Gentileza no trânsito: entenda o que é e como fazer sua parte
Se você dirige, mesmo que há pouco tempo, já deve ter notado que se as pessoas tivessem um pouco mais de gentileza no trânsito as coisas seriam mais fáceis e seguras para todos. Por exemplo, de que adianta fazer a manutenção preventiva do automóvel se, ao dirigir, o condutor não consegue controlar suas emoções, colocando sua vida e de terceiros em risco?
Considerando a correria do dia a dia e o estresse que o trânsito dos grandes centros urbanos causa, ser gentil e paciente nem sempre é uma tarefa fácil, mas, sem dúvidas, é algo necessário. Além de evitar acidentes de trânsito, quem procura ter um olhar mais gentil para o que acontece nas rodovias ainda ajuda a inspirar positivamente outras pessoas.
Você sabe como colocar a gentileza em ação quando estiver dirigindo? Por mais incrível que pareça, não é uma tarefa difícil. Veja só!
Não corte outros carros
Assim como os outros motoristas permitem que você entre no trânsito, tente mostrar a mesma consideração com suas próprias manobras. Forçar seu caminho em um espaço improvável não é algo que será bem-visto por outro condutor. Sem contar que também é uma questão de segurança!
Dê sinais
Para evitar multas de trânsito, usar todos os recursos de sinalização de seu carro é um fator essencial. No entanto, quando o assunto envolve gentileza nas rodovias, aproveite para aplicar também seus sinais corporais.
Por exemplo, se alguém abriu espaço para você passar, acene em agradecimento. Até mesmo um simples gesto com a cabeça demonstra que você está agradecido pela educação do outro condutor.
Tire a mão da buzina
Especialmente quando estamos atrasados, ou o motorista da frente está mais devagar do que deveria, costumamos exagerar na buzina. Pense bem, nem sempre a pessoa que ainda não saiu do sinal ou está dirigindo devagar tem a intenção de te irritar.
Pode ser alguém inseguro, sem saber ao certo o endereço ou, até mesmo, com crianças no veículo que impedem que a pessoa ao volante seja mais ágil. Além disso, buzinar demais contribui apenas para estressar tanto você quanto os demais motoristas.
Tenha atenção com terceiros
Assim como você, pedestres, ciclistas e até animais têm a sua vez e o direito de usar uma rua ou estrada. Nesse sentido, para além da gentileza no trânsito, manter o respeito nos cruzamentos e sinalizações, parar para animais cruzarem a pista e deixar espaço para que terceiros possam passar é uma questão de ética e de legislação.
Reconheça que não é nada pessoal
Muito provavelmente, a pessoa que cortou você ou bateu em seu para-choque não o fez por livre e espontânea vontade — afinal, eventualidades acontecem. Então, não tome incidentes ocorridos no trânsito como algo pessoal.
Talvez, após conhecer melhor o outro motorista, você perceberá que ele é uma pessoa legal. Ele pode estar passando por algo grave, como ter acabado de receber uma notícia ruim, ou estar a caminho para ajudar a socorrer alguém.
Existem centenas de oportunidades de praticarmos a gentileza no trânsito. As observações acima são apenas algumas sugestões, por isso, desenvolva seu próprio jeito de ser mais gentil, auxiliando a si próprio e aos demais a serem condutores (e seres humanos) melhores.
Quer aprender mais sobre comportamento e gentileza? Aproveite e confira o episódio do podcast Feras da Venda da Nakata sobre atendimento humanizado!