Motor elétrico para carros: conheça as principais diferenças
Com os avanços na tecnologia, várias ferramentas e recursos se tornam mais eficientes e acessíveis. Um bom exemplo disso é o motor elétrico para carros, uma resposta ao alto consumo de combustíveis fósseis e questões ambientais. Pouco a pouco, o número de pessoas que dão preferência aos carros elétricos do que os tradicionais aumentam.
Para os mecânicos, saber como lidar com o motor elétrico para carros deve se tornar fundamental no futuro. Com mais veículos desse modelo nas ruas, você também vai encontrar mais clientes solicitando esse tipo de manutenção e revisão. Sendo assim, o melhor é começar a se informar agora.
Acompanhe e entenda as principais diferenças do motor elétrico.
Como funciona o motor elétrico?
A função de um motor é converter alguma forma de energia em força e movimento para o veículo. A maioria dos motores hoje funciona com combustível fóssil, como gás, diesel, gasolina ou álcool. Ou seja, a energia da combustão desses materiais é convertida em movimento.
O motor elétrico, por outro lado, utiliza uma bateria para gerar a energia inicial e depois convertê-la em movimento. A forma como essa bateria é alimentada pode variar, de acordo com o modelo.
Quais as principais diferenças entre motor elétrico e a combustão?
Entender as diferenças mais importantes entre um motor tradicional e um elétrico será muito importante para melhorar os serviços na oficina. Confira aqui os principais exemplos.
Menos barulho
O som característico do motor acontece por causa da combustão e do gás que passa pelo escapamento. Quando ocorrem as pequenas explosões no interior dos cilindros de um motor a combustão, elas geram impacto que causa o som.
O motor elétrico para carros não costuma apresentar esse barulho. Não há combustão nem escapamento, o que o torna bem mais silencioso em comparação com modelos tradicionais.
Esse é um dos motivos para muitas pessoas escolherem carros elétricos, especialmente aquelas que vivem em áreas residenciais, com crianças novas ou só preferem evitar a poluição sonora.
Menos calor e mais magnetismo
Outra característica de todos os motores é que eles emitem calor. Isso acontece porque só uma parte da energia gerada é convertida em movimento, enquanto o resto se perde na forma de calor.
O motor elétrico para carros também perde um pouco da sua energia na forma de calor, mas é uma quantidade bem menor em comparação com os motores movidos a combustível fóssil. Porém, a circulação de eletricidade leva à magnetização das peças de metal. Por isso que esses motores possuem material isolante.
Alta eficiência
A eficiência de um motor é a quantidade de energia/combustível consumida em comparação com o movimento gerado. Quanto mais alta for, maior será seu rendimento em relação ao consumo, tornando o motor mais econômico.
Motores elétricos tendem a mostrar maior eficiência entre o seu consumo de energia e a potência gerada, conseguindo converter até 90% dessa energia em movimento. Uma taxa bem mais elevada se comparada a alguns combustíveis fósseis, muitos dos quais ficam abaixo de 40%.
Sem troca de marchas
A troca de marcha é uma característica tão comum de todo motor que alguns nem se questionam sobre como ela funciona. Em veículos tradicionais, o motor não gera torque suficiente para alcançar sua velocidade máxima. O sistema de marchas permite que o veículo ganhe velocidade, mesmo com a menor potência inicial.
Motores elétricos geram torque bem mais alto, pois aproveitam melhor a energia consumida. Como resultado, só existem duas marchas: uma para frente e uma para a ré. Fora isso, é similar a dirigir um carro com câmbio automático, mas sem as possíveis complicações e engasgos.
Sustentabilidade
Já faz um bom tempo que as pessoas se preocupam com a emissão de poluentes de seus veículos. O gás carbônico gerado com a queima de combustível fóssil causa poluição local e acelera o aquecimento global, sendo uma opção menos sustentável para o meio ambiente.
O motor elétrico surgiu principalmente como uma forma de lidar com esse problema, colocando em circulação veículos com baixa emissão de poluentes. Na realidade, como o motor não usa combustível fóssil, ele não emite nenhum gás poluente como parte de seu funcionamento.
Procedimentos de manutenção
Em geral, a manutenção do carro com motor elétrico é mais fácil e simples, pois ele tem menos partes móveis, o que o torna mais seguro e fácil de manusear. Porém, há vários cuidados particulares envolvidos que são diferentes daqueles para modelos tradicionais.
Suspensão, direção e freios, por exemplo, recebem os mesmos cuidados de qualquer veículo. Porém, é necessário ter cuidado redobrado ao manusear os componentes do motor.
Hoje em várias escolas oferecem cursos para manutenção de carros elétricos, a recomendação é fazer o curso completo sobre carros elétricos, adquirir as ferramentas corretas, buscar informação técnica antes de iniciar um processo de manutenção.
Quais os tipos de motor elétrico para carros?
Esses motores podem funcionar com diferentes estruturas, o que pode afetar seu desempenho. Confira aqui os principais tipos de motor elétrico e como eles funcionam.
Corrente alternada (CA)
Nesse motor, são usadas bobinas para gerar um campo magnético, que surge a partir de correntes elétricas alternadas. A mudança cíclica da corrente que passa pelo motor com alta frequência faz com que a bobina interna gire.
Corrente contínua (CC)
Aqui, o motor recebe energia de uma fonte externa polarizada, que percorre todo o circuito. Esse condutor elétrico gera um campo magnético energizado, que tem o mesmo propósito de causar o movimento. Em vez de “pulsar”, como na corrente alternada, o motor recebe uma injeção constante de eletricidade.
Universal (CA e CC)
Como alternativa, também existem os motores elétricos universais, que podem funcionar tanto com corrente alternada quanto corrente contínua. Isso significa que são mais versáteis em suas aplicações.
Considerando que o motor elétrico para carros está se tornando cada vez mais comum, aprender como fazer manutenção nesses veículos vai te ajudar a atrair vários novos clientes. Quanto antes você começar a se informar, mais cedo poderá ampliar sua base.
Se quiser continuar recebendo mais dicas e orientações, que tal dar uma conferida no nosso canal no YouTube para acompanhar nossos melhores conteúdos? Inscreva-se!