Terminal axial: o que você precisa saber sobre essa peça?
As vendas que envolvem conhecimento técnico são muito específicas e exigem do vendedor um profundo conhecimento sobre o produto. Para poder orientar um cliente que está com problemas na caixa de direção, por exemplo, é preciso compreender o funcionamento do sistema e conhecer bem seus componentes.
Se você puder identificar que o terminal axial é um item importante desse conjunto e sugerir a melhor solução para resolver o problema, transmitirá confiança ao cliente e ainda melhorará sua produtividade em vendas.
Quer conhecer melhor essa peça? Continue com a leitura.
Qual é a função do terminal axial?
Esse componente é uma haste articulada que liga a caixa de direção aos terminais da roda. Ele é responsável por viabilizar os movimentos laterais; também é conhecido como braço de direção. Seu bom funcionamento tem relação direta coma segurança e dirigibilidade do veículo.
Como identificar os problemas na peça?
Recomenda-se realizar uma checagem no terminal axial e em outros sistemas, como a suspensão e o conjunto de direção, a cada 10 mil quilômetros. Afinal, o mau funcionamento de outras peças pode contribuir para o desgaste prematuro do terminal. Como há sinais que indicam possíveis danos, é preciso saber identificá-los.
Ruídos ao manobrar o veículo
Ruídos estranhos na parte de baixo do carro quando é realizada uma manobra, ou quando o veículo circula por um terreno mais acidentado, podem ser um sinal de que há desgaste do axial.
Volante trepidando
A folga nas articulações do terminal axial pode ser a responsável por esse tipo de problema, mas não é a única culpada. Por isso, é importante checar também a suspensão e os eixos. Vale ressaltar que um balanceamento malfeito, rodas danificadas ou pneus desgastados podem causar o mesmo sintoma e ocasionar o desgaste prematuro do axial da direção.
Folga na direção
Qualquer desgaste da articulação prejudica a ligação entre a caixa de direção e os terminais, ocasionando uma folga que será percebida no volante. Mas, como nada é tão simples, outros componentes podem ser os responsáveis, como os terminais de direção ou problemas na fixação entre a coluna e a caixa.
O que deve ser checado em conjunto com o terminal axial?
No decorrer do texto, vimos que nem tudo é o que parece, não é mesmo? Por isso, é importante orientar o cliente de que é preciso checar outros componentes que têm relação direta com o axial, no momento da troca — e aumentar as chances de realizar uma venda agregada. Entre eles podemos citar:
- caixa de direção;
- terminais de direção;
- cruzetas da coluna.
Lembre-se também de que, após qualquer manutenção que envolva suspensão, rodas ou caixa de direção, é fundamental realizar o alinhamento das rodas.
Depois de todas essas informações sobre o terminal axial, é hora de orientar seus clientes sobre a importância de utilizar sempre peças novas, de boa procedência e com garantia. Como você sabe, os componentes da Nakata são sinônimo de qualidade e durabilidade. Eles garantirão a tranquilidade de quem compra e a segurança do veículo.
Quer se preparar melhor e aumentar seu desempenho? Receba nosso material sobre como contornar objeções em vendas!