8 aplicativos para mecânicos que você precisa ter no celular

8 aplicativos para mecânicos
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Um dos maiores desafios aos profissionais das oficinas está em lidar com a alta demanda de trabalho. Todos os dias, inúmeros clientes chegam com variadas reclamações, solicitando reparos, revisões e outros procedimentos: alguns mais comuns, outros nem tanto — e esses, muitas vezes, deixam aquele pensamento de que uma ajudinha extra seria bem-vinda.

Você já chegou a ter esse pensamento? Se a resposta for “sim”, saiba que esses dias podem chegar ao fim — a sua solução está nos aplicativos para mecânicos. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje.

Como você perceberá, esses aplicativos têm um ponto em comum: facilitar o seu dia a dia, oferecendo uma funcionalidade útil para a resolução dos problemas na oficina, informando detalhes e especificações de peças, agilizando o diagnóstico de alguns sistemas e até mesmo, ajudando o cliente a acompanhar o calendário de manutenções de seu veículo.

No total, selecionamos 8 apps que conseguem atingir esse objetivo, simplificando alguma tarefa recorrente do seu dia a dia. Sendo assim, não perca essa oportunidade de contar com a ajuda da tecnologia e, com isso, tornar o seu trabalho mais competitivo, moderno e eficiente. Acompanhe!

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O uso da tecnologia nos carros e na oficina

A tecnologia é um daqueles fenômenos do qual a humanidade não consegue se desgarrar. Todos os anos, as pessoas avançam em direção ao novo, mais moderno, rápido e eficiente. Inclusive, é importante lembrar que essa corrida não é exclusividade da engenharia automotiva: podemos notá-la também na ciência da computação, na medicina, na indústria alimentícia, entre tantos outros setores.

Por conta disso, conviver com a tecnologia, aprendendo sobre suas funcionalidades e aproveitando de seus benefícios, é uma obrigatoriedade para qualquer pessoa ou empresa que queira ser competitiva. Para perceber a falta que ela faz, basta lembrar de um dia em que oficina em que você trabalha ficou sem Internet ou perdeu alguma máquina com o cadastro dos clientes — ou até mesmo, ficou sem o sinal telefônico. Pânico total, não é verdade?

Os computadores, smartphones e as demais ferramentas se tornaram uma extensão fundamental do dia a dia de todos os profissionais modernos, principalmente quando falamos dos heróis das oficinas, os mecânicos. Pois veja, não importa o quão avançado sejam os seus sentidos, você nunca poderia substituir a precisão de um osciloscópio e a conectividade de um scanner. Afinal, estamos limitados às nossas capacidades que, apesar de serem extraordinárias, são restritas quando comparadas ao processamento objetivo das máquinas.

É por isso que todas as atividades se beneficiam dos mais variados equipamentos tecnológicos, que servem às nossas vontades para entregar maior eficiência, performance e resultado. É assim que funciona na engenharia, com o desenvolvimento e pesquisa de novos componentes. Também acontece isso nas oficinas, com o uso de ferramentas para ganhar tempo e assertividade nos procedimentos.

É pensando em tudo isso que sempre recomendamos aos nossos leitores o aperfeiçoamento profissional, por meio de cursos, seminários, workshops, graduações e demais alternativas. Em um tempo em que tudo avança tão rapidamente, é fundamental que você esteja pronto para lidar com as demandas do futuro, como ao conhecer mais sobre as particularidades dos carros híbridos e elétricos.

Mas enquanto essa não é a realidade ao cotidiano do mercado brasileiro, os profissionais das oficinas também devem se equipar com as ferramentas mais úteis e próximas do seu dia a dia: os smartphones. Esses aparelhos oferecem uma plataforma portátil para uma infinidade de aplicativos — e é por isso que você deve usar o seu celular como um aliado profissional.

Os benefícios da tecnologia para os mecânicos

Três vantagens resumem este tópico: eficiência, assertividade e economia. Como você pode imaginar, essas qualidades são dependentes uma das outras, pois acontecem de maneira simultânea. No contexto desse post, focaremos apenas nos benefícios da tecnologia aos profissionais que utilizam os aplicativos.

O ganho em eficiência é o primeiro e mais notável. Quando o mecânico usa de um app scanner, ele consegue ter uma visão interior do veículo, identificando qualquer irregularidade no sistema mecânico e elétrico do automóvel em segundos. Como uma consequência disso, surge o ganho em assertividade.

Com um diagnóstico mais preciso — ainda no exemplo do app scanner —, é possível ganhar poder na tomada de decisão. Sabendo com exatidão qual foi o componente afetado, você pode operar diretamente nessa peça, sem realizar procedimentos desnecessários em outras áreas que não sejam a causa do problema.

O terceiro benefício é quando você percebe que economizou tempo e dinheiro, pois conseguiu reduzir o período gasto na reparação de um modelo, eliminou qualquer chance de repetir o procedimento e, por conta de tudo isso, conseguiu entregar mais atenção a outras ordens de serviço, atendendo mais veículos e aumentando o seu faturamento.

No fim das contas, a tecnologia funciona como o óleo lubrificante de qualquer atividade econômica, sendo responsável pela redução do desgaste dos profissionais e pelo aumento de três importantes áreas: a produtividade por hora trabalhada, o faturamento mensal e a satisfação do cliente final. Inclusive, perceba que estamos falando apenas do impacto causado por um aplicativo scanner, não é mesmo?

8 melhores aplicativos para mecânicos em seu cotidiano profissional

Informação de componentes, diagnóstico de sistemas, calendário de revisões, gestão financeira, comunicação com o cliente e aprendizado técnico. Em geral, essas são as categorias dos apps que selecionamos. São opções desenvolvidas considerando algum desafio cotidiano das oficinas e que, por isso, oferecem uma resolução prática e ágil aos profissionais. Dê só uma olhada!

1. Engie

O Engie é uma solução minimalista e rápida para os diagnósticos mecânicos. O app funciona em parceria com um dispositivo scanner, fabricado pela mesma desenvolvedora do aplicativo. Quando combinados, essa plataforma consegue apresentar, na tela do seu celular, uma série bastante detalhada de todos os problemas que atacam o veículo nesse exato momento. 

Primeiramente, é preciso adquirir um dispositivo scanner da marca, que deve ser compatível com o sistema operacional do celular que será utilizado. Esse componente pode ser comprado no site do app, custando R$99 para as soluções que se conectam com Android, e R$135 para o uso com o iOS. Vale lembrar que todos os preços listados são os informados ao momento desta redação e, por esse motivo, podem sofrer alterações com o tempo.

O dispositivo é muito importante à proposta do aplicativo, pois é ele que se conecta diretamente ao veículo, por meio da entrada OBD. Então, ele reporta os diagnósticos ao smartphone por meio de uma conexão Bluetooth. Mas aqui também temos um destaque importante: a solução é compatível com a maioria dos veículos fabricados a partir 2002 (gasolina) e 2005 (diesel). Para ver se é possível utilizar a solução em algum modelo comum na rotina da sua oficina, é bom verificar a compatibilidade com a ferramenta, uma informação disponível no site.

Depois de conectar o dispositivo no carro e pareá-lo com o celular, o aplicativo roda uma série de testes sobre a central eletrônica do veículo. Nesse momento, ele faz uma varredura completa e identifica problemas de ineficiência elétrica ou mecânica — tudo isso com apenas 30 segundos de inspeção.

A desenvolvedora do aplicativo informa que a solução é capaz de identificar mais de 10 mil falhas, além de analisar dados de consumo e monitoramento úteis aos proprietários. Inclusive, esse é outro ponto importante.

Além de ser uma boa ferramenta aos mecânicos, o Engie é um excelente aplicativo aos donos dos carros, que poderão ficar constantemente informados sobre a condição de seus veículos. Embora o scanner OBD-II seja pago, os apps são gratuitos e estão disponíveis tanto para os dispositivos Android como iOS. Já pensou em encantar seus clientes com a indicação e ter uma ajudinha extra nas palmas das mãos? Então não perca essa oportunidade!

2. Engie Connect

Pensando especificamente nos mecânicos, a Engie desenvolveu uma solução ainda mais profissional a esse público. O Engie Connect é uma plataforma para acompanhamento e diagnóstico remoto dos veículos dos seus clientes. Nesse contexto, é necessário que a sua clientela adote a solução, mantendo o carro sempre monitorado pelo scanner da marca.

Com isso, o mecânico consegue oferecer um serviço diferenciado, pois acompanha em um painel de controle toda a quilometragem e situação mecânica dos modelos, remotamente. Isto é, da conveniência da oficina, é possível saber sobre falhas graves, moderadas e comuns no automóvel dos clientes, podendo reportar a situação ao consumidor e fidelizá-lo com um atendimento personalizado.

Além disso, a solução também permite uma melhor integração entre os clientes e as oficinas, oferecendo uma plataforma na qual eles podem solicitar cotações e estimativas de preços diretamente pelo app. O mecânico, por sua vez, também consegue programar o disparo de mensagens e campanhas automáticas, contatando o proprietário sempre que uma falha for identificada pelo scanner.

O Engie Connect é uma plataforma virtual, com acesso por meio de qualquer dispositivo que se conecte à Internet com um navegador, como o Microsoft Edge, Google Chrome ou Apple Safari. O preço da solução deve ser cotado diretamente com a empresa desenvolvedora, que oferece um período de demonstração gratuito.

3. OnMotor

Essa solução nacional foi desenvolvida por pessoas que viveram o cotidiano da oficina, principalmente porque o aplicativo surgiu da necessidade de um filho aprimorar a gestão da oficina de seu pai. Essa introdução é importante, pois destaca o que o software sabe fazer de melhor: compreender o dia a dia das oficinas.

Mesmo que não seja da sua responsabilidade fazer a gestão, vale a dica para quem administra o empreendimento, não é mesmo? Além disso, mesmo que indiretamente, algumas funcionalidades do software podem auxiliar no seu relacionamento pós-vendas com os clientes. Quer ver só?

A plataforma online facilita desde a abertura de uma ordem de serviço até a gestão financeira e de estoque do estabelecimento. Além disso, a solução compila uma série de funções inteligentes, como a lista de inadimplência, lembretes de manutenção preventiva e até mesmo o disparo de mensagens de aniversário aos consumidores. É ou não é para encantar o seu cliente com isso?

Em geral, o OnMotor reúne todas as ferramentas e atividade que um gestor precisa para ter uma oficina mais eficiente e próxima do consumidor, disponibilizando os serviços da plataforma em seis planos de aquisição, com diferentes níveis de funcionalidade. Como a lista de funções é extensa, é preciso acessar o portal deles e conferir os diferentes pacotes e seus diferenciais. Voce pode acessar os planos aqui neste link  e ficar por dentro das funcionalidades de cada um.

 plataforma em si é online e, por conta disso, não requisita nenhum sistema em específico, contanto que o dispositivo possa acessar a Internet por meio de algum navegador atual, como o Chrome, Edge, Firefox ou Safari. Para mais informações, vale a pena fazer uma visita ao site da solução.

4. Nosso Estoque

Aqui, chegamos a mais uma sugestão que pode não beneficiá-lo diretamente, mas que vale a indicação ao gestor — afinal, um estoque organizado de maneira eficiente pode impactar diretamente o seu trabalho, certo? Imagina só ter aquela peça que o cliente precisa na hora certa, agilizando a entrega e contando pontos na satisfação do dono do carro?

Pois bem, o Nosso Estoque é uma solução desenvolvida pelo Grupo Bezerra Oliveira e apresenta uma infinidade de peças para serem compradas, como uma solução prioritária às distribuidoras e aquisições em larga escala.

A solução ainda oferece alguns benefícios extras aos usuários, como treinamentos e o software Nosso Catálogo e Catálogo Web, disponíveis para Windows e navegadores Web, respectivamente. O acesso ao sistema deve ser solicitado diretamente no site da desenvolvedora, que não sugere custos para o uso da solução.  

5. Oficina Integrada

Esse é mais um software de gestão que, no longo prazo, pode ajudar no seu cotidiano na oficina. Nós frisamos esse ponto porque todo empreendimento depende de um esforço coletivo. Para que você consiga trabalhar bem nas ordens de serviço, é importante contar com um sistema transparente e rápido na emissão desses dados.

Sendo assim, querendo ou não, a gestão da oficina é muito importante para que o trabalho do mecânico possa fluir bem — e os desenvolvedores da Oficina Integrada sabem muito bem disso. O aplicativo reúne uma série de funções importantes e que servem ao mecânico, como a criação das OS e do checklist de manutenção para que o profissional avance o diagnóstico.

Inclusive, o app tem esse nome por conta da integração entre o cliente e a oficina. Enquanto o mecânico trabalha e realiza os reparos no carro, ele mesmo pode atualizar a ordem de serviço virtualmente. Então, o cliente pode visualizar a OS atualizada, reduzindo a ansiedade e acompanhando o progresso na manutenção de seu carro.

Além disso, a plataforma oferece uma conexão exclusiva, sem sugerir ao consumidor outros estabelecimentos na sua região, o que é uma funcionalidade bacana para fidelizar a clientela. Para encerrar, o serviço ainda faz a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, permite que você adicione fotos nas OS e solicite peças diretamente pelo app.

Atualmente, o Oficina Integrada está disponível para navegadores web, computadores com Windows e smartphones e tablets que rodem Android. O app em si é gratuito, mas o serviço de gestão é pago e distribuído em quatro planos diferentes, que você pode acessar no site da empresa.

Mas a acessibilidade não é a única diferença entre os planos, sendo interessante conferir o portal deles com a descrição de cada assinatura. Para todos os efeitos, a desenvolvedora oferece 7 dias de uso gratuito para que você teste a solução, em qualquer um dos pacotes.

6. Fórum Oficina Brasil

Para muitos mecânicos, esse fórum sempre representou uma fonte confiável para se atualizar profissionalmente. Afinal, é uma plataforma no ar já há muitos anos, com um altíssimo número de interações entre mecênicos e com um excelente nível de conhecimento. E, após muitos pedidos dos usuários, o Grupo Oficina Brasil investiu na criação de um aplicativo próprio para a comunidade do portal, entregando a mesma experiência do computador na tela do seu celular.

Após um período de testes e ajustes, o app foi lançado para o público de maneira gratuita nos dois principais sistemas do mercado, AndroidiOS. Para utilizar a solução, basta se cadastrar no fórum, criando login e senha vinculados ao seu endereço de e-mail. O aplicativo segue o padrão do portal, reunindo dicas, conhecimento e oportunidades para toda a comunidade de reparadores mecânicos no Brasil.

7. Soluções Nakata

2019 foi um ano excepcional para a Nakata, pois tivemos a oportunidade de expandir ainda mais o vínculo com os nossos clientes e leitores. Seguindo uma tradição forte no DNA da nossa marca, desenvolvemos o Blog da Nakata com o intuito de reforçar a conscientização dos feras das oficinas, tornando esses profissionais mais informados, modernos e aptos aos desafios mecânicos.

Por meio de uma estratégia consistente de desenvolvimento de conteúdos técnicos, construímos este portal com uma série de artigos e guias importantes ao seu cotidiano, auxiliando nos procedimentos mais complexos que possam aparecer no pátio da sua oficina.

Como o blog tem se tornado uma solução de bolso aos nossos leitores, aproveitamos o espaço para fazer uma recomendação inteligente. Você mesmo pode transformar esse blog em um aplicativo! Não, você não leu errado, caro leitor!

Tanto no iOS como no Android, é possível colocar um ícone do site na sua tela inicial, garantido um atalho rápido ao nosso portal, conferindo dicas e conteúdos fundamentais a sua carreira e cotidiano. Para isso, basta fazer o seguinte:

  • acesse o Blog da Nakata pelo navegador nativo do seu celular, o Chrome no Android ou o Safari no iOS;
  • então, selecione o ícone de mais opções no navegador;
  • depois, toque na opção que diz para adicionar o site na sua tela inicial.

Pronto, agora você um mini app com toda a expertise técnica e periódica dos nossos conteúdos. Por fim, vale lembrar que essa dica também pode ser utilizada com o site principal da Nakata, com o nosso Catálogo Eletrônico.

Nesse portal, você consegue acessar todo o nosso portfólio de peças, consultando a disponibilidade de componentes por nome, código, modelo, veículo ou segmento. Para tanto, basta repetir o procedimento utilizado com o blog, mas dessa vez acessando o Catálogo Nakata e adicioná-lo à sua tela de início.

8. WhatsApp 

Você deve estar se perguntando nesse momento o que esse aplicativo faz por aqui e por que ele se enquadraria na categoria “para mecânicos”, certo? Pois bem. Sabe aquele pós-vendas encantador, que faz o cliente procurar o seu trabalho sempre que precisa de ajuda com seu veículo? Nesse caso, o WhatsApp, tão conhecido do nosso dia a dia, pode ser uma mão na roda!

Nele, você consegue manter um diálogo bem próximo com sua clientela, passando dicas sobre manutenção preventiva ou mesmo de cuidados com as peças. É possível também lembrá-los das revisões e, assim como no OnMotor, dá para enviar aquela mensagem de parabéns, mostrando toda a sua consideração.

Nesse momento, só não se esqueça de ser cordial e respeitar seus clientes, do mesmo jeito que você faz dentro da oficina. Deixe as correntes e imagens de “bom dia” para outros grupos, combinado? Uma dica legal é perguntar antes se eles aceitam receber as mensagens, explicando os benefícios dos lembretes e das dicas — ou seja, mostrando valor no seu trabalho de excelência.

Mas o grande diferencial para a oficina é utilizar o WhatsApp Business, também disponível gratuitamente para iOS e Android. Essa versão é voltada para as empresas e permite que você programe o disparo de mensagens automáticas para vários clientes, automatizando boa parte do serviço.

Além disso, a versão conta com algumas funcionalidades especiais, como a personalização do perfil informando horário de funcionamento, configuração de respostas automáticas e muito mais. Como é gratuita, a solução definitivamente vale a pena e pode dar uma alavancada no cotidiano da oficina.

Como vimos, a tecnologia veio para ficar e utilizá-la como apoio pode ser bastante vantajoso para sua rotina de trabalho. São diversas opções de aplicativos para mecânicos — alguns com uso mais direto, outros que valem como indicação para o gestor ou cliente. Já escolheu quais são aqueles que mais podem ajudá-lo na oficina?

Poderíamos ficar até amanhã contando para vocês os aplicativos que existem atualmente no mercado que te ajudam no seua dia-a-dia na oficina, só para citar alguns ainda poderíamos falar do SeuMecanico, Carrorama, MeuAuto, e muitos outros. Escolha aquele que mais combinar com o seu jeito de trabalhar.

Se você gostou deste post, aproveite o entusiasmo no assunto para descobrir ainda mais sobre o tema. Leia sobre as maneiras como a tecnologia pode ajudar no cotidiano da sua oficina!

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