5 principais defeitos da caixa de direção com assistência elétrica
A tecnologia automotiva tem como principal função garantir veículos mais seguros, confortáveis e prazerosos de se dirigir. Por isso, inovações como o sistema de direção elétrica são tão valorizados no mercado. Contudo, eles não estão isentos de problemas, principalmente quando falamos da sua caixa.
Por isso, neste post, apresentaremos os principais defeitos da caixa de direção com assistência elétrica. Falaremos das suas características principais, das diferenças em relação a outros sistemas e, principalmente, sobre os problemas que costumam afetar esse modelo. Boa leitura!
Quais são as especificidades da caixa de direção com assistência elétrica?
Em primeiro lugar, as caixas de direção se diferem entre:
● mecânica;
● hidráulica;
● eletro-hidráulica;
● elétrica.
Inclusive, aproveitemos a oportunidade para desfazer as confusões entre os dois últimos, já que os nomes são parecidos. A direção eletro-hidráulica é um sistema intermediário entre o hidráulico e o elétrico. Assim, em vez de a bomba ser operada correia e polias, ela é acionada por um motor elétrico.
Dessa forma, ela demanda uma quantidade menor de fluido. A direção eletro-hidráulica ainda conta com gerenciamento pela ECU do veículo, o que entrega uma reação progressiva de sensibilidade do volante — assim, a movimentação se torna mais suave para manobras e mais firme para as altas velocidades.
Já a direção com assistência elétrica, tem como características principais a utilização de um motor elétrico preso diretamente à coluna de direção. Dessa forma, esse sistema não usa uma bomba para pressurizar fluido e facilitar o movimento do volante.
O motor elétrico
Nesse sistema, tudo gira em torno do motor elétrico, que utiliza sensores para detectar a movimentação e a velocidade do automóvel. Eles são enviados à ECU, o que explica a progressividade da direção, também mais suave nas manobras e firme quando em alta velocidade.
Assim, a caixa de direção com assistência elétrica faz parte de um sistema que torna a direção mais leve, mas sem roubar a potência do motor do automóvel. Ela tem como principal função proporcionar assistência ao condutor, para que ele reduza o esforço ao mover o volante.
Além disso, uma das principais vantagens da caixa da direção elétrica é que ela faz parte de um sistema que economiza mais energia e combustível, principalmente em relação aos modelos hidráulicos. Isso se explica pela ligação direta do componente ao motor elétrico.
Os gastos de manutenção são menores, pois o sistema hidráulico exige uma troca de fluido periódica. Uma curiosidade interessante é que boa parte dos carros produzidos após 2016 já utilizam o sistema elétrico.
Quais são os principais defeitos na caixa de direção elétrica?
Por mais vantajoso que seja, esse sistema não é infalível. É preciso que o dono do automóvel e também o mecânico estejam atentos aos sinais que o próprio veículo emite, uma vez que a substituição da peça é bastante onerosa. Por isso, vamos conhecer os principais problemas na caixa de direção com assistência elétrica.
1. Folga nas buchas, rolamentos e cremalheira
Em sistemas elétricos, algumas folgas como nas buchas da caixa, nos rolamentos do pinhão ou na cremalheira podem ocorrer. Nesse caso, não há muito o que se possa fazer, uma vez detectada a folga deve-se substituir a caixa.
2. Ruídos ao esterçar o carro
Alguns clientes se queixam de barulho ao esterçar o volante, esse ruido pode estar relacionado a problemas no acionamento da coluna. Veículos equipados com sistema de suspensão McPherson o barulho pode ser decorrente de problemas no rolamento do coxim do amortecedor.
É importante notar que o volante não deve produzir qualquer tipo de ruído na realização dessas manobras, principalmente em sistemas mais modernos, como é o caso do elétrico. Por isso, é preciso checar minuciosamente os veículos com direção elétrica.
3. Desgaste acentuado dos componentes
O desgaste acentuado dos componentes também costuma causar ruídos das áreas próximas aos terminais e à caixa de direção. Isso é especialmente comum em veículos que são usados com muita frequência, como automóveis de frotas de empresas.
Geralmente esse problema está associado a peças que estejam próximas da caixa de direção, mas é sempre bom verificar tudo com cuidado para que o problema não afete os componentes — e, consequentemente, a caixa também.
4. Direção pesada
As falhas na caixa de direção com assistência elétrica atrapalham muito na hora de dirigir. O condutor sente o volante mais “duro” e com pouca margem para locomoção. Isso não combina com sistemas elétricos ou hidráulico-elétricos, que foram projetados para garantir suavidade para o motorista.
Assim, caso o cliente se queixe de que está precisando aplicar muita força na hora de manobrar o veículo, o problema deve estar no sistema de acionamento da coluna. Caso você verifique e confira que está tudo bem com ela, não deixe de checar outros componentes, como:
● pneus com medidas incorretas;
● calibragem incorreta dos pneus;
● Pneus desgastados
● defeito na geometria da direção.
finalmente
Cabe ao mecânico também conscientizar os seus clientes sobre as manutenções preventivas no sistema de direção, principalmente quando falamos de um sistema elétrico. As vantagens são inúmeras, e a reposição é caríssima.
Também vale ressaltar que a caixa de direção elétrica não é apenas um “componente a mais”, e sim uma peça que garante a segurança do veículo e do condutor.
Agora que você entendeu os principais defeitos da caixa de direção com assistência elétrica, já poderá checar os automóveis dos clientes para as falhas relatadas aqui. Não deixe de conversar com eles sobre a necessidade de manutenção preventiva, uma vez que ela não só os protege de acidentes, mas também aumenta a vida útil do componente.
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