Como ser especialista em suspensão automotiva? Tire suas dúvidas
No amplo universo da mecânica e da engenharia automotiva, é possível escolher uma infinidade de campos para se especializar. Um deles é a suspensão automotiva, cujos problemas causam uma grande dor de cabeça para os donos de veículos. Podemos dizer que há uma grande demanda do mercado para qualquer especialista em suspensão automotiva e para quem entende de suspensão eletrônica.
Neste post, detalhamos a importância da especialização em suspensão automotiva e indicamos um curso imperdível para quem quer agregar essa habilidade ao próprio currículo. Acompanhe!
Por que se especializar em suspensão automotiva?
Problemas na suspensão automotiva são um dos principais motivos pelos quais os donos de veículos precisam visitar uma oficina. Essas falhas costumam ser severas e paralisar o automóvel. Ter esses conhecimentos é uma maneira que o profissional tem de se destacar em um mercado tão concorrido.
O mecânico que tem conhecimentos avançados no assunto é um profissional requisitado e de confiança. Isso faz com que a suspensão automotiva seja um tópico indispensável para os profissionais que querem enriquecer o próprio currículo.
ser especialista em suspensão de carro é um diferencial?
Problemas na suspensão automotiva não são brincadeira: além do risco de o veículo não sair do lugar, essas falhas são capazes de causar um acidente mais sério. Todo cuidado é pouco.
Podemos citar alguns casos que comprovam que a suspensão não pode ser negligenciada. Uma ocorrência comum é a instabilidade na direção, que acontece quando o amortecedor está desgastado e solavancos são transmitidos para a carroceria do veículo.
O motorista nota a instabilidade do veículo, sendo que o problema também afeta os pneus e o controle geral do automóvel. O desgaste nos pneus, inclusive, pode ser decorrente de problemas na suspensão.
Ainda que os seus pneus sejam de marcas conceituadas, falhas na suspensão comprometem a aderência e aceleram o desgaste. Esse problema ocorre principalmente quanto falta alinhamento e balanceamento das rodas, o que compromete a dirigibilidade.
Essas duas situações comprovam a importância do estudo da suspensão por parte dos mecânicos. Conseguir resolver esses problemas não só aumenta a satisfação dos clientes, mas também previne acidentes de trânsito.
Quais conhecimentos um especialista em suspensão precisa ter?
Resumidamente, a suspensão automotiva pode ser definida como o sistema responsável pela estabilização geral do veículo. Ela é composta por um conjunto de peças, que vão muito além de molas e amortecedores.
Um mecânico que realmente queira entender do assunto deve buscar conhecimentos sobre outros componentes, como barra estabilizadora, braço oscilante e coxins.
Além disso, como a função da suspensão é lidar e absorver as irregularidades do solo, o mecânico também deve estudar os diferentes tipos de pista — variando conforme a região onde ele trabalha.
Tipos de suspensão
Um bom mecânico também deve conhecer os diversos tipos de suspensão automotiva. Podemos elencar os mais comuns:
● dependente, em que os sistemas de suspensão das rodas são conectados de maneira física, com uma barra sólida — ela se sustenta com o auxílio das molas e amortecedores;
● independente, quando não há ligação entre os lados do sistema, os movimentos podem ser executados em cada lado ser interferir no outro. O Sistema independente mais conhecido é p McPherson que utiliza amortecedores e molas helicoidais.;
● Semi independente, muito utilizado na suspensão traseira dos veículos brasileiros, nesse sistema os lados são ligados por um eixo torcional que interfere de maneira discreta nos movimentos do lado oposto.
Independente do sistema, a suspensão pode ser sustentada por molas helicoidais, molas semielípticas, barras de torção ou bolsas de ar.
Esses são apenas alguns dos elementos que devem ser estudados pelos profissionais. Para saber tudo sobre o sistema, não deixe de conferir o nosso diagnóstico do sistema de suspensão e as ferramentas para manutenção da suspensão.
Como se capacitar para ser um especialista em suspensão automotiva?
Para mecânicos que já estão na ativa, a melhor maneira de se capacitar nessa área é por meio de cursos técnicos e a busca por conteúdos especializados. A própria Internet é uma excelente fonte de conhecimento.
O canal da Nakata conta com vídeos que abordam o assunto detalhadamente, como o conteúdo que apresenta maneiras de realizar o diagnóstico e a manutenção preventiva da suspensão e outro sobre os erros nas bandejas que podem alterar a geometria da suspensão.
A Nakata não para por aí: desenvolvemos um curso específico para aqueles mecânicos que desejam se especializar na suspensão da linha leve de veículos, como mostramos a seguir.
Por que fazer o curso EAD da Nakata?
Por falar em cursos técnicos, a Nakata tem uma ótima opção para oferecer: capacitação em suspensão de veículos leves. Esse curso tem abordagem ampla e detalhada de todo o sistema de amortecimento dos carros.
Nele, mostramos aos mecânicos as principais teorias em termos de suspensão automotiva, assim como a história e a evolução dos amortecedores na indústria automobilística — dos primórdios até o que mais de moderno temos hoje.
Longe de ficar apenas na teoria, o curso também aborda técnicas e conhecimentos práticos envolvendo a avaliação adequada de cada peça e componente da suspensão, assim como as formas adequadas de recuperação, manuseio e substituição.
Esse curso é fruto de uma parceria da Nakata com a plataforma de capacitação profissional Curso do Mecânico. Assim, temos duas plataformas se unindo para oferecer conteúdo de ótima qualidade e gratuito, para fortalecer o mercado de mecânicos brasileiros.
Nosso curso de suspensão linha leve conta com duas etapas distintas. O primeiro módulo se concentra na história da suspensão e de como a tecnologia revolucionou as práticas. Nessa fase, você também conhecerá todos os componentes do sistema.
O segundo módulo engloba as três últimas aulas (de 6 a 8) e tem um foco na prática, com dicas essenciais para o diagnóstico e a manutenção da suspensão em veículos leves. Assim, você saberá os procedimentos para a troca de um amortecedor — por exemplo, a substituição de pivô e bandeja em um Fiat Palio Fire.
Para fechar com chave de ouro, há um quiz para ajudar na memorização dos temas relevantes. Ao final do curso, você obtém um certificado de conclusão para enriquecer o seu currículo.
O curso é ideal para diferentes profissionais, não somente para os mecânicos. Estudantes de engenharia automotiva, proprietários de oficina e pessoas que trabalhem com autopeças também aprenderão muito com essas videoaulas!
O mercado sempre tem espaço para quem é especialista em suspensão automotiva, pois profissionais que entendem desse campo estão aptos a prevenir diversos problemas que acometem motoristas brasileiros diariamente.
Quer continuar se informando sobre mecânica automotiva? Então, não deixe de conferir os vídeos do nosso canal no YouTube!