Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Vendedor  -  Peças e vendas agregadas

Entenda o que é a caixa de direção hidráulica

Publicado por Nakata Automotiva em abril 7, 2021 | Atualizado em novembro 29, 2022
Bomba de direção hidráulica: como identificar problemas?
10 minutos para ler

Um dos grandes benefícios que a direção hidráulica proporcionou aos carros modernos foi a redução do esforço do motorista no momento de executar manobras. Afinal, a maior parte do trabalho pesado é feita por um mecanismo de auxílio.

Além disso, há o aumento da segurança em situações de risco, como em casos de estouro de pneus, irregularidades graves na pista ou desvios de obstáculos.

Para que o sistema cumpra sua função, é preciso saber identificar os sinais de que algo não está funcionando como deveria. Para isso, o conhecimento técnico é fundamental, principalmente em relação a sistemas que possam comprometer a segurança veicular.

Então, se quer elevar o seu conhecimento sobre a direção hidráulica, os problemas que podem ocorrer e como conscientizar o cliente sobre a necessidade de mudanças, continue com a leitura!

O que é a caixa de direção hidráulica?

Podemos dizer que a direção hidráulica é uma combinação de peças e de engrenagens que tem como objetivo levar o movimento do volante para as rodas com o mínimo de esforço do condutor. Vamos conhecer cada um dos seus componentes.

Bomba hidráulica

A bomba pode ser considerada o coração da caixa de direção hidráulica, uma vez que ela é a responsável pela pressão do óleo. Esse trabalho gera energia e viabiliza o funcionamento do sistema de direção.

A correia de acionamento da bomba hidráulica é o componente que permite que a pressão seja gerada para todo o sistema.

Reservatório de óleo

O reservatório nada mais é do que o espaço de armazenamento do que  utilizado para viabilizar o funcionamento da direção hidráulica.

O nível de óleo, tal como sua troca preventiva devem ser feita  por um profissional de confiança. Por isso, é preciso conscientizar o cliente sobre a necessidade do sistema passar por  revisão periódica.

Tubulação de baixa e alta pressão

São várias as tubulações, tanto de alta como baixa pressão. O que é importante entender é que todas elas têm como missão possibilitar que o fluido circule adequadamente.

Caixa de direção

Dentro da caixa de direção, encontramos alguns elementos importantes do sistema de direção hidráulica, como:

  • o pinhão;
  • a cremalheira;
  • a válvula;
  • o cilindro hidráulico.

Quando o motorista movimenta o volante, será o pinhão que transmitirá essa ação até a cremalheira. Ela, por sua vez, é uma barra dentada que repassa esse movimento para as rodas.

Já a válvula rotativa fica localizada na coluna de direção. Sua principal função é direcionar o óleo para um dos lados do cilindro, de acordo com a movimentação do volante.

Funcionamento geral da caixa de direção

A bomba é acionada assim que o veículo é ligado, o que gera pressão  e mantém o sistema pressurizado. Quando o motorista gira o volante esse movimento chega em uma das válvulas. Ela direciona o óleo sob pressão para um dos cilindros, em uma ação que leva em consideração a posição indicada pelo volante.

Por fim, os cilindros hidráulicos transformam a energia, anteriormente hidráulica, em mecânica. Isso faz com que o movimento para as rodas seja finalmente gerado.

Quais são os tipos de caixa de direção?

Existem quatro tipos de caixas de direção. Com o passar dos tempos, a eletricidade foi ganhando cada vez mais espaço. A seguir, veja detalhes de cada um deles.

Direção mecânica

Esse sistema é formado por uma coluna, a árvore de direção, a caixa de direção, barras e braços. Também é conhecido como direção manual e é o sistema mais simples, pois não usa recurso para auxiliar o seu acionamento.

Nesse caso, todo o esforço é feito pelo motorista ao girar o volante, que é bem mais pesado e exige mais espaço para realizar as manobras.

Direção hidráulica

São poucos os veículos que ainda saem de fábrica, no Brasil, sem um sistema de direção assistida, como é a caixa de direção hidráulica. Ela auxilia no esterçamento das rodas e permite que as manobras realizadas no veículo fiquem mais leves.

Uma bomba — que é acionada pelo próprio motor do carro — eleva a pressão do óleo, que passa a agir quando o condutor efetua os movimentos com o volante. Há uma válvula direcionadora, no conjunto da direção, que abre e fecha quando é detectado algum movimento no volante.

Direção eletro-hidráulica

O mecanismo de funcionamento desse sistema é bem parecido com o da direção hidráulica. A grande diferença é que a bomba responsável por distribuir o fluido é acionada por um motor elétrico.

Como o sistema não depende da rotação do motor, ele se torna mais constante e pode contribuir com a economia de combustível, além de ser mais confortável para o condutor.

Direção elétrica

Aqui, um motor elétrico e mancais que trabalham em conjunto são instalados na coluna e controlados por uma rede de sensores que permitem que a direção seja mais leve e com resposta rápida.

Em caso de pane no sistema eletrônico, a direção ficará pesada, mas o condutor ainda poderá controlar o carro. Assim como a direção eletro-hidráulica, esse sistema é independente do motor e pode reduzir o consumo de combustível.

Quais são os cuidados de manutenção da direção hidráulica?

É importante atentar aos prazos de troca do fluido e outros procedimentos de manutenção. Além disso, é de vital relevância ficar de olho na recomendação da montadora do veículo. Outro ponto essencial para evitar problemas é observar possíveis ruídos, vazamentos, chiados e outros sintomas de defeitos.

E quanto aos principais defeitos e como diagnosticá-los?

Ruídos, vazamentos, trepidações e folgas na direção estão entre os principais indícios de que há defeito na caixa de direção hidráulica. Vamos conhecer os principais indícios de problema e suas causas.

Folgas na direção

É fácil perceber que a caixa de direção hidráulica está com folga quando, ao fazer pequenos movimentos na direção, não há movimentação das rodas, ou ela não é proporcional à ação. Com o veículo parado e o motor ligado, deixe o volante centralizado, gire-o para os lados com pequenos movimentos e verifique se as rodas estão esterçando.

Esse problema costuma ser causado pelo desgaste do pinhão e da cremalheira. Contudo, outros componentes do sistema também podem ser os responsáveis pela falha, como folgas, defeitos ou desgaste em terminais de direção, axiais, barras e problemas de fixação entre a caixa de direção e a coluna.

Quando está tudo funcionando bem, o movimento no volante é transmitido para a caixa de direção por meio da coluna. Assim, a rotação é devidamente convertida e transferida para os braços, responsáveis pelo controle do posicionamento das rodas.

A folga ocorre quando a caixa de direção sofre desgaste com o tempo de uso e a deterioração do conjunto formado pelo pinhão, cremalheira e as buchas da caixa.

Ruídos

Se ao trafegar em pisos irregulares o sistema de direção apresentar ruídos, pode ser um indicativo de desgaste nos componentes internos da caixa. Neste caso, somente um profissional treinado e com equipamentos adequados poderá fazer um diagnóstico preciso da causa.

Além disso, há um problema que combina os ruídos e a folga na caixa de direção com a imprecisão e a demora de resposta do volante ao movimento do motorista.

Chiados agudos ao manobrar o carro

Outro problema que os usuários podem relatar com relação à direção hidráulica é um chiado mais agudo. Basicamente, são barulhos semelhantes a apitos que ocorrem quando o motorista vira o volante, sendo um sinal de que a correia que movimenta o sistema ressecou.

Esse barulho ocorre porque a correia desliza sobre a polia, gerando o chiado em níveis agudos. E outra manifestação é quando o motorista vira o volante totalmente.

Quando ele chega no limite, o sistema também gera um barulho agudo devido ao excesso de pressão. Por esse motivo, não se recomenda manter o volante totalmente esterçado.

Trepidações ou volante duro

Quando a trepidação acontece com o carro em baixa velocidade, é um indicativo de que a caixa de direção hidráulica pode estar com problemas.

Porém, se isso ocorrer em velocidades mais altas, é provável que a falha esteja em algum outro componente, como rodas empenadas, desbalanceadas ou desalinhadas e pneus com irregularidades.

Tratando-se de direção hidráulica, ter dificuldade para movimentar o volante é um forte indicativo de que a falha pode realmente estar na bomba da direção. A falta de fluido também costuma deixar a direção dura. E, em caso de níveis baixos, a causa pode ser algum vazamento.

Dificuldade nas manobras

Um indício muito comum e que demonstra que o carro está com problemas na direção hidráulica é a dificuldade que o motorista encontra para fazer determinadas manobras, que antes eram executadas com facilidade.

Em geral, o condutor começa a virar o volante e, logo em seguida, ele fica gradualmente mais pesado. Por exemplo, quando o motorista faz uma baliza, esse problema é muito perceptivo. Isso porque a direção hidráulica é um elemento adquirido justamente para tornar as manobras mais fáceis.

Quando as manobras se tornam mais difíceis, com aquela sensação de peso ao girar o volante, pesadas, é normal que o proprietário do veículo procure a oficina especializada.

Nesse momento, o papel do condutor é passar para o mecânico a maior quantidade possível de informações, isso ajuda o profissional a iniciar o processo de diagnóstico sem precisar gastar tempo tentando entender o defeito relatado pelo cliente, bem como procurando o problema nos inúmeros sistemas do carro.

Vazamento na caixa de direção

Por fim, é importante avaliar se existe vazamento na caixa de direção. Isso é mais comum e tem como costume causar ineficiência no sistema.

Para diagnosticar problemas nesse setor, não tem muito segredo. Só é importante analisar os seguintes pontos:

  • olhar os níveis de reservatório da direção hidráulica, identificando se ela está reduzindo regularmente e com certa frequência;
  • analisar se existem manchas de vazamento no chão. Geralmente, elas são rosas e viscosas e aparecem quando o carro fica muito tempo parado;
  • verificar se existe algum tipo de marejamento próximo às tubulações do reservatório que armazena o óleo de direção;

Caso o condutor encontre algum desses elementos, é preciso procurar imediatamente o mecânico.

Isso porque essa sequência de acontecimentos aumenta consideravelmente os custos de reparo. Por isso, é importante ficar de olho nesses itens e apostar na manutenção e revisão periódicas.

O carro é um sistema complexo e, muitas vezes, um problema pode não ser o que parece. Agora, um profissional que sabe o que é caixa de direção hidráulica e tem o hábito de investir no aprimoramento profissional saberá identificar com mais precisão onde está a falha. Assim, evita a substituições desnecessárias, por exemplo.

E você, quer continuar aperfeiçoando seus conhecimentos técnicos para vender mais? Aproveite toda a experiência que profissionais mais qualificados oferecem nos cursos da Nakata!

Objeções em vendas: saiba como lidar e veja como contorná-las
CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-02
Você também pode gostar
Conheça as 5 peças de motor mais importantes

Conheça as 5 peças de motor mais importantes

Publicado por Nakata Automotiva em maio 19, 2025 | Atualizado em maio 19, 2025
6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em abril 2, 2025 | Atualizado em abril 2, 2025
ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA SUA LOJA DE AUTOPEÇAS

Estratégias de fidelização de clientes na sua loja de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em março 24, 2025 | Atualizado em maio 19, 2025
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.