Você conhece a suspensão McPherson? Tire suas dúvidas!
A suspensão dos veículos é um dos assuntos que mais empolgam os mecânicos e os amantes de carros, já que são diversas opções para o profissional se familiarizar. Há diversas modalidades, como os sistemas independentes, representados por opções como a MacPherson.
Essa suspensão está presente em uma grande variedade de veículos, tanto no Brasil como no resto do mundo. Isso se explica pelo seu funcionamento descomplicado e também por outras vantagens, que veremos a seguir no post. Continue a leitura para saber mais!
O que é suspensão MacPherson?
Entre as chamadas suspensões independentes, grupo que também inclui a multilink e a duplo A, a MacPherson é considerada a mais simplificada de todas. Ela aparece tanto em carros mais populares como em automóveis de luxo, como o Porsche 911 e alguns modelos da BMW.
Vale lembrar que uma suspensão independente é aquela em que cada um dos seus lados está ligado às rodas de maneira livre, isto é: esse sistema proporciona que a roda se movimente sem impedimentos causados pela roda oposta.
Caso uma roda em um sistema independente passe por um desnivelamento, por exemplo, só ela será deslocada. O posicionamento da roda oposta não será afetado.
Como funciona o sistema MacPherson?
Essa suspensão utiliza um sistema eficiente e descomplicado, que funciona da seguinte forma: a parte superior da mola é apoiada no chassi do veículo. Já a parte inferior se posiciona no prato do amortecedor.
A base do amortecedor é conectada à manga do eixo, peça que fica posicionada junto ao braço oscilante. Na disposição do sistema MacPherson, as molas helicoidais envolvem o amortecedor, como se estivessem “enroladas nele”.
Isso é possível porque as molas são fixadas por um mancal na parte superior e ligadas ao prato na inferior. Toda essa disposição gera uma ocupação menor do espaço dedicado ao componente, gerando um grande benefício para o motorista: a redução do peso do veículo.
Quais são alguns detalhes e curiosidades da suspensão MacPherson?
Essa suspensão foi patenteada pelo engenheiro automotivo americano Earle Steele MacPherson, em 1946. Desde o início, o sistema é composto pelas mesmas peças:
- mola helicoidal;
- amortecedor;
- braço oscilante;
- barra estabilizadora.
A grande vantagem do modelo de suspensão independente é a boa distribuição das peças, o que resulta em uma estrutura mais leve. O tamanho reduzido desse sistema também proporciona um maior espaço para a instalação de motores maiores no veículo.
Uma curiosidade interessante é que o primeiro veículo a utilizar essa suspensão foi o Ford Vedette — inclusive, o engenheiro Earle Steele MacPherson trabalhou nessa empresa, após deixar a GM.
A suspensão MacPherson é muito utilizada na indústria automotiva em geral, aparecendo tanto em modelos compactos (como o Hyundai HB20) até carros mais caros, como o Porsche 911. Ela pode ser instalada tanto no eixo dianteiro como na parte traseira. Contudo, o mais comum é que ela se posicione mesmo na dianteira dos automóveis.
Gostou de conhecer todos esses detalhes sobre a suspensão MacPherson? Criação de um engenheiro americano na década de 1940, ela continua firme e forte nos veículos da atualidade. Ela proporciona mais espaço para a customização de peças próximas e também reduz o peso do veículo, proporcionando uma condução mais segura.
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