Dirigir na chuva: dicas essenciais para se manter em segurança
Ao dirigir na chuva, o motorista deve redobrar a atenção na via e no comportamento dos outros condutores para evitar acidentes, seja no trânsito das cidades, seja nas rodovias. Mas a segurança também depende da conservação e da manutenção do automóvel.
O último levantamento realizado pela concessionária Rota das Bandeiras aponta que o número de acidentes nas estradas cresce cerca de 20% em dias chuvosos. Sendo assim, é fundamental saber como agir nesse tipo de situação para evitar problemas e não colocar sua a vida e a de outras pessoas em risco.
A seguir, você confere dicas valiosas para encarar a direção em dias chuvosos sem apuros. Confira!
Verifique pneus, suspensão, limpadores de para-brisa e outros itens essenciais
Em qualquer circunstância, é essencial que as peças do veículo estejam em bom estado. Mas, em dias chuvosos, esse cuidado é ainda mais crítico, pois várias delas serão exigidas ao máximo. A começar pelos pneus, que não precisam estar carecas para apresentarem risco.
Em relação a eles, a profundidade mínima definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é de 1,6 mm. Abaixo disso, além do risco de tomar multa, as chances de o motorista perder o controle da direção na pista molhada são grandes.
Outro item importante é a suspensão. Quando danificada ou mal calibrada, também compromete o contato do veículo com solo. Já os limpadores de para-brisa são cruciais para manter a visibilidade em dias de chuva.
Também vale conferir o ar-condicionado, um grande auxiliar para desembaçar os vidros. Na lista de checagem, revise ainda estado dos freios, vedação das portas e do assoalho, entre outros itens essenciais.
Use o farol baixo e acione o pisca-alerta somente se parar o veículo
Um dos maiores desafios provocados pelos temporais é a baixa visibilidade, e os faróis garantem que os veículos não fiquem totalmente ofuscados pela água e neblina. Entretanto, ainda que a chuva esteja intensa, o farol alto deve ser evitado para não prejudicar a visão dos condutores que trafegam no sentido contrário.
Outro cuidado importante diz respeito ao pisca-alerta, que só deve ser acionado quando o automóvel se encontra parado. Muitos motoristas utilizam o recurso erroneamente na tentativa de chamar a atenção dos outros condutores — o que, na verdade, pode confundi-los, fazendo-os pensar que há um carro parado no meio da estrada, e motivar freadas bruscas ou manobras arriscadas.
Caso o temporal seja forte e a condução esteja muito difícil, o ideal é parar no primeiro local seguro que encontrar. Se for preciso parar no acostamento, acione o pisca-alerta e sinalize com triângulo e galhos de árvore.
Reduza a velocidade, redobre a atenção e adote a direção defensiva
A primeira atitude ao dirigir na chuva é reduzir a velocidade, tendo em vista a menor visibilidade e o risco de aquaplanagem — quando uma lâmina de água faz com que o veículo perca o contato com o solo.
Manobras arriscadas, como retornos, curvas bruscas e ultrapassagens, devem ser evitadas e a atenção redobrada. A direção defensiva se faz ainda mais relevante nessas situações, pois as chances de falha humana são muito maiores.
É também recomendável dirigir em rotações mais altas a fim de ganhar tração e usar o freio motor para auxiliar os tambores e pastilhas nas frenagens, que precisam ser sempre suaves. Acelerações e freadas bruscas jamais devem ser realizadas sob chuva.
Lembre-se de que, diante do risco maior de derrapagens e aquaplanagens, é necessário manter uma distância maior em relação ao veículo da frente, mas sem perdê-lo de vista. O carro à frente funciona como um “guia” que pode ajudar a se antecipar a buracos, obstáculos e até automóveis parados na via.
A direção é um prazer, mas também uma grande responsabilidade, independentemente do clima ou das condições das ruas. Como visto, dirigir na chuva exige cuidados adicionais, mas, cuidar bem do seu veículo e adotar a direção defensiva é primordial em todas as circunstâncias.
Agora, que tal ter acesso a um guia completo para cuidar do seu automóvel? Confira a segunda temporada da nossa série de vídeos Meu carro bem cuidado!