclusivo a uma única plataforma, nesse caso, o iOS.

6. Carango

Agora, retornamos a uma solução gratuita e nacional que, igualmente à ferramenta anterior, também deriva de um desenvolvedor independente. Além disso, o Carango também é um app exclusivo, apostando apenas na plataforma Android.

O foco desse aplicativo é oferecer boa parte dos recursos dos anteriores, mas com o menor tamanho possível. O Carango permite o cadastro e acompanhamento dos gastos de mais de um carro, além de oferecer um gráfico dedicado à evolução do preço dos combustíveis — que é alimentado ao longo do tempo, com o registro dos abastecimentos realizados pelo usuário.

Mas de uma maneira geral, o foco desse aplicativo é sua acessibilidade. Diferente dos demais, o Carango é o que tem a interface mais simples, sendo propositalmente leve para oferecer um desempenho satisfatório em qualquer dispositivo Android do mercado.

7. aCar

Por último, temos o aCar, gratuito e disponível para dispositivos Android. O app executa funções similares aos demais aplicativos — anotações de gastos e configuração de lembretes — mas se destaca ao oferecer uma seção dedicada para o acompanhamento de peças e procedimentos que estão ou devem ser realizados. Com isso, o app acaba ajudando o proprietário na seleção de componentes, como a escolha do pneu adequado.

Por fim, vale destacar o melhor ambiente para que o consumidor adquira peças para o reparo e manutenção de seu veículo. É nesse sentido que recomendamos a loja de peças automotivas da Nakata no Mercado Livre, com o lineup completo de itens do nosso catálogo, desenvolvidos para proteger o desempenho e durabilidade do seu automóvel.

Você gostou dessa lista com apps de manutenção automotiva? Então, espalhe essas dicas entre os seus amigos e colegas, compartilhando o conteúdo nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário