Saiba quando é necessário fazer a troca do fluido de freio
Dirigir com segurança é fundamental. Por isso que há tantos mecanismos em cada veículo para melhorar o controle do motorista e reduzir o risco de acidentes. Um dos mais importantes aqui é o freio. Sem ele, seria muito mais difícil parar com segurança, especialmente diante de uma emergência.
Como qualquer outra peça, o freio pode perder tração, aumentando o risco de acidentes. Dependendo do caso, é necessário fazer a troca do fluido de freio. É um tipo de manutenção preventiva muito importante para trazer mais proteção ao motorista e reduzir os riscos.
Acompanhe e entenda melhor por que e quando fazer a troca do fluido de freio de um veículo.
Por que é importante fazer a troca de fluido de freio?
Quando o motorista pressiona o freio, o carro para. Porém, para isso acontecer, há uma série de outros componentes envolvidos, do pedal até as sapatas de freio. O fluido de freio, por exemplo, é responsável por lubrificar as peças e transferir a pressão exercida no pedal para as rodas, fazendo com que parem de girar.
Com o tempo, esse fluido pode se deteriorar, absorver impurezas ou perder sua consistência interna. Como resultado, ele tem mais dificuldade para transmitir a pressão do pedal para as rodas.
A verificação também é importante porque há outros componentes que podem estar desgastados. Além do fluido, é comum a necessidade de troca da pastilha de freio, por exemplo.
Quando fazer a troca de fluido de freio?
A importância dessa manutenção é bem clara, junto a outros componentes, como o disco de freio desgastado. Porém, quando é o momento ideal para fazer a troca de fluido de freio? Confira aqui alguns critérios que você pode usar como referência.
Prazo máximo do fabricante
Cada fluido de freio tem um prazo de validade diferente, estabelecido pela fabricante. Ao fazer a compra do veículo ou qualquer outra manutenção, confira também a marca do fluido usado e qual é o seu prazo máximo de uso antes de precisar ser trocado.
Depois desse prazo, o mais seguro é fazer a troca. Caso você não tenha essa informação, o recomendado é trocar, pelo menos, uma vez a cada dois anos.
Vazamentos ou contaminações
Problemas estruturais no freio e no veículo podem acelerar o desgaste do fluido de freio. A entrada de água no compartimento, vazamentos, entre outros problemas do tipo também diminuem sua eficiência. Se você detectar algum desses problemas no dia a dia ou em uma manutenção de rotina, é melhor antecipar a troca, junto a qualquer outro reparo no freio.
Freio exige mais força
O sinal mais claro de que é hora de fazer a troca do fluido de freio é quando você começa a ter dificuldades para frear o veículo. Se o pedal exige muita pressão para diminuir a velocidade, então é provável que o freio já tenha passado por bastante desgaste ou esteja próximo do vencimento.
A troca do fluido de freio é fundamental para garantir a segurança ao dirigir. Não se esqueça de conferir esse componente durante as revisões de rotina e evite adiar sua troca.
Quer conferir mais informação para melhorar a segurança do veículo? Então veja também nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre freio automotivo. Siga a Nakata no instagram!