Mola helicoidal: como identificar o problema e fazer a troca?
O conjunto da suspensão é o responsável por dar estabilidade e dirigibilidade ao veículo. Esse sistema é composto por vários itens que trabalham em conjunto para garantir conforto e segurança ao condutor e aos passageiros.
Um dos componentes essenciais para o bom funcionamento do mecanismo é a mola helicoidal, ela tem um papel importante na suspensão. Conheça mais sobre essa peça neste artigo curtinho, mas completo!
Qual é a função da mola helicoidal?
A mola tem como função absorver os impactos causados pelas irregularidades das vias, suportar o peso do veículo, e manter a altura do veículo em relação ao solo, garantindo a segurança e o conforto.
Apesar de ser produzida em material durável e de qualidade, a mola helicoidal pode apresentar fadiga com o decorrer do tempo.
Quais os sinais de problemas na mola helicoidal?
Muitas vezes, o problema pode ser silencioso, sem barulhos que chamem a atenção do condutor, mas há sinais que alertam sobre eventuais falhas na suspensão. As melhores formas de fazer o diagnóstico são o teste de rodagem e a inspeção visual.
Danos físicos aparentes
Durante a inspeção visual, é possível verificar se há oxidação ou trincas aparentes na peça. Verifique também se não há falhas na pintura que reveste a mola helicoidal, pois ela é a responsável pela proteção do item.
Perda de altura do veículo
Se o carro estiver mais baixo que o normal ou um dos lados estiver mais alto, é sinal de que a mola está arreada e será preciso fazer uma inspeção física. Ela também pode estar trincada ou até mesmo quebrada. Isso pode ocorrer por causa do excesso de carga ou falta de atuação do amortecedor
Esse rebaixamento faz o veículo raspar em lombadas, o que pode comprometer todo o sistema de suspensão além de desgaste irregular dos pneus
Verifique se há mais desgaste de um lado do que o outro, pois isso pode indicar que o carro está desalinhado. A causa pode ser a degradação da mola, que precisará ser substituída antes de realizar o novo alinhamento.
Como é feita a troca das molas?
Esse é um trabalho que requer ferramentas especiais, como um encolhedor de molas automotivas e chaves próprias. A tarefa pode ser perigosa, caso não seja executada da forma correta.
A mola helicoidal é apenas um dos componentes essenciais que garantem a dirigibilidade e segurança do veículo. Por isso, é preciso checar com frequência outros itens que podem interferir no seu bom funcionamento, como os amortecedores.
Confira também, no nosso canal no YouTube, quando é a hora certa de trocar os amortecedores!