7 principais ferramentas para manutenção da suspensão

7 principais ferramentas para manutenção da suspensão
6 minutos para ler

Sabe qual é uma das coisas mais importantes em uma oficina? Claro que com a sua experiência você respondeu essa pergunta em um piscar de olhos: ter à mão as ferramentas certas para cada tipo de serviço. Algumas são pau para toda obra e outras, mais específicas, facilitam muito a vida de quem passa o dia entre o aperta e solta de uma oficina mecânica.

Um local de trabalho bem equipado — e organizado — permite que o tempo gasto com cada serviço seja otimizado. Em algum momento você já deve ter passado por uma situação em que se questionou se não seria mais fácil executar algo se tivesse um item específico para isso.

Por isso nós resolvemos listar as 7 ferramentas para manutenção da suspensão que vão facilitar a sua vida e garantir mais agilidade e qualidade no resultado final. Confira aqui se elas já fazem parte da sua vida.

As ferramentas para manutenção da suspensão que são fundamentais

As ferramentas em uma oficina mecânica representam uma parte importante do seu negócio. São um investimento que todo mecânico necessita. É preciso ter bons equipamentos para realizar o serviço com rapidez, além de poder contar com marcas de autopeças de confiança.

1. Prensa

As prensas hidráulicas são equipamentos muito utilizados na indústria metalúrgica. Em oficinas mecânicas, ela é utilizada no processo de remoção e montagem de buchas, rolamentos de cubos de rodas e mancais, e ainda para prensar pivôs de embutir na bandeja, tornando o processo muito mais rápido e seguro.

2. Kit de ferramenta para porca de haste do amortecedor

Com a infinidade de parafusos e porcas em um carro, é importante que a oficina tenha uma caixa de ferramentas bem completa. Entre elas, um kit de chaves utilizadas para dar torque em porcas de haste de amortecedores dianteiros e traseiros.

Para se executar o trabalho de maneira eficiente esse kit de ferramenta se torna essencial para remoção e aperto da porca do amortecedor, nada de utilizar parafusadeira pneumática.

Não tem segredo no uso dessa ferramenta, mas a grande sacada é pensar na qualidade do serviço que você presta.

3. Torquímetro

Ainda na categoria aperto, o torquímetro — chave dinamométrica — é uma ferramenta usada para apertar parafusos e porcas de forma precisa. Ele é constituído de uma haste de metal com empunhadura e com um quadrado onde se encaixa um extensor e uma chave adequada para o parafuso/porca que será apertado. Com ela é possível aplicar o torque recomendado pela montadora do veículo.

4. Alinhador de direção digital

No alinhamento digital, os valores de referência — medidas originais de fábrica — são mostrados em um display nas cabeças que estão acopladas às garras, presas na roda do carro.

A comparação entre os resultados obtidos na leitura e a geometria veicular original de fábrica permite que se faça os ajustes necessários no sistema de direção do veículo. Alguns modelos deste equipamento permitem a transferência dessa informação por meio de wifi, agilizando o processo.

5. Extratores e colocadores

Existem vários tipos de ferramentas com essas funções. Elas são utilizadas para destacar (extratores) o pivô e também podem ser utilizados em buchas e terminais de direção. Alguns contam com alavanca com altura regulável, o que permite encaixar a ferramenta perfeitamente em pivôs e terminais com tamanhos diversos — temos um post especial sobre suspensão eletrônica.

Os colocadores são utilizados principalmente para instalação de buchas.

6. Alicates especiais

Os alicates são essenciais e estão entre os itens mais comuns em oficinas. São alicates de corte, de bico, com ou sem trava, que auxiliam em torções, ajustes e fixação. Importante deixá-los à mão sempre, e próximos às chaves e outras ferramentas.

O ideal é ter alicates específicos e utilizá-los unicamente para a função a que se destinam. O alicate universal da trava da homocinética é um bom exemplo. Nós sabemos que nesse momento você deve ter pensando que a relação de itens não acaba nunca, certo? Mas reflita: quanto mais completa for a lista de suas ferramentas para manutenção da suspensão, mais rápido e eficiente será o seu trabalho.

7. Encolhedor de mola

Caso trabalhar na suspensão de veículos faça parte da sua rotina, você sabe da importância desse item. Já imaginou fazer a troca do amortecedor da suspensão MCPherson sem  o encolhedor de molas? Impossível comprimir as molas manualmente e efetuar a troca dos amortecedores sem ele. Também é utilizado para retirar as molas automotivas e substituí-las por peças novas.

O cuidado com as ferramentas

Não cuidar delas da maneira correta é o mesmo que jogar dinheiro no lixo. Parece dramático, mas é verdade. Investir em equipamentos específicos e de qualidade pode parecer caro em um primeiro momento.

Se eles forem usados da forma correta e tiverem manutenção adequada, o trabalho fica muito mais eficiente. Perde-se menos tempo procurando itens perdidos ou inventando soluções provisórias.

Um local específico para guardá-las, como um painel, permite que fiquem organizadas e que o acesso a elas seja fácil. Só use as ferramentas para a função apropriada e nas medidas corretas, limpe-as após o uso e lubrifique as peças que necessitem desse cuidado.

A importância da capacitação e de treinamentos

Mesmo que não sejam realizados grandes investimentos em novos equipamentos e ferramentas, todos dentro da oficina mecânica devem saber como lidar com os diversos itens e são responsáveis pela boa manutenção deles.

Vale a pena apostar em atualizações, por meio de blogs, vídeos e cursos de capacitação online, por exemplo. Você pode colher bons resultados se mantiver uma rotina de aprendizado. Os clientes vão perceber a qualidade do serviço e melhorar o pós venda automotivo. Isso vai reforçar a confiança que eles já têm em você.

As ferramentas para manutenção da suspensão representam apenas uma pequena parcela da imensa relação de itens que não podem faltar em uma oficina. É muito importante investir em artigos de qualidade que facilitem o trabalho e ofereçam suporte para a realização das tarefas do cotidiano, simples ou complexas.

Nós sabemos que os desafios de dar conta do recado no trabalho e ainda se manter atualizado não são poucos e muito menos fáceis. Por isso, convidamos você a dar uma olhada em nosso artigo especial e completo sobre diagramas elétricos. Ele com certeza será de seu interesse. 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário