Dicas importantes na manutenção do sistema de suspensão
Pode reparar: um dos serviços mais realizados nas oficinas mecânicas brasileiras são os reparos nas suspensões. A boa notícia é que a maioria dos veículos não têm grandes segredos e os consertos são bastante fáceis.
Mas sempre tem um detalhe ou outro que pode ficar para trás, não é mesmo? Pensando nisso, fizemos este post com algumas dicas importantes na manutenção do sistema de suspensão. Quer fazer um trabalho nota 10 e surpreender ainda mais os seus clientes? Então venha conosco!
Veja também:
- Sistema de freios: como fazer um diagnóstico rápido e preciso na oficina
- Peça sem procedência: quais os problemas que ela pode causar?
- Amortecedor pressurizado e amortecedor convencional: entenda a diferença de uma vez por todas
1. Invista tempo no diagnóstico
Realizar um diagnóstico preciso é a melhor maneira de garantir a tranquilidade do dono do carro e evitar que ele desperdice dinheiro. Sempre comece fazendo um teste de rodagem, que vai dar indícios dos problemas existentes. Feito isso, inspecione o veículo no elevador e, ao final, faça uma nova avaliação numa valeta. Assim, você terá uma visão completa da situação.
2. Envolva o cliente na decisão
Com a relação das peças e serviços necessários em mãos, converse com o cliente. Mostre as opções, detalhe os diferentes preços das peças e oriente a escolha. Se o conserto for grande e a verba estiver curta, monte um plano de recuperação do veículo em etapas, priorizando os itens de segurança.
Isso vai garantir que esse cliente tenha toda confiança no seu serviço e, certamente, vai influenciá-lo a retornar nas próximas vezes que seu veículo precisar de manutenção.
3. Esqueça peças usadas e recondicionadas
Na manutenção de sistemas que envolvem diretamente a segurança dos motoristas e passageiros (como as suspensões), não use peças recondicionadas ou compradas em desmanches — mesmo se o dono do carro insistir.
Deixe-o ciente dos problemas que elas podem causar no veículo, colocando em risco a sua vida e de outras pessoas também. Você pode, inclusive, indicar a leitura de artigos sobre o tema, que tal?
4. Escorve os amortecedores
Na troca dos amortecedores, é fundamental escorvar os componentes antes da montagem. Também conhecido como equalizar ou sangrar, esse procedimento é fácil e rápido: você só precisa descer e subir a haste do amortecedor várias vezes até notar que seu curso está uniforme.
5. Deixe as peças na vertical
Depois de escorvar os amortecedores, é preciso manter as peças na posição vertical até a hora da montagem. Se você deitá-las, o ar voltará para o tubo interno e pode causar falha de funcionamento da peça.
6. Use as ferramentas certas
Na hora de dar o aperto final na porca do amortecedor, tenha a chave correta para fazer o travamento da haste. Nunca use um alicate de pressão ou outra ferramenta parecida. Esses improvisos danificam as peças e o resultado é a perda da garantia pelo fabricante.
O uso das ferramentas corretas também vale para retirar e montar os pivôs e terminais. Hoje em dia, nenhum cliente aceita uma troca feita com o uso da marreta ou outra improvisação. Se o veículo estiver usando peças rebitadas, fure o rebite no centro antes de cortar.
7. Troque as borrachas
Os componentes de borracha costumam ter uma vida mais curta do que os amortecedores. Então, durante a manutenção, o ideal é aproveitar a desmontagem e fazer uma troca preventiva, principalmente dos batentes, coifas, coxins e buchas. Além de garantirem a vida útil de outros itens, esse serviço nem vai custar muito ao seu cliente!
8. Inspecione o sistema
Além das borrachas, veja se os outros elementos do sistema não estão danificados ou no final da vida útil — como os pivôs, terminais, bandejas, molas e rolamentos. Muitas vezes, adiar a troca não compensa e ainda acaba reduzindo a durabilidade das peças novas.
9. Tenha atenção aos posicionamentos
Os batentes de poliuretano devem ser montados com os furos maiores virados para os amortecedores. Alguns veículos também exigem posicionamentos especiais, como nos localizadores das molas e coxins. Fique atento ao encontrar setas, ressaltos ou outras marcas.
10. Tenha cuidado na prensagem
Nos pivôs de embutir, primeiro limpe o braço da suspensão e avalie o estado do alojamento. A seguir, remova o óleo de proteção da peça nova antes da prensagem. Para a sua segurança e do cliente, use dispositivos de apoio profissionais durante a prensagem.
11. Faça o aperto final no chão
Como a manutenção da suspensão é feita com o veículo elevado, o sistema fica voltado para baixo, num ângulo diferente do funcionamento normal. Então, é fundamental fazer o aperto final de todas as peças apenas quando o veículo estiver apoiado com as rodas no chão.
12. Homocinética com torquímetro
A junta homocinética fixa merece uma atenção especial. Use sempre um torquímetro para fazer o aperto e siga exatamente os valores indicados pelo fabricante do veículo. Também refaça o travamento com cuidado e, se necessário, troque a porca por outra original.
13. Refaça o alinhamento
Antes de entregar o carro para o cliente, é fundamental conferir o alinhamento. Sempre que a suspensão é desmontada, os ângulos são alterados. Se essa checagem não for feita, a dirigibilidade ficará comprometida e as peças sofrerão desgastes prematuros.
14. Solte as coifas da direção
Outro cuidado fundamental em vários modelos de veículos é soltar as coifas dos terminais axiais da caixa de direção na hora de fazer o alinhamento. Se o terminal é rotacionado com a coifa apertada, a borracha pode rasgar ou ficará trabalhando torcida até romper.
15. Fique de olho em rodas e pneus
Aproveite para fazer o balanceamento das rodas e pneus. Também é muito importante conferir a calibragem antes de iniciar o alinhamento. Como a rodagem trabalha unida aos conjuntos das suspensões, qualquer problema pode afetar o bom funcionamento do veículo.
16. Lembre-se do pós-venda
Além de realizar um serviço de qualidade e entregar o carro perfeito para o cliente, é muito importante você investir no pós-venda automotivo. Na hora da entrega, explique tudo o que foi feito, quais são as próximas manutenções recomendadas e faça contatos frequentes.
17. Faça cursos e se especialize
Essa dica pode não estar muito relacionada com a manutenção do sistema de suspensão. Mas você sabe que aprimorar seu já excelente trabalho nunca é demais, não é mesmo? Mesmo já sendo uma fera da oficina, buscar a especialização faz toda a diferença na vida profissional de um mecânico.
Pensando nisso, veja só os cursos que separamos para você!
Curso de amortecedores
Que tal se atualizar ou começar do zero um curso de amortecedores completo e totalmente a distância? Pois bem, a Nakata acabou de lançar um novo programa para mecânicos, com foco na solução de problemas na suspensão de veículos leves.
Nesse curso, você terá acesso a um material completo e didático, além de videoaulas práticas sobre teorias, peças e o funcionamento dos amortecedores. Confira a programação e se especialize:
- aula 1: O que é e para que serve um amortecedor / Quais as peças compõem um amortecedor / A evolução do amortecedor / Tipos construtivos do amortecedor / O que é e quais as características do amortecedor HG;
- aula 2: Consequências da perda de ação do amortecedor / Problemas de campo que geram falhas nos amortecedores;
- aula 3: Correlação com outros componentes da suspensão / Certificação e garantia dos amortecedores.
Curso de suspensão de veículos leves
Aprimore ainda mais o seu conhecimento com um curso específico de suspensão de veículos leves e domine um assunto essencial para a mecânica do carro! Essa é a proposta desse curso.
Nele, você aprenderá, de forma simples e estratégica, todo o funcionamento do sistema de suspensão, suas peças essenciais e como realizar a manutenção correta para o cliente. Tudo isso por meio de guias explicativos e um programa de videoaulas conduzido por quem mais entende do assunto. Confira a programação:
- aula 1: Introdução — A história da suspensão;
- aula 2: Conceitos de suspensão;
- aula 3: Tipos de suspensões;
- aula 4: Componentes da suspensão;
- aula 5: Diagnóstico da suspensão;
- aula 6: Introdução — Manutenção da suspensão;
- aula 7: Passo a passo com procedimentos para a substituição dos amortecedores;
- aula 8: Passo a passo da troca de pivô e bandeja. Dicas fundamentais para a manutenção da suspensão.
Esperamos que tenha gostado das dicas deste post! Temos certeza de que você já utiliza boa parte delas (se não todas!) em sua rotina na oficina, mas não custa relembrar, não é mesmo?
Exatamente para isso temos os cursos da Nakata. Se você gostou da proposta, não deixe de se inscrever e convidar seus colegas de profissão! Assim, vocês vão se destacar ainda mais no mercado! Está esperando o que?