Bandeja de suspensão quebrada: passo a passo para manutenção

A bandeja de suspensão é uma das peças mais importantes de qualquer veículo. Afinal, suas funcionalidades garantem a segurança, o conforto e a estabilidade. É ela, por exemplo, que mantém o alinhamento das rodas do automóvel.
Por isso, esse componente deve ser inspecionado periodicamente para evitar que problemas mais sérios venham comprometer a dirigibilidade e ocasionar acidentes sérios. Neste post, falaremos um pouco mais dos possíveis problemas nessa peça e sobre como o mecânico deve agir em caso de manutenção. Boa leitura!
O que pode causar a quebra da bandeja de suspensão?
As duas principais ocorrências que comprometem a integridade da bandeja são uma peça amassada ou trincada. Um sinal comum de que ela está danificada é a ocorrência de ruídos quando o motorista circula por ruas em más condições, com buracos ou desalinhamento da direção, em alguns casos o pneu chega a arrastar.
Nesses casos, é provável que ela esteja trincada, amassada, com buchas ou pivô gastos Isso é perigoso, já que essa peça é muito solicitada no controle das forças laterais nas curvas, nas lombadas e também em arrancadas e freadas.
A bandeja de suspensão pode sofrer desgaste com o tempo de uso porém a quebra, se ocorrer, será devido a algum impacto o qual ela não está dimensionada para suportar. É comum ver veículos subindo em calçada em velocidade e com o freio travado, nessa condição, ao tocar a guia a bandeja sofrerá um impacto muito forte e pode empenar ou até mesmo trincar.
Por que fazer a troca da bandeja de suspensão quebrada?
Por se tratar de um componente de segurança do veículo ao apresentar qualquer sinal de desgaste ou empeno a bandeja deve ser substituída, pois além do inconveniente do barulho a bandeja interfere na direção e no desgaste dos pneus.
Se apresentar alguma trinca o veículo deve ser rebocado até a oficina isso devido o risco que se desprenda, o que faz com que o motorista possa perder a dirigibilidade.
Como é feita a troca de bandeja de suspensão?
O mecânico deve realizar, antes de tudo, uma verificação nos componentes da suspensão. Caso o cliente também relate barulhos, será preciso trocar outros componentes, e na maioria das vezes realizar a substituição da bandeja completa.
Neste último caso, é preciso ter disponível, além das ferramentas universais, algumas ferramentas especiais como sacadores, alavanca e torquímentro.
Ter absoluta certeza de que a peça nova é adequada para aquele modelo, alguns veículos tanto a bandeja quanto o pivô tem lado, por isso é muito importante verificar no catálogo do fabricante da peça se aquela é realmente a peça adequada para o modelo e o lado.
Após o término da instalação da bandeja nova é fundamental fazer o alinhamento da direção e por ultimo um teste de rodagem para ter certeza que o cliente vai receber o veículo em perfeitas condições.
Como vimos no artigo, a bandeja, independente do problema apresentado merece atenção especial do profissional da reparação, daí a importância de orientar o cliente a fazer inspeções periódicas ou parar o veículo imediatamente se notar algum dos problemas comentados nesse artigo.
Gostou do artigo e quer mais conteúdo sobre suspensão e mecânica automotiva em geral? Então, não deixe de visitar o canal da Nakata no YouTube!