Veja como se proteger ao usar o carro durante a pandemia da COVID-19

como se proteger ao usar o carro durante a pandemia da COVID-19
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Com a emergência mundial de saúde que vem assolando o planeta, surgiu a necessidade de ampliar os cuidados com as pessoas e com os veículos. Por isso, preparamos este conteúdo com várias dicas importantes que vão ajudar você a se proteger ao usar o carro durante a pandemia da COVID-19.

Algumas pessoas estão se mantendo em casa, mas outras precisam sair. Para ambas as situações há pontos de atenção que você deve considerar. Continue a leitura e se mantenha seguro até que tudo isso passe!

Se o carro está sendo pouco usado

Quem está se mantendo isolado e tem feito pouco uso do automóvel também precisa tomar alguns cuidados para proteger o carro durante a pandemia. Sem essa atenção, é possível que haja danos graves. Veja o que é preciso fazer.

Faça uma limpeza completa

Antes de encostar o seu carro por um bom tempo, ou caso ele já esteja guardado mas não esteja bem limpo, é importante que você faça uma faxina completa. Assim, você evita o surgimento de fungos e a fixação definitiva de manchas.

Calibre os pneus

Mantenha os seus pneus calibrados com a maior pressão permitida pelo fabricante. Assim, você evita que eles se deformem e percam parte da eficiência, além de ter a vida útil diminuída.

Mantenha o carro bem abrigado

Não deixe seu carro exposto às intempéries. Prefira locais cobertos e com o espaço adequado. Caso isso não seja possível, procure cobri-lo com uma capa específica ou com outro material que possa protegê-lo, inclusive de ser contaminado pelo vírus.

Cuide do combustível

O combustível requer bastante atenção. Ele pode se deteriorar em cerca de 2 meses e causar danos ao motor. Deixar o tanque cheio ajuda, pois há uma menor oxidação. Prefira, ainda, utilizar gasolina aditivada. Você também deve ter atenção com o combustível que fica no tanque de partida à frio.

Não deixe de rodar um pouco

Além dos problemas com combustível, manter o veículo parado por muito tempo pode levar ao esgotamento completo da bateria, já que mesmo desligado o carro consome energia. Ligue o carro de tempos em tempos e rode por pequenos trajetos sempre que possível. Isso é suficiente para carregar a bateria e queimar parte do combustível.

Verifique a palheta do limpador

Sempre que o carro for ficar parado por um longo período, é indicado que você levante ou até mesmo remova a palheta do limpador. Assim, você evita que ela deforme e perca as suas propriedades, diminuindo a eficiência quando for usada.

Cuidados que todos devem ter ao usar o carro durante a pandemia

Se você precisa utilizar o seu carro para se deslocar, é muito importante que siga todas as recomendações do Ministério da Saúde. Somente assim você estará protegido para continuar praticando suas atividades fundamentais. Vejamos alguns dos cuidados essenciais e por que eles devem ser tomados.

Limpe as maçanetas, o volante e os tapetes

Esses são locais que são tocados com muita frequência, então é possível que o vírus se deposite justamente neles. Mantendo-os limpos, você diminui a chance de se contaminar. Faça a limpeza com álcool ou sabão sempre que necessário e de forma a não deteriorar os materiais sintéticos. Leia o rótulo dos produtos!

Mantenha as mãos limpas

As mãos são, com certeza, a parte do nosso corpo que mais precisa de higienização durante a pandemia. É tocando em superfícies contaminadas e encostando nos olhos, na boca e no nariz que grande parte das pessoas se contamina. A dica é mantê-las sempre limpas e ter atenção redobrada para evitar contatos desnecessários com superfícies desprotegidas. Utilize álcool 70% constantemente e lave as mãos sempre que for possível.

Disponibilize álcool 70% em gel para todos os ocupantes

O uso do álcool em gel vem sendo recomendado em todo o mundo como uma das principais formas de evitar a disseminação da doença por isso é importante que você deixe um frasco no carro e utilize-o sempre que for necessário. Oferecendo esse produto aos seus passageiros, você também evita que eles deixem o vírus no seu veículo, então ofereça-o também para os seus passageiros.

Não toque nos olhos, na boca ou no nariz

Ainda que suas mãos sejam higienizadas com frequência, é muito importante que você evite tocar nos olhos, na boca ou no nariz. Essas partes do corpo são como portas abertas para o vírus penetrar no seu corpo.

Deixe as janelas abertas

Outra forma de contágio é através da aspiração de gotículas de saliva. Por isso é importante não usar o ar-condicionado e deixar a janela sempre aberta, permitindo assim a ventilação e a troca do ar do interior do seu carro com frequência.

Faça uma limpeza periódica

É muito importante que, além do cuidado constante com a higiene, você procure fazer, pelo menos uma vez por dia, uma limpeza mais cuidadosa e abrangente. Utilize os produtos corretos para ter certeza da assepsia e de que nenhuma parte do carro seja danificada.

Se você é motoristas de aplicativos ou leva passageiros diversos

As pessoas que transportam mais do que apenas a própria família, principalmente aquelas que estão exercendo atividades profissionais, precisam tomar todos os cuidados que já foram mencionados e ainda mais alguns. Para ficar seguro, não basta cuidar apenas da direção defensiva. É preciso também se atentar aos outros riscos ligados ao trabalho.

Utilizar máscara e luvas

A máscara e as luvas diminuem a chance de contágio e passam segurança aos seus passageiros. Afinal, é possível que você esteja contaminado, ainda que não manifeste nenhum sintoma.

Evite ter contato com dinheiro

O vírus tem uma vida relativamente curta em contato com o papel e um pouco maior quando é depositado sobre o metal das moedas. Apesar disso, a grande circulação de dinheiro em espécie faz com que ele seja uma grande fonte de contaminação. Prefira receber por meio do aplicativo.

O momento exige muitos cuidados para proteger a sua saúde e o seu patrimônio. É preciso compreender que tudo isso vai passar e que, ao final, sofrerá menos quem mais tiver se dedicado à prevenção de problemas com comprometimento e atenção. Seguindo as nossas dicas, você conseguirá se proteger ao utilizar seu carro durante a pandemia da COVID-19. Não se arrisque!

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e marque as pessoas para quem essas informações serão úteis durante o período tão difícil de pandemia. Assim você contribui para a segurança delas e de todos nós!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário