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Vendedor

Estratégias de fidelização de clientes na sua loja de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em março 24, 2025 | Atualizado em maio 19, 2025
ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA SUA LOJA DE AUTOPEÇAS
7 minutos para ler

Todo empreendimento se orgulha dos seus clientes fiéis, já que são eles que garantem que o negócio se mantenha financeiramente lucrativo. Claro que conquistar novos consumidores é ótimo, mas manter uma cartela de compradores leais é fundamental para a fidelização.

No mercado automotivo, não é diferente. Por isso, preparamos este post para apresentar as principais estratégias de fidelização de clientes na sua loja de autopeças. Você entenderá a importância deles para o sucesso e crescimento do empreendimento. Boa leitura!

A importância da fidelização de clientes para o sucesso da loja

Philip Kotler, um dos maiores gurus do marketing e do empreendedorismo, é o responsável pela famosa frase “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Esse trecho faz parte do livro “Administração de Marketing”.

E o que a frase de Kotler tem a ver com a loja de autopeças? Para quem quer fidelizar um número maior de clientes, tem tudo a ver! Afinal, por meio de estudos e cálculos, ele conseguiu provar que manter uma cartela de consumidores fiéis é mais vantajoso do que ficar tentando atrair novos, o tempo todo.

As estratégias para fidelizar os clientes

Agora, vamos mostrar algumas técnicas práticas para aumentar a fidelização dentro da sua loja. Confira!

Ofereça um excelente atendimento ao cliente

O atendimento é a base de qualquer estratégia de fidelização. Por melhor que seja o seu estoque e a variedade de peças, uma interação considerada insatisfatória pelo cliente vai dificultar uma possível volta dele ao estabelecimento.

Em uma loja de autopeças, o primeiro contato com um novo cliente é o início para uma estratégia de fidelização. Afinal, todo o novo consumidor já entra em uma loja com uma série de expectativas em relação à qualidade dos produtos, as marcas  oferecidas e, é claro, ao modo como essa pessoa será tratada pelo vendedor.

O contato inicial é decisivo. Lembre-se de que você está vendendo peças que serão utilizadas no veículo que esse consumidor usa frequentemente. Por isso, é preciso ter transparência e domínio dos temas. Estude bem o seu estoque, as diferentes marcas e aumente as chances de que aquela pessoa retorne à sua loja.

Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma via de mão dupla, ambas positivas: eles estimulam os clientes a comprar mais e ainda garantem condições vantajosas para que eles consumam na sua loja. Além disso, podem ser oferecidos tanto para os novos consumidores como para os já fidelizados.

Como os veículos demandam cuidados frequentes, como as visitas aos mecânicos e cronogramas de manutenção preventiva, toda loja de autopeças tem potencial para vender bem e sempre. Os programas de fidelidade aumentam as chances de que essas necessidades dos consumidores sejam atendidas no seu negócio.

Uma boa ideia é firmar parcerias com oficinas mecânicas, de modo que os dois empreendimentos possam trocar indicações. Outra possibilidade é que ambas as lojas ofereçam descontos para indicações que partam do parceiro.

Realize promoções exclusivas para clientes frequentes

Vamos fazer um exercício: tente pensar com a mentalidade de um cliente. Qual é a motivação dessa pessoa para continuar frequentando a mesma loja? Antigamente, havia uma questão geográfica. Com a internet, porém, é possível comprar produtos do país (e até do mundo) inteiro.

Portanto, voltamos à pergunta: qual é a motivação de um consumidor para se manter fiel a um negócio? Além de um bom atendimento e peças de qualidade, outro incentivo que chama a atenção desse cliente é poder desfrutar de condições especiais. Assim, o relacionamento próximo dele com a loja se fortalece ainda mais.

Por isso, pense em ofertas e condições mais vantajosas de pagamento para clientes que são fiéis e não abandonam a sua loja. Lembre-se que é por conta deles que o seu negócio se mantém financeiramente viável. Para não despertar o ciúme em outros consumidores, uma boa ideia é enviar os anúncios por e-mail, para uma lista restrita de pessoas.

Mantenha um relacionamento próximo através de newsletters e redes sociais

As newsletters não servem apenas para oferecer promoções e condições sociais, mas também para construir um relacionamento mais próximo e fidelizar. Você pode criar algumas periodicamente (uma ou duas por mês, digamos), para anunciar as novidades e ofertas vantajosas.

Se quiser algo mais caprichado, você pode firmar parcerias com agências e profissionais de marketing para construir e-mails profissionais e adequados ao seu público. Outro ponto de encontro fundamental entre lojas e consumidores é a rede social.

Utilize aquelas que em que os seus clientes estejam para se comunicar diretamente com eles. Tire dúvidas, crie enquetes e tire fotos com consumidores fidelizados para postar nelas, por exemplo. Também esteja sempre atento às avaliações que os consumidores deixam, de modo a coletar insights para melhorar os seus serviços de forma contínua.

As redes sociais também servem para apresentar novos produtos e explicar como eles funcionam. Caso seja possível, grave alguns vídeos apresentando algumas das mercadorias mais vendidas da sua loja e as novidades que forem chegando. Isso gera empatia por parte dos consumidores, que notarão como você se esforça para oferecer o que há de melhor no mercado automotivo.

As dicas para impulsionar as vendas na loja de autopeças

Além das estratégias de fidelização, também há outras ações que você pode adotar em sua loja para impulsionar o relacionamento e, consequentemente, as vendas.

Uma das estratégias é o pós-venda. A interação não deve acabar no momento em que o cliente fecha a compra. Afinal, ele pode ter dúvidas em relação ao uso, ao encaixe de determinados componentes e até mesmo precisar de informações para entrar em um programa de fidelidade, por exemplo. Por isso, manter o contato após a transação é fundamental.

Para efetivar essa estratégia, você pode utilizar ações como o acompanhamento da satisfação dos clientes com o produto. Uma maneira de fazer isso é enviar um e-mail ou uma mensagem na rede social pedindo a opinião sobre o que foi comprado. Deixe claro que a loja está à disposição para tirar quaisquer dúvidas, até mesmo em relação à garantia.

Outro modo de fortalecer o relacionamento com o cliente é deixar um canal aberto para o feedback. Ofereça um número de WhatsApp e/ou um e-mail específico para que o cliente possa deixar sugestões, reclamações e agradecimentos. É importante que esse contato seja individualizado, de modo que você possa oferecer respostas personalizadas.

Registre as melhores sugestões e as reclamações pertinentes para implementar melhorias. Desse modo, você detecta problemas que precisam de solução e mitiga os fatores que levam à insatisfação do cliente.

Como você viu neste artigo, adotar estratégias de fidelização de clientes é fundamental para aumentar as suas receitas e conquistar uma renda recorrente, fruto da lealdade dos consumidores que foram cativados pelo seu modo de fazer negócio. Lembre-se de que é sempre mais barato manter clientes antigos, como bem disse Philip Kotler!

Quer entender melhor como lidar com diferentes perfis de consumidor? Saiba como melhorar o relacionamento com os clientes!

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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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