Onde fica o filtro de combustível e quando precisa trocar
O filtro de combustível está diretamente relacionado ao desempenho do carro, uma vez que é responsável por proteger o motor a partir da remoção de impurezas, prolongando a sua vida útil, já que evita desgastes prematuros.
Por isso, é necessário que essa peça seja trocada de tempos em tempos. Mas você sabe onde ela está localizada no seu automóvel?
Tem dúvidas sobre esse assunto? Neste post, vamos explicar onde fica o filtro de combustível e o período ideal para manutenção. Confira!
Onde está o filtro de combustível?
Para começar, é importante destacar que o filtro de combustível não está localizado no mesmo lugar em todos os carros. Ele é fixado na linha de combustível, ou seja, entre o tanque e o motor, para que, obviamente, a gasolina ou etanol sejam filtrados antes de chegarem no motor. No entanto, a localização exata pode variar conforme o modelo e fabricante do veículo. Veja, a seguir, alguns dos lugares em que essa peça costuma estar.
Sob o chassi
Há fabricantes que instalam o filtro de combustível sob o chassi, em um ponto da linha entre o tanque e motor. Nessa posição, ele fica protegido do contato com sujeira e detritos comuns na estrada. A peça ainda pode ser colocada em uma carcaça ou estrutura, cujo objetivo é impedir danos diretos.
A vantagem dos veículos que possuem esse componente embaixo do chassi é a sua fácil acessibilidade, pois ele pode ser acessado para a manutenção sem a necessidade de desmontar partes do automóvel.
Próximo ao tanque de combustível
Se instalado próximo ao tanque, essa posição, normalmente facilita a substituição, pois geralmente está em lufares de fácil acesso.
Na parte externa do motor
Em termos de acessibilidade, o filtro de combustível situado na parte externa do motor é mais fácil de acessar e fazer a manutenção quando comparado às localizações citadas acima. Não é preciso elevar o carro para visualizá-lo, nem desmontar partes internas.
Qual é o intervalo de manutenção ideal?
A finalidade do filtro de combustível é filtrar eventuais resíduos, partículas de sujeira e sedimentos que estejam presentes no combustível. Com o passar do tempo, esses agentes contaminantes vão se acumulando na estrutura da peça, o que pode provocar entupimentos e, consequentemente, comprometer a passagem do combustível e o funcionamento do motor.
Sendo assim, você deve se atentar ao intervalo de manutenção do filtro, que costuma ser indicado no manual do fabricante do automóvel. Normalmente, a sua substituição é indicada para cada 20.000 a 40.000 quilômetros rodados, que pode ser de um a dois anos.
Contudo, para os motoristas que conduzem em estradas com muita poeira, que geram uma maior quantidade de sujeiras que podem comprometer a peça, o tempo de manutenção pode ser menor.
Quais são os sinais de que precisa trocar o filtro de combustível?
Um filtro de combustível saturado, com seu funcionamento prejudicado pode gerar diversos sinais, afetando o desempenho do seu carro. Acompanhe, abaixo, o que você deve observar para saber se chegou a hora de troca essa peça.
Dificuldade para dar partida
O seu veículo está demorando mais do que o normal para ligar? Esse pode ser um sinal relevante de que o filtro de combustível está entupido. Nesse caso, a única solução é substituí-lo para que o fluxo de combustível seja reestabelecido, visto que não é possível limpá-lo de modo apropriado.
Perda de potência
Uma manifestação frequente de problemas no filtro de combustível é a perda de potência do carro. Ela pode ser percebida quando o motor não responde à aceleração ou têm a sua performance reduzida quando exigido, sobretudo, em subidas ou ao transportar pesos extras no automóvel.
Aceleração irregular
Se ao acelerar o veículo, em vez de aumentar a velocidade, o motor apresenta picos ou quedas de potência, oscilações ou engasgos, pode ser um indício de que o filtro de combustível está obstruído.
Nessa circunstância, o motor não recebe gasolina suficiente para o seu funcionamento constante, o que causa falhas na aceleração.
Luz do painel acesa
Caso a luz de advertência do motor acenda no painel do veículo, provavelmente há um problema que merecem a sua atenção, o que pode incluir a integridade da peça em si ou na bomba de combustível.
Por que a manutenção preventiva é importante?
Deixar para procurar o mecânico apenas quando o filtro de combustível está nas últimas pode ser extremamente perigoso para o veículo, uma vez que danos nesse componente podem gerar funcionamento irregular do motor, como a perda de potência.
Por outro lado, fazer a manutenção preventiva, trocando a peça se houver necessidade, é fundamental para preservar a vida útil do motor, evitando reparos mais complexos e caros. Sem falar que o seu bolso também agradece, já que o consumo de gasolina é estabilizado.
Como explicamos, a localização do filtro de combustível pode variar conforme o modelo e marca do automóvel. As situações em que o carro é submetido, como estradas com muita poeira ou a qualidade do próprio combustível, podem acelerar a deterioração desse componente automotivo. Ao levar o veículo em uma oficina de sua confiança e trocar o filtro regularmente, você preserva a integridade do motor e pode conduzir com maior tranquilidade.
Quer entender mais sobre o funcionamento do motor automotivo? Veja quais são as partes do motor e para que servem!