5 Minutos para ler
Dominar todas as informações técnicas sobre autopeças é o maior desafio e a maior vantagem de um vendedor do segmento. Enquanto são diversos os modelos e as marcas de veículos que você precisa conhecer, passar segurança na hora de fechar o negócio é garantia de sucesso.
Um dos componentes que gera mais dúvidas entre donos de carro é o kit amortecedor. Por isso, ao falar com o cliente sobre ele é preciso ter tudo na ponta da língua. Assim, para ajudar você a vender essa peça, elaboramos este artigo trazendo informações muito úteis. Confira!
O que é o kit amortecedor?
O kit amortecedor é o conjunto de peças que realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, com o objetivo de absorver o impacto das trepidações naturais do uso do veículo, de modo que não causem danos. Sua composição em material macio, como a borracha, favorece tal função.
Como o kit amortecedor funciona?
Cada peça que compõe o kit amortecedor tem uma função específica que atua para manter as rodas no chão, evitar desgastes e suportar a trepidação. Por isso, entender como funciona esse componente envolve olhar para cada peça de modo individual. Veja:
- coxim: composto por metal e revestido de borracha, é responsável por dissipar a energia cinética dos impactos aos quais a suspensão do veículo está sujeita, sustentando dessa maneira o amortecedor na carroceria;
- coifa: como uma tampa para a haste do amortecedor, evita a entrada de sujeira das ruas e estradas;
- batente: sua função é suavizar os impactos do final do percurso e garantir a otimização do funcionamento do conjunto amortecedor-mola, protegendo essas peças.