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Carros híbridos e elétricos: qual é a diferença entre os dois?

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Um carro híbrido tem dois motores que trabalham em conjunto — um elétrico e outro a combustão. Já os modelos elétricos usam apenas um motor movido à eletricidade e sua fonte de energia principal são baterias.

O mundo em que vivemos passa por constantes mudanças e, com os automóveis, não poderia ser diferente. Em busca de veículos mais eficientes e menos nocivos à natureza, surgiram os carros híbridos e elétricos. Mas afinal, você sabe quais são as diferenças entre eles?

Ao longo deste texto, você vai ver as principais diferenças entre carros híbridos e elétricos, conhecer alguns modelos disponíveis no Brasil e entender por que eles ainda não são muito populares em nosso país. Confira!

O que são carros híbridos e elétricos?

Por serem relativamente novos e parecidos em alguns aspectos, muitas pessoas confundem os carros híbridos e elétricos.

Veículos totalmente elétricos utilizam motores alimentados por baterias recarregáveis. O único combustível responsável por fazer o automóvel se movimentar é a eletricidade.

Já os modelos híbridos têm dois motores — elétrico e a combustão. Os dois trabalham em conjunto e a forma como são utilizados classifica esses modelos em três tipos:

  • híbrido-paralelo;
  • híbrido-série;
  • híbrido-misto.

Os híbridos-paralelos usam o motor elétrico para auxiliar o modelo à combustão. Já nas versões série, acontece o contrário. O motor a explosão funciona como um gerador que carrega as baterias do automóvel, que, por sua vez, alimentam o propulsor movido à eletricidade.

Nos híbridos-mistos, os dois motores movimentam o veículo. Em baixas velocidades, o responsável por isso é o motor elétrico. A versão a combustão gera energia para recarregar as baterias — junto com o sistema de frenagem. Quando a velocidade aumenta, o propulsor a explosão assume.

Por que não vemos tantos carros híbridos e elétricos no Brasil?

Carros híbridos e elétricos são bem populares em muitos países, porém, aqui no Brasil, é difícil encontrar esses modelos circulando pelas ruas. Um dos principais motivos para isso é o alto custo.

Custo elevado e falta de incentivos

O híbrido mais barato comercializado no Brasil custa em torno de R$126 mil, enquanto a versão elétrica mais em conta sai por cerca de R$160 mil. Isso ocorre, principalmente, por serem automóveis importados e não existir uma política de incentivos para a redução desses preços.

Muito se discute sobre esses incentivos, mas, de fato, nada satisfatório foi feito até agora. Com o novo regime automotivo — conhecido como Rota 2030 —, espera-se que o preço desses automóveis venha a cair. Por enquanto, modelos totalmente elétricos e com autonomia mínima de 80 km não pagam imposto sobre importação; híbridos são taxados em até 7%.

Desconhecimento sobre manutenção e desvalorização

Outro grande problema está no desconhecimento sobre a manutenção desses veículos. Muitos acham que ela pode ser muito cara. Porém, isso nem sempre é verdade. Quando comparados os custos das revisões e manutenções preventivas do Ford Fusion convencional e do híbrido, a versão mais moderna leva vantagem.

A desvalorização desses automóveis é um fator negativo. Uma pesquisa feita pelo jornal britânico The Telegraph indicou que a maioria desses veículos perde mais valor de mercado quando comparados às versões com motor a combustão.

Quais são as principais diferenças entre os dois modelos de veículos?

Plugin

Por usar um motor a combustão como auxiliar na carga das baterias e aproveitar a energia gerada durante as frenagens, veículos híbridos não precisam de recarga — exceto alguns modelos. Já as versões totalmente elétricas vêm com um conector, conhecido como plugin, para que isso seja feito.

Emissão de poluentes

Embora a emissão de poluentes gerados pelos carros híbridos seja menor em relação aos modelos convencionais, ela existe. As versões elétricas, contudo, não lançam nenhum tipo de gás na atmosfera. Porém, é preciso lembrar que eles têm baterias que um dia terão de ser descartadas — e se isso for feito de forma errada elas vão trazer prejuízos ao meio ambiente.

Consumo de combustível

Carros elétricos não consomem nenhum tipo de combustível, usam apenas eletricidade. Os modelos híbridos, normalmente, usam gasolina. Porém, eles são bem mais econômicos em relação aos veículos a explosão — principalmente quando em baixa velocidade — e muito eficientes em ambientes urbanos.

Que modelos estão disponíveis no Brasil?

Apesar de não existirem veículos híbridos ou elétricos fabricados no Brasil, eles são vendidos por aqui.

As informações sobre valor de compra foram extraídas da edição 709 da Revista Quatro Rodas, publicada em junho de 2018.

Toyota Prius

Esse é o veículo híbrido mais em conta vendido no Brasil. Seu preço fica em cerca de R$126 mil na versão 1.8 VVT-I. Em velocidades inferiores a 50 km/h, o motor elétrico é quem impulsiona o veículo. Acima disso, ambos os motores são usados. Seu consumo declarado pelo Inmetro é de 18,9 km/l em ambiente urbano, mas, na prática, ele chega a 30 km/l, o que o torna o carro mais econômico do país.

Lexus CT200h

O híbrido CT200h é considerado o modelo mais sofisticado do Toyota Prius — a Lexus é a divisão de luxo da fabricante japonesa. Seu consumo declarado em ambiente urbano é de 15,7 km/l e ele vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. Ele custa aproximadamente R$136 mil.

BMW I8

Não pense que híbridos são carros lentos e sem graça. Custando cerca de R$800 mil, esse superesportivo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h. Com uma potência combinada de 365 cavalos, seu consumo em ambiente urbano supera os 24 km/l, uma marca incrível para um veículo desse nível.

Porsche Panamera Hybrid

Custando menos que o BMW I8 — R$529 mil —, o Porsche Panamera é um carro esportivo que deixa muitos “beberrões” comendo poeira. Trazendo uma potência combinada de 462 cavalos, esse híbrido faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Algo incrível sobre esse veículo é que até 140 km/h somente o motor elétrico é usado. Seu consumo pode chegar até 26 km/l.

BMW I3

Esse é o único modelo totalmente elétrico vendido no Brasil. A versão mais básica sai por aproximadamente R$160 mil. Ele tem uma autonomia de 300 km — equivalente a cerca de 60 km/l — e vem equipado com um motor de 170 cavalos, indo de 0 a 100 km/h em 7,25 segundos.

Mesmo não sendo muito populares no Brasil, a partir de uma política de incentivos adequada e a queda nos preços, os carros híbridos e elétricos vão, aos poucos, começar a circular com mais frequência pelas ruas de nosso país. Afinal, eles são o futuro dos automóveis.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esses veículos incríveis? Então, não deixe de ler nosso post sobre a nova carteira de motorista digital e tire suas dúvidas sobre esse avanço tecnológico!

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