O que analisar na hora de escolher uma moto para trilha

Se você gosta de esportes radicais, já deve ter pensado em ter uma moto para trilha e conhecer lugares incríveis, não é verdade?
Saiba que até mesmo esportistas experientes têm dúvidas na hora de escolher uma moto. Modelo, preço e manutenção são alguns assuntos recorrentes entre os praticantes de trilha com motos.
Para ajudar você a encontrar um modelo mais adequado às suas necessidades, fizemos este artigo esclarecendo alguns pontos sobre o que deve ser analisado na hora de escolher a sua moto de trilha. Tenha uma boa leitura!
Qual modalidade você vai praticar?
Antes de definir um modelo de moto para trilha, é preciso entender sobre as categorias desse esporte radical. Na prática, existem muitas submodalidades do motocross, mas as mais comuns são a trilha e o enduro. Apesar de pertencerem ao mesmo grupo esportivo off-road, essas categorias têm uma diferença muito clara e simples: o local onde a atividade é praticada. Dessa forma, existem modelos de motos para cada uma das situações.
As motos para uso em trilhas têm uma suspensão especial para suportar as diferenças do terreno. É possível encontrar modelos que podem ser usados tanto em trilhas quanto nas estradas. Se esse for o seu caso, é interessante buscar por motos de trilha híbridas. Inclusive, é permitido fazer a customização de motos.
Para a prática do enduro, um esporte de competição, assim como outras categorias do motocross, a moto precisa ter bastante resistência e conforto para o usuário. Afinal, essa é uma competição de longa duração, passando por todo tipo de terreno. Assim, a velocidade deve estar alinhada à resistência.
Qual é o orçamento disponível?
Um ponto que deve ser destacado na hora de analisar qual moto para trilha você vai adquirir é o orçamento disponível. É preciso comparar o seu objetivo com o valor que pode investir. Você consegue encontrar motos de trilha por menos de R$ 5 mil, por exemplo. São modelos mais simples, mas nem por isso deixam a desejar, pelo contrário.
Mas se o orçamento permite o investimento em um modelo mais robusto, existem motos que chegam a custar até mais de R$ 20 mil. Na hora de escolher, lembre-se de que é preciso ter atenção a outros custos, como o valor do seguro de moto. Também é preciso avaliar o preço de manutenção. Quando pesquisar o modelo, busque informações sobre a revisão da moto.
Qual é o seu nível de pilotagem?
Iniciante ou experiente? O modelo de moto para trilha que você escolher deve atender ao seu nível de conhecimento na pilotagem. As motos de trilhas são mais pesadas que as utilizadas no asfalto, então é necessário ter experiência para se arriscar em categorias mais complexas do esporte.
Independentemente do quanto você conhece de trilhas, há um item bem importante para a sua segurança e que não pode ficar de fora: o capacete. É muito legal e satisfatório fazer um esporte radical, mas ter bastante cuidado com os equipamentos de segurança é essencial para garantir uma prática segura. Por isso, também tenha critério na hora de escolher o capacete.
Qual tipo de motor você deseja?
O motor da moto para trilha tem tudo a ver com a sua performance. Você pode optar por um motor 2t (dois tempos) ou 4t (quatro tempos). A diferença entre eles é a quantidade de vezes que cada um gira em torno do pistão. Geralmente, as motos de 2t costumam ter menos cilindradas e o seu custo de manutenção tende a ser mais barato.
Com este post sobre algumas dicas essenciais na hora de escolher uma moto para trilha, esperamos que você possa adquirir um modelo perfeito para as suas necessidades. Queremos que esteja pronto para se aventurar nesse esporte e conhecer diversas paisagens inesquecíveis pelo Brasil.
Se você achou este artigo sobre moto para trilha útil, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas suas redes sociais. Até a próxima!