Coxim de motor: você sabe identificar quando a peça está danificada?
Tratando-se de problemas mecânicos, nem sempre quem tem um carro pode contar com a ajuda imediata de um profissional de confiança. Por causa disso, acreditamos que é interessante que você consiga identificar problemas em um dos principais componentes em seu veículo: o coxim do motor.
Preparamos este post com informações indispensáveis ao tema, em que destacamos a função do coxim, sua localização no veículo e as falhas mais comuns envolvendo esse componente. Embarque nesta leitura!
O que é o coxim de motor?
Essa é a peça responsável pelo isolamento acústico e vibratório do motor. Para cumprir essa função, na maioria dos automóveis os coxins são compostos por uma combinação de alguma liga metálica e borracha. Vale lembrar que nos veículos de luxo os coxins tendem a receber materiais ainda mais resistentes e nobres, eliminando a trepidação por completo.
Outra diferença fica por conta da complexidade desses componentes, em que os coxins de veículos populares são compostos por três peças, enquanto os modelos de montadoras premium recebem coxins de cinco partes ou mais.
Em conclusão, o coxim do motor é responsável por impedir que os ocupantes do carro sofram com trepidações, ruídos e desconforto ao longo do deslocamento. E é justamente por isso que é fácil identificar problemas relacionados a uma peça com sintomas tão evidentes.
Onde esse componente está localizado?
Os coxins do motor são posicionados em pontos estratégicos, entre o motor e a lataria do veículo. Sendo assim, esse componente é capaz de isolar as trepidações geradas pelo funcionamento do motor, filtrando a vibração na cabine do carro. O motor pode ter 3 ou mais coxins, sendo que o número exato depende do projeto de cada automóvel. Além disso, vale lembrar que existem outros coxins, com a mesma função, mas trabalhando em pontos distintos do veículo. Sendo assim, é possível encontrar esse componente junto ao câmbio, escapamento e suspensão.
Como podemos perceber, todas essas são áreas com muita vibração e que, se não contassem com a estabilidade garantida pelo coxim, danificariam o veículo ao se chocarem contra a lataria, durante uma movimentação excessiva.
Quais os problemas mais comuns no coxim do motor?
O coxim também é chamado suporte do motor. Sendo assim, caso algum dos coxins não esteja funcionamento, causará diversos problemas. Como eles são mistos e podem não ser facilmente identificados pelo motorista, é importante conhecer os problemas mais comuns. Assim, você saberá reconhecer o que está errado e, desse modo, pode procurar uma oficina especializada.
Os problemas mais comuns ocorrem quando um ou mais coxins se desgastam. Afinal, como todos os componentes de um carro, eles têm uma vida útil definida, mas que pode ser reduzida de acordo com a forma de utilização do veículo.
Então, quando há o desgaste ou a quebra, comprometerá todo o funcionamento, não só do motor mas de outras peças.
Em alguns modelos de veículo a quebra do coxim pode causar o deslocamento do motor e a parada imediata de funcionamento, se isso ocorrer com o seu carro saiba que nessas condições a única opção será um guincho para se deslocar até a oficina.
A trepidação pode fazer com que outras peças saiam do lugar, ou seja, se você não procurar rapidamente uma oficina, a tendência é de que o reparo fique cada vez mais complicado e caro.
Outro problema resultante do mau funcionamento do coxim é a dificuldade em engatar as marchas. Dependendo de onde estiver trafegando e em qual velocidade, isso pode gerar acidentes na estrada.
Como identificar problemas no coxim do motor?
Como é natural a qualquer outro componente mecânico, essas peças também sofrem com o desgaste causado pelo uso. Ao longo do tempo, os coxins podem ressecar e ganhar rachaduras, perdendo sua capacidade de manter o motor silencioso e “discreto”. Sendo assim, você deverá avaliar se o seu veículo conta com algum destes sintomas, listados a seguir:
- vibração excessiva no motor e/ou no assoalho, mesmo quando o veículo está parado;
- dificuldade/resistência no engate das marchas;
- Tranco na transmissão durante as arrancadas;
- quebra da junta homocinética ao lado do câmbio;
- balanço excessivo da alavanca do câmbio em arrancadas e freadas.
Vamos supor que você identificou um dos sinais acima. O que fazer nesse caso? Se a sua resposta foi “correr até o meu mecânico de confiança, solicitando a inspeção do componente”, você está no caminho certo! Afinal, ignorar o problema só servirá para perpetuar o desgaste e, com isso, aumentar os ruídos, as vibrações e os desconfortos.
Como testar o coxim do motor?
Para verificar se o coxim precisa ser trocado, é indispensável contar com profissionais especializados. Não existe um equipamento que indique se o coxim está ou não em condições de uso, somente uma análise visual e muita experiência serão capazes de fazer o diagnóstico correto.
Qual o período para a troca dessa peça?
Esse tempo é relativo, pois varia de acordo com a frequência de utilização do carro, mas é recomendado seguir o manual do veículo. No entanto, perceba que não é apenas a frequência que determina o desgaste.
Afinal, existem motoristas que conduzem de maneira um tanto agressiva, com acelerações vigorosas a toda saída de sinal, “atropelando” lombadas e buracos como se estivesse dirigindo um jipe militar. Esse tipo de uso extraordinário também provocará um desgaste fora do normal, exigindo uma troca prematura por conta do desgaste acelerado.
Como reparar o coxim do motor?
Se o seu carro começou a apresentar qualquer um dos sinais que listamos anteriormente, é importante procurar sua oficina de confiança. Apenas um profissional qualificado poderá diagnosticar seu veículo e avaliar a necessidade de trocar o coxim do motor.
Isso significa que esse não é um trabalho para amador. Como comentamos, o coxim é o suporte do motor, por isso não deve ser feito fora do ambiente adequado. Além disso, se a troca for necessária, é preciso fazer a desmontagem de outros componentes até ter acesso a retirada da peça e a substituição por uma nova.
Outro ponto importante é escolher peças de qualidade. Caso contrário, logo você terá os mesmos problemas de antes da troca. E apenas um profissional capacitado conseguirá escolher um fornecedor de confiança para evitar dores de cabeça.
O que está incluso na substituição desse componente?
A instalação dos coxins não é tão simples quanto a troca de um pneu. Na realidade, a substituição dessa peça depende da desmontagem parcial de periféricos do motor, como já falamos, e do seu deslocamento. Por essa razão, o custo do procedimento pode não ser tão em conta. Para uma substituição de coxim, o valor sofre variação de acordo com o modelo do veículo e a complexidade da troca.
Como você pode imaginar, qualquer errinho aqui será prejudicial, tanto ao veículo como ao seu condutor. Por isso, tenha certeza de que esse trabalho estará nas mãos do seu mecânico de confiança, que saberá exatamente o procedimento a ser realizado e poderá tirar todas as suas dúvidas.
Já quanto ao preço dessa peça, não temos como estipular um valor médio, pois este também varia conforme o modelo do veículo. De maneira geral, coxins de veículos compactos e populares, com motorizações modestas e de fabricação nacional, costumam ser mais em conta.
Em contrapartida, os modelos mais pesados, potentes, robustos e luxuosos já contam com coxins que podem pesar no bolso do proprietário, a depender da montadora, bem como da importação da peça, caso necessário.
Como evitar o desgaste?
Felizmente, existem algumas práticas que podem prolongar a vida útil dos coxins em seu veículo. Veja:
- evite acelerações bruscas, sobretudo em saídas inclinadas, como aclives, lombadas, rampas e afins;
- arranque sempre de forma suave;
- passe devagar por lombadas altas ou valetas profundas;
- diminua a velocidade em terrenos irregulares;
- faça a manutenção periódica do motor;
- dirija na velocidade compatível com a condição da rua ou rodovia.
De maneira geral, manter o veículo nas condições originais contribui na extensão da durabilidade dos coxins. Assim, eles não serão tão exigidos na correção das instabilidades do motor, como aconteceria em um veículo rebaixado, portanto, fora dos padrões projetados pela montadora.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o coxim do motor, saberá identificar melhor quando a peça estiver danificada. Além disso, ficará mais fácil explicar os sinais do problema para seu mecânico, certo?
Gostou deste post sobre coxim de motor? Quer saber mais sobre cuidados e conservação do seu carro? Então, confira os vídeos da 2ª temporada do “Meu Carro Bem Cuidado”, no nosso canal no YouTube e esclareça todas as suas dúvidas.
Gostei muto boa explicação show